sábado, 25 de julho de 2009

Seleção recebe mais seis jogadoras amanhã

089b
Musculação, corrida, exercícios individuais, treinos de habilidades. Essas foram as atividades predominantes nas três primeiras semanas de treinamento da seleção feminina adulta, patrocinada pela Eletrobrás, em Barueri (SP). A equipe nacional está desde o dia 5 de julho na cidade paulista na preparação rumo à Copa América / Pré-Mundial de Cuiabá, de 23 a 27 de setembro. A competição classifica as três melhores colocadas para o Campeonato Mundial de 2010, na República Tcheca. O técnico Paulo Bassul explica o trabalho dessa primeira fase.
 
— Foi feita propositalmente uma convocação mais ampla, sabendo que nas três primeiras semanas não contaríamos com nove jogadoras. Ao invés de retardar o início da preparação, convocamos de forma mais abrangente e aproveitamos para enfatizar a parte física e técnica individual. Analisamos cada atleta nos primeiro treinos, fazendo exercícios para detectar as necessidades de cada uma. E começamos a trabalhar não por grupo ou posição, como é habitualmente, mas por necessidade, independente da posição. Trabalhamos diretamente com a jogadora para esses fundamentos com exercícios específicos. Geralmente não temos tempo para fazer isso e foi extremamente positivo. À medida que as meninas foram melhorando o condicionamento físico, fomos intensificando o trabalho técnico e treinando mais forte — disse Bassul, lembrando que as cinco atletas de Ourinhos e Kelly se integram ao grupo neste domingo à noite.
 
Bassul acrescenta que, nesta terceira semana em Barueri, começou introduzir elementos de contra-ataque, três contra três, dando para fazer uma boa análise do grupo.
 
— Tivemos algumas surpresas boas, mas encontramos algumas meninas com muitas carências em alguns fundamentos. Foi importante esse trabalho não só para a evolução delas como para analisá-las de forma justa. Neste domingo chegam as cinco atletas de Ourinhos e a Kelly. A partir daí, diminuiremos a carga de treino individual e passaremos a trabalhar em cima dos sistemas táticos, construindo a parte coletiva do grupo até a Copa América — completou o técnico.
 
A ênfase na fase inicial de treinos é na parte física. Exames médicos, testes físicos, avaliação nutricional, musculação foram alguns dos procedimentos realizados com o grupo. O preparador físico João Nunes explica que as meninas apresentaram importante evolução nessas primeiras semanas.
 
— Fizemos uma avaliação individual e, a partir dos testes traçamos as cargas individuais de cada uma para ver como estão respondendo aos processos de treino. O grupo todo apresentou evolução, em especial nas avaliações antropométricas, principalmente quanto aos valores de massa magra (músculo) e massa gorda (gordura). A partir da próxima semana, começamos a dar mais ênfase aos trabalhos de força e os treinos técnicos e táticos terão maior volume, por conseqüência inclusive dessa melhora física. Vamos aliar força física à velocidade, para chegar no patamar ideal no período desejado, que é a Copa América — disse João.

Nenhum comentário: