sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Seleção Sub-16 inicia treinamentos em Osasco

As 17 atletas convocadas pelo técnico César Guidetti para a seleção brasileira Sub-16 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, se apresentaram nesta sexta-feira, no hotel Vollare, em Osasco (SP). O primeiro treino foi realizado no ginásio Geodésio (17h às 19h) onde o grupo treinará em tempo integral até o dia 18 de fevereiro. O Brasil se prepara para a Copa América – Pré-Mundial da categoria, que será disputado de 10 a 14 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. A competição classifica os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 em 2010.

— Depois do Sul-Americano, não vimos mais as meninas jogarem, porque era época de férias tanto escolares como nos clubes. Por isso, optamos por convocar as 12 que disputaram o Sul-Americano, três atletas que participaram dos treinos no ano passado e duas estreantes que se destacaram no quadrangular final do Campeonato Paulista. Para a segunda etapa de treinamento, podemos aumentar o número de convocadas. Tudo vai depender do que vai acontecer nos campeonatos estaduais — comentou o técnico César Guidetti.

Nesta primeira fase, alguns conceitos táticos serão passados, mas a ênfase será na parte técnica.

— O fato de já conhecer as meninas facilita bastante. Vamos dar sequência ao trabalho que iniciamos no ano passado. O foco será na parte técnica, procurando melhorar nos fundamentos. No tático, usaremos movimentações simples. O objetivo é que elas busquem usar as suas características de jogo dentro da nossa filosofia — acrescenta Guidetti.

A expectativa para a Copa América é bem grande. Será o primeiro Pré-Mundial que Guidetti estará no comando de uma seleção brasileira.

— É um desafio difícil. Na América do Sul, Brasil e Argentina dominam o basquete feminino, mas Canadá e Estados Unidos já são outra história. São grandes forças nessas categorias. Queremos cumprir nossa meta e classificar para o Campeonato Mundial. Para mim já é uma realização comandar o Brasil numa competição como a Copa América. Ir para um Mundial é o sonho de qualquer técnico. Além disso, a vaga mundial representará o fechamento de um ciclo que começou com o Sul-Americano ano passado.

Na parte de preparação física, uma novidade. A partir de agora, musculação na academia faz parte do programa de treinamento. O preparador Paulo Martignago garante que vai colocar todo mundo para malhar.

— A nossa filosofia é respeitar a maturidade biológica das atletas e, por isso, a parte física era feita com o peso do próprio corpo. Agora, elas já estão numa fase que já podem ir pra a academia. Vamos fazer um treinamento de força, que é um dos grandes diferenciais do Brasil nas categorias de base na América do Sul. O segredo nesse treinamento é o controle de carga.

As jogadoras também vão passar por uma bateria de avaliações físicas para traçar o perfil atlético de cada uma.

— Vamos fazer avaliações físicas na terça-feira (dia 9) para saber como as atletas estão neste momento. Vamos refazer os testes para ver a evolução delas no final dessa fase de preparação e quando voltarem para a próxima etapa em maio. Com esses dados, saberemos o que cada uma precisa. Algumas necessitam mais força, outras mais agilidade, tudo depende também da posição em que jogam.

Além de estar sempre monitorando as atletas, o preparador físico tem que estar em sintonia com o técnico.

— Todo o trabalho de preparação é feito paralelo ao técnico. O preparador físico e o técnico devem caminhar juntos para obter um bom resultado. Nós definimos a programação com antecedência, para que o preparador físico saiba o que o técnico vai fazer em cada dia, para poder dar suporte. Por exemplo, se o treino for defesa, começo o aquecimento com exercícios ou atividades lúdicas relacionados a parte defensiva para quanto o treinamento com bola começar, as jogadoras já estejam em ponto de bala.

A ala/armadora Bruna Werberich está animada para defender novamente a seleção. O Sul-Americano foi um bom aprendizado e a atleta agora vai se esforçar ainda mais para se manter no grupo e garantir a vaga para o Mundial.

