sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ourinhos e Americana fazem quarto jogo hoje, às 20h


Unimed/FAM/Goodyear/Americana e Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos disputam nesta sexta-feira a quarta partida do playoff final (melhor de cinco) do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008). O jogo será realizado no ginásio Centro Cívico, em Americana (20h de Brasília), com transmissão ao vivo do SPORTV2. Ourinhos lidera a série por dois a um e só precisa de mais uma vitória para conquistar o pentacampeonato. Já Americana tem que ganhar duas partidas seguidas para ficar com o título. Se houver necessidade, o quinto confronto da série está marcado para domingo, em Ourinhos (20h).

— Com certeza, esse jogo será mais difícil do que o terceiro. Ourinhos está mordido pela derrota por apenas um ponto e vem com tudo para fechar a série. Os dois times já se conhecem individualmente. Temos que ver como o grupo se comporta a cada partida. No terceiro confronto tivemos uma superação fantástica, mas espero que não seja preciso isso novamente. O ideal é jogarmos bem durante toda a partida. Agora é hora de colocar a cabeça no lugar e cuidar dos pequenos detalhes, principalmente defensivos, para não cometermos os mesmos erros. Podemos desenvolver alguma coisa na parte tática, como uma mudança na defesa, mas o que vai valer mesmo é a garra e a determinação da equipe para vencer e forçar o quinto jogo – analisou a técnica Branca Gonçalves, de Americana.

— Sempre entramos em quadra para ganhar. É uma série difícil, claro, mas fizemos a lição de casa e ganhamos as duas partidas em Ourinhos. O terceiro jogo foi muito bonito, muito disputado e decidido nos segundos finais. Apesar da derrota, achei o melhor dos três. Isso é bom para o basquete, pois aumenta a competitividade entre as equipes. No jogo de sexta-feira, temos que quebrar a invencibilidade de Americana (12 vitórias) dentro de casa para ficar com o título. Elas estão invictas em seu ginásio, então o favoritismo é delas — comentou o técnico Urubatan Paccini, de Ourinhos, lembrando que sua equipe permaneceu 20 partidas invictas no Nacional 2008..

Os dois times se enfrentaram 11 vezes na história da competição com sete vitórias de Ourinhos contra quatro de Americana. Nos cinco confrontos do Nacional 2008, três vitórias para Ourinhos e duas para Americana nos jogos com o mando de quadra. Se Americana está invicta em seu ginásio (12 vitórias). As duas derrotas de Ourinhos foram para o rival da decisão: 64 a 54, na fase de classificação, e 74 a 73, no terceiro jogo da final.

— Ainda estamos com a corda no pescoço e Ourinhos com a vantagem. Treinamos forte esses dias para diminuir o nosso número de erros e bloquear bem os rebotes para dificultar ao máximo a vida de Ourinhos. Jogar em casa é ótimo, pois a torcida apóia bastante. Mas não podemos nos prender a isso, senão estamos fadadas a perder o título, pois a decisão vai ser em Ourinhos. Assim, temos que vencer tanto em casa quanto lá para sermos campeãs. Vamos lutar com unhas e dentes para que isso aconteça — afirmou a ala Karla Cristina, que é a quinta cestinha da competição e a primeira de Americana com a média de 15.4 pontos e 354 no total.

— Queremos fechar a série e conquistar o título. Para isso, precisamos voltar a apresentar o nosso jogo e, principalmente, não cometer os mesmos erros de marcação da terceira partida. Contra um forte adversário como Americana, não devemos bobear em nenhum momento, pois elas saberão aproveitar a chance e passar à frente. A equipe é experiente e temos que saber usar essa maturidade a nosso favor, tendo paciência e inteligência para definir as jogadas na hora certa. Além disso, precisamos defender bem durante os quarenta minutos para sairmos de Americana com o pentacampeonato — disse a pivô Êga, de Ourinhos, que é a jogadora mais eficiente do Nacional com a média de 20.9 pontos por partida.

Nenhum comentário: