quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O início, o fim e o meio…

Getty Images O final de semana trouxe a segunda tesourada de Bassul. Depois de Mariana, Clarissa e Jaqueline, foi a vez de Tayara, Izabela e Karla.

Achei os cortes bastante previsíveis, com exceção do de Karla, no qual o critério aparentemente foi físico e não técnico.

Aliás, no sábado, assistindo ao Histórias do Esporte, na ESPN Brasil, as declarações de Bassul deixam transparecer que o treinador acredita que o grupo que teve o péssimo resultado em Pequim é bom. Ele chegou a dizer que o que faltou lá foi “experiência, para fechar o jogo”, o que ele diz estar buscando em Helen e Alessandra.

Realmente, é uma maneira de ver as coisas. Ainda mais após um resultado ruim, às vésperas de um torneio a ser disputado em casa e com a CBB “sob nova direção”, é natural que o treinador procure o caminho mais seguro (ou “careta”).

Mas, no final de setembro, após a vaga conquistada (espero!) com festa em casa, partiremos para um Mundial e um novo ciclo olímpico com experiência recorde de Helen (35 anos), Alessandra (34), Mamá (31), Chuca (30), Adrianinha (29), Kelly (29) e Silvinha (27)?

Parece- me meio urgente a necessidade de oxigenar a seleção com novos nomes que possam garantir o seu futuro.

Talvez soe repetitivo lembrar o trabalho de Miguel Ângelo da Luz, mas que exemplo melhor podemos ter? O antigo treinador fez uma série de apostas que pareciam demasiadamente ousadas, mas que o tempo mostrou acertadas. Quem teria a coragem de apostar em uma Alessandra (20 anos) no lugar de Marta (30) em 1994 ? Ou em uma Silvinha (21) no lugar de Nádia Bento (31) em 1996?

disse e repito: essa ousadia está fazendo falta…

Se a calculadora não me traiu, a média de idade do time que Bassul treina atualmente é de 27,3 anos. Mantido o rigoroso conservadorismo e hipoteticamente cortadas as quatro mais jovens do time (Nádia, Franciele, Karina e Natália) e reintegrada Érika, chegaríamos aos 29 anos de média.

Se olharmos para seleções já garantidas no Mundial, pereceberemos que a média está um pouco abaixo. A França -campeã européia- soma 25,3, mesmo sem negar a experiência de Catherine Melain. Bronze no Europeu, a Espanha soma 26,4 (mesmo valor da Bielorrússia), apesar das balzaquianas Palau, Aguilar, Valdemoro e Sanchez. A Rússia tem média de 27 e a Grécia, 26,2.

E aí, pra onde vamos? Conservadorismo ou ousadia?

11 comentários:

Anônimo disse...

Também vejo como grande problema o fato de que tem jogadora que "Está com o prazo de Validade" chegando em seu limite e até hoje não deu a Seleção sua real parcela de contribuição. De nada adianta buscarmos talentos se não inserirmos nos mesmos um minimo de vontade e determinação para com a Pátria

Anônimo disse...

Nossa em 94 tinhamos alessandra cintia leila com 20,19 e 18 anos.. Helen, adriana e roseli com 21,22, 22 anos. Pela Amor de Deus, pra que levar MAMA E CHUCA,estas jogadores ja passsaram da idade de servir a seleção, por que nao levar destaques da seleção sub-19?

Renovação ja!!

Um time campeao tem que ter jogadores experientes mescaldos com as mais novas..Por favor , bassul, renovação ja

abraços

Rogério

rogerio silvestre disse...

Que pena a saida da Karla- ela, mesmo sendo regular, ainda era uma boa aposta. Espero qeu o Brazil consiga essa vaga!

rogerio silvestre disse...

Que pena a saida da Karla- ela, mesmo sendo regular, ainda era uma boa aposta. Espero qeu o Brazil consiga essa vaga!

Anônimo disse...

Não acho que Franciele e Natália serão cortadas. Mas mesmo assim fica uma média de idade muito alta. O problema é que a hora não é de arriscar, colocar novatas pode significar que a seleção nem chegue ao mundial - que é onde as novatas realmente ganham experiência para participar das Olimpíadas. Por isso, apesar de desconfiado em relação a alguns cortes, ainda compreendo o Bassul.

Anônimo disse...

Acho que a idéia é garantir na Copa América a participação no Mundial, com as veteranas(afinal a competição é no Brasil!) e aí arriscar no Mundial. Espero que seja assim! Se não for, vamos perder nossa posição no ranking!
Cortar Natalia nem pensar!

Anônimo disse...

Mas precisa formar um time com 12 veterenas?

Basqueteiro... disse...

Concordo com os colegas acima.

Acredito que o Bassul deva manter mesmo a Nádia, a Franciele e também a Natália. Pelo menos torço para que isso aconteça.

Também concordo que Mamá e Chuca já deram o que tinham que dar.

Agora, Adrianinha, Kelly, Silvinha e Micaela precisam continuar. São a nossa base, somando-se com a Erica.

Já Alessandra e Hellen foi a coisa mais sensata que ele fez com este grupo. Mostrou maturidade não somente do Bassul, mas da CBB também.

Karen merece continuar com o grupo. Para mim, só restaria uma única vaga que não sei quem poderia ser. Palmira ou Fernanda...

Vamos ver...

Anônimo disse...

disputa para vaga no mundial nao e hora de testar.Acho que o Bassul esta certo e precisamos parrar de afirmar que de 30a36 sejam velhas. Vamos testar em sulamericano, amistosos com as mais novas.A Mama e a Chuca sao velhas e para conferir lembre-se das semi-finais e finais do Paulista se alguem conseguiu marca-las.Deixe o Bassul trabalhar sossegado.

Anônimo disse...

BASKETEIRO

PESSOAL,ESTA COPA AMÉRICA, O TIME DE OURINHOS,COM A MAMA,KARINA,TATIANA,KARE,BETANIA,A CHUCA,COM O REFORÇO DA KELLY E DA ADRIANINHA,É CAMPEÃO OU VICE. O BASSUL OU ESTA POR FORA DO BASQUETE,OU APAVARODO,OU QUEM CONVOCOU FOI A HORTENCIA.

Fran disse...

concordo com o amigo ai em cima
apesar de achar q a Tayara fez um bom trabalho no paulista e um otimo trabalho no sul americano, nao deveria ser cortada, se querem renovaçao teria q começar agora.
mas enfim, ele deve saber oq faz, ou sera q nao?
so nos resta torcer e rezar pra que o brasil consiga vencer.!