— Estou animada com mais essa chance de defender a seleção. Estou sempre pronta para ajudar o time no que for preciso. Ganhei uma boa experiência no Sul-Americano. Acho que toda cesta que a gente erra é um aprendizado, porque depois a gente faz diferente para acertar. Nossos adversários sul-americanos tinham um bom rendimento, as jogadoras da minha posição apresentaram características parecidas com as minhas. Agora é treinar forte para ficar na seleção e ir para a Copa América.

SELEÇÃO FEMININA SUB-16

Thamara de Freitas – Pivô – 15 anos – 1,87m – Mangueira/Petrobras (RJ)

Martha Imoniana – Pivô – 15 anos – 1,85m – Centro Olímpico (SP)

Raquel Dudzevich – Pivô – 16 anos – 1,85m – Centro Olímpico (SP)

Letícia Lisboa – Pivô– 16 anos – 1,84m – APAB/Barretos (SP)

Karine Marroni – Pivô – 16 anos – 1,82m – Colégio Sinodal (RS)

Júlia Alves – Pivô – 16 anos – 1,82m – Finasa/Osasco (SP)

Patrícia Kelly de Jesus – Armadora – 16 anos – 1,80m – Finasa/Osasco (SP)

Maria Claudia Teixeira – Ala/pivô – 14 anos – 1,79m – Beto Sport (MA)

Sheila Nunes – Ala/pivô – 16 anos – 1,79m – Finasa/Osasco (SP)

Ana Jéssica Pinto – Ala/pivô – 16 anos – 1,75m – Finasa/Osasco (SP)

Érika Leite – Ala/armadora – 16 anos – 1,72m – APAB/Barretos (SP)

Natália Saar – Ala – 15 anos – 1,72m – Finasa/Osasco (SP)

Thuanny Pinto – Armadora – 16 anos – 1,72m – UFC (SC)

Bruna Werberich – Ala/armadora – 15 anos – 1,70m – Colégio Alfa Medianeira (PR)

Juliana Roberto – Ala – 16 anos – 1,70m – Centro Olímpico (SP)

Pricilla Bernardes – Armadora – 16 anos – 1,69m – Finasa/Osasco (SP)

Drielle do Nascimento – Armadora – 16 anos – 1,60m – APAB/Barretos (SP)

Média de idade: 15 anos

Média de altura: 1,77m



COMISSÃO TÉCNICA

Supervisor: Antonio Carlos Barbosa

Administrador: Andréia Luiza Lopes

Técnico: Cesar Guidetti

Assistentes Técnicos: Adriano Araújo de Lucena e Vânia Paulette

Técnico Convidado: Rodrigo Carlos Oliveira

Preparador Físico: Paulo Martignago

Médico: Dr. Raphael Blum

Fisioterapeuta : Flávia Siqueira



PROGRAMAÇÃO

6 de fevereiro – Apresentação no Hotel Volare (12h) e Treino no ginásio Geodésio (17h/19h)

7 e 8 de fevereiro – Treinos no ginásio Geodésio (10h/12h e 18h/20)

9 a 18 de fevereiro – Treino no ginásio da ACM/Osasco (9h30/12h e 18h/20h)

20 comentários:

Anônimo disse...

E a saga das pivos nanicas continua!

Bert disse...

Impressionante mesmo, Fernando...

Anônimo disse...

Essa eu não entendo!!!
Nessa categoria as pivos mais altas são extremamente imaturas, provavelmente pela forma errada em que trabalhamos base no Brasil. Podiam ser utilizadas pivos maiores, mas com certeza o Brasil não obteria a vaga p/ o Mundial!!Aí as criticas seriam por esse motivo!!Não gosto, discordo e acho que a forma como a CBB conduz o Basquete Brasileiro é totalmente errada!!Acho que as comissões técnicas não passam nem perto de serem as ideais. No entanto temos que fazer criticas coerente!!Criticar por criticar é errado. Além do mais sugestionar seria a coisa certa!!

Leigo

Anônimo disse...

Mas nós temos opções de pivos jovens, sub-16, com mais de 1,90 ???? Se tiver, avisa que a gente vai buscar!!!! ahahahah

Paulista

Anônimo disse...

Tem pivos mais altas nessa categoria, mas não sei se elas tecnicamente são boas...

Tem uma pivo da Mangueira (RJ), que é mais alta ou da mesma altura da Thamara, acho que o nome dela é Lorraine mas...

Em compensação às pivos baixas, temos uma armadora de 1,80?

Agora, o Finasa já levou duas atletas do paraná pro seu time hein, não perdem tempo mesmo...rsrsrs...

Anônimo disse...

Não temmenina alta nas categorias de base não ?? Pivô tem q ter mais de 1.90m se não nen rola.

Anônimo disse...

"O foco será na parte técnica, procurando melhorar nos fundamentos. No tático, usaremos movimentações simples. O objetivo é que elas busquem usar as suas características de jogo dentro da nossa filosofia."

"Queremos cumprir nossa meta e classificar para o Campeonato Mundial."

Agora sim o César está tendo atitude de técnico.

Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

É realmente preocupante.

A Alessandra tinha 1,95m com 15 anos e já chamava a atenção.

Um pena!

Anônimo disse...

Olha soh, agora todo mundo quer jogadora alta.....
Mas eh tarde!!!!!!!
Toda menina alta vai jogar volei!! Jogar volei tem mais futuro, visibilidade, times, glamour, etc...
Eu ja desisti...as unicas maiores de 1,90 que prestaram foi a Katia do Santo Andre e que tem problemas cardiacos, a super-promessa Michelle, que infelizmente nao esta entre nos.. Sobrou apenas Nadia Colado...Isis e Danila jogam muito mal, nao sei, sao anos que estas duas estao jogando e nada... nao prestam atencao no jogo, aff, parecem perdidas em quadra!
Nao sei onde o Brasil vai parar com pivos tao baixas....Pelo menos na selecao do Barbosa tinha Alessandra 1,98, Cintia (1,96), Marta (1,91), Kelly (1,92), Zaine (1,91), Erika (1,92 ela nao tem 1.96 nunca!!!!

Anônimo disse...

Pois é...o Finasa está "REVELANDO" mais duas atletas, desta vez do PR.Mas resta saber se depois de investir na modalidade como São José dos Pinhais fez, se vai continuar buscando isso...(nessas condições não acho que vala a pena). Quando teremos taxas de transferencia entre federaçoes que ofereçam pelo menos uma parte da quantia dos valores investidos por quem ainda faz base??Esse tipo de procedimento simplesmente "achata" quem busca revelar talentos!
Com tanta estrutura teriamos que revelar mais talentos, e não disputá-los, principalmente porque nem todo mundo gosta de se portar como franquia de clubes incompetentes, mas que por ironia possuem carteiras cheias!!
Leigo

Anônimo disse...

Bionico, da onde vc tirou que a Erika tem a mesma altura da Kelly, a Erika é bem mais alta...

Eu já disse isso aqui nos comentários e pro próprio Bert: eu sou mais uma pivo mais baixa mas que seja eficiente do que um bambú ambulante que não faz nada em quadra. Sou mais uma Gilmara, Flávia, Franciele, Karina Jacob, do que uma Isis e uma Danila na seleção. Do que adiantaria, se elas não iriam fazer p* nenhuma lá?

O que não pode ocorrer é levar uma pivo baixa e monga como a Ega e a Mamá!

Anônimo disse...

"Mas nós temos opções de pivos jovens, sub-16, com mais de 1,90 ???? Se tiver, avisa que a gente vai buscar!!!! ahahahah"

Paulista, eu não vou muito com a sua cara, mas esse comentário eu adorei... hahahahahahahahahaha


Ahhhhh, ano passado eu havia comentado a respeito de uma pivo capixaba que tinha 1,90 e é dessa geração sub 16, mas eu não sei como são as coisas lá no Espirito Santo e nem sei se ela ainda joga e bem...rsrs



É um caso sério... agora, mal comparando, a Austrália tbm não muitas pivos altas e boas, tirando a lauren jackson... a batkovic tem 1,92 e, de acordo com o pessoal aqui, 1,92 já é pivo baixa... hauahauhauhauaha

Anônimo disse...

Se os técnicos da seleção não ficassem tão restrito ao estado de São Paulo, iam saber que no Espirito Santo tem uma menina com 1
,92m com 15 anos. Ih agora que falei, os "reveladores" de São Paulo vão tirar ela de lá.

Anônimo disse...

Sta. Ignorancia, se a Erika tivesse 1.96cm, seria do mesmo tamanho que a LJ e a LL, e todas as fotos que vi delas juntas, qdo Erika estava no LAS, ela eh mais baixa que a Leslie, e muito mais proxima da DeLisha que tem 1.88cm. Outra, se ela tem 1.96cm, seria maior que a Tuiu, e ela nao eh!!
Isso eh mais uma jogada pro pessoal da Prodep vender ela bem...

Ah, tenho certeza que Isis ou Danila segura muito mais um ataque e pode defender bem melhor o garrafo do que estas pivos pqenas que vc citou. Se Bassul tivesse levado uma delas em vez de tantas nanicas teria outra opcao tatica: vai la e atrapalha o garrafao por 2 min! pronto....

Anônimo disse...

Nao vejo problemas com os "Reveladores" de SP buscando atletas em outros Estados!!No entanto oq acontece é que pra se ensinar basquete gera custos, e estes custos normalmente são feitos buscando um resultado nas competições com idades de no máximo 17 anos. Se quanto a instituição vai começar a colher os frutos do investimento, perde a atleta e com isso todo o investimento feito, será qua esta instituição vai querer investir em um novo ciclo??
Precisariamos criar algumas normas, como taxas de transferencia Interestaduaus mais altas, revertendo a maioria dos valores ao clube que realmente revelou as atletas, como se faz na Argentina por por exemplo. Vejam o caso do Paraná, as meninas se quer treinaram em Osasco ainda, e a convocação delas está como FINASA OSASCO!!E só quem está perto sabe o quando de competições estas meninas participaram sendo custeadas em tudo!!É muito mais competição que em SP, e isso é caro!!!No entanto nem os "Louros" da convocação para uma Seleção o Clube está levando!Acho que é mais um clube que abandona a nossa modalidade!!E julgando a qualidade do clube propenso a isso: São duas atleas de muito bom nível na Seleção Brasileira!!Quem ganha ou quem perde com isso???O País!!
Precisamos trabalhar em prol da Modalidade com condutas pautadas na ética!!
Leigo

Anônimo disse...

"Ah, tenho certeza que Isis ou Danila segura muito mais um ataque e pode defender bem melhor o garrafo do que estas pivos pqenas que vc citou."


Tá de sacanagem comigo né?

Anônimo disse...

ah ah a DANILA E A ISIS seguram O QUE?? nem a BOLA??
vc parece a IVETTE SANGALO, VAI BUSCAR DALILA(DANILA) hahahahaha
VAI BUSCAR DALILA LIGEIRO hahahaah

Anônimo disse...

Desculpa, mas pra levar pivô nanica, eu levava só alas! Tenho dito!

Anônimo disse...

Pois é Fernando, as nossas alas tem 1,75.... 1,79.... se levasse só elas, ai nós estavamos bem mesmo né...rs

Anônimo disse...

Fernando, vc nao deixa de ter razao...Quem acompanhou o Sulamericano ano passado com as estatisticas ao vivo, sabe que o Brasil teve um maior rendimento quando tirou as pivos da quadra e jogou com laterais mais altas marcando embaixo e com a A. Jéssica uma ala-pivo como pivo!!
O Brasil formulou sua equipe para explorar as pivos, como essas não deram conta, deu pane na equipe!!Isso é minha opinião!!Com atletas nessa idade é muito complicado entender os adultos!!hehehehe
Se vc fala pra uma lateral que ela deve jogar com o pivo, em um instante do campeonato, e derepente vc resolve dizer pra ela que ela deve definir as bolas...Já era!!!Vira peladão!!!
Mas é facil ser pedra, dificil é ser vidraça!!!
Magrelo
São muito novas!!!