terça-feira, 24 de junho de 2008

16 Mulheres, Poucos Segredos


A reconvocação da seleção brasileira para as Olimpíadas, ontem, trouxe poucas surpresas. Embora cinco novos nomes tenham inflado o grupo que conquistou a vaga para Pequim, a tendência é que o técnico Paulo Bassul pouco mexa.

Armadoras


Se _como confirma Bassul_ Adrianinha vem e quer jogar, será difícil tirar uma das vagas das mãos dela. A velocidade de Adrianinha é um complemento altamente desejável à segurança e à firmeza de Claudinha, no revezamento na posição. Por ser uma armadora que define com precisão, torna-se ainda mais interessante, pela saída da "pontuadora" do grupo (Iziane).

Os anos converteram a hoje balzaquiana Claudinha numa armadora que me agrada bastante assistir. Inteligente, a jogadora abandonou os (ótimos) tempos de correria, nos quais era chamada de Claudinha Fórmula 1 por um narrador de Tv, para se reinventar. Os anos no basquete europeu renderam a ela profundas alterações no modo de jogar, que caem muito bem ao atual momento da seleção. A minha impressão é que pela correria na preparação, Claudinha ainda não alcançou a química ideal com o time, em quadra, mas há tempo para a adequada combustão em Pequim.

Natália corre por fora. Por sinal, vejo semelhanças intensas entre a Claudinha do passado e a Natalinha de hoje. A estréia de Natália na seleção adulta foi a melhor de uma armadora nos últimos anos. Se o trajeto é longo, os primeiros passos de Natália foram firmes e a colocaram na condição de sucessora natural para a posição. Faltam ainda: mais confiança (boa arremessadora de 3, calou-se no Pré) e aprimoramento da sua bandeja em velocidade (muitas vezes vitimada por conduções de bola). A disputa é dura, e a novata, humilde e diplomaticamente, já afirmou acatar um hipotético corte; o que só faz aumentar a nossa torcida por ela.


Alas

Da saída de Iziane e da contusão de Karen, vem a única novidade da lista: Fernanda Beling, uma bela opção de Bassul. Fernanda é alta, tem um jogo de qualidade, e um bom arremesso de 3. Oculta em uma temporada na fraca Liga Portuguesa, havia acabado ausente da última lista. É uma aposta fundamental, numa posição que tem um trio de atletas com 29 anos (Micaela, Karla e Chuca). A favor de Fernanda, conta ainda o estilo mais discreto, em oposição à volúpia ofensiva de Tayara e Palmira.

Sobre Micaela e Karla, há pouco o que falar. São duas atletas que se fortaleceram muito nas duas últimas competições (Sul-Americano e Pré-Olímpico) e favoritas na posição.

Chuca sempre respondeu bem nos momentos em que foi chamada na seleção. Discreta, consciente de seu papel em quadra, a presença da ala favorece o grupo e o jogo de suas companheiras. A ausência de Iziane deve permitir ainda mais oxigênio a ela.

Em ascensão, Karen corre contra o tempo para recuperar uma vaga que era sua.

Ao lado de Fernanda, Jaqueline corre por fora.

Pivôs

Paulo Bassul não esconde a expectativa pelo retorno de Érika. Realmente é um reforço fundamental para as pretensões da seleção em Pequim.

Após Érika, Kelly ainda surge como a opção mais segura da seleção no garrafão. Fisicamente, no entanto, é uma jogadora que tem dificuldades na marcação de pivôs mais leves e ágeis; características de todas as rivais da seleção na primeira fase (das australianas às coreanas).

Entre as duas, Graziane corre por fora, em busca de um equilíbrio maior que a faça jogar sempre como no seu memorável primeiro tempo contra a Espanha.

Na posição 4, as reservas foram a maior atração em Madrid. Mamá é uma grande atleta na posição, embora continue carecendo de maior equilíbrio no ataque. Fraciele tem um invejável tempo de rebote e bloqueio, que atenuam suas desvantagens físicas para a posição.

Experiência à parte, Êga não conseguiu _infelizmente_ manter uma confortável regularidade no Pré-Olímpico.

Correndo por fora, Karina Jacob, retorna ao grupo. Assim como Natália, já conseguiu bastante: se impor (dentro de quadra) como natural sucessora à dupla trintona (Mamá e Êga).

11 comentários:

Anônimo disse...

legal suas colocações bert, minha torcida é pras de sempre e tambem fiquei muito triste de não ver a ega render no pré olimpico...legal a fernanda beling ser chamada e a karina estar de volta apesar de me dar a impressão dela ser meio cheia de si...agora tenho a maior confiança de que a natalia vá permanecer

Bert disse...

Valeu, Santista!

Unknown disse...

Adrianinha
Claudinha
Karla
Karen
Micaela
Chuca
Fernanda Beling
Ega
Francielle
Mama
Kelly
Erika

esse deve ser o time em Pequim...

Rodrigo Afonso disse...

Li no Lance que o Bassul vislumbra deslocar Claudinha para a posição 2, o que deixaria o caminho livre para a Natália. Segundo a reportagem, Bassul quer testar uma formação titular com Claudinha e Adrianinha para dar mais segurança na armação das jogadas e reduzir o número de erros da equipe.
Assim, a seleção iria de Adrianinha e Natália na armação, com Claudinha ocupando uma vaga de ala. Na lista de cima, saí Fernanda Beling e entra Natália.

Anônimo disse...

Prefiro Karla na posição 2, jogando ao lado de Adrianinha.

Bert disse...

Informação interessante, Rodrigo Afonso.

Acho que jogar com duas armadoras pode ser produtivo em alguns momentos do jogo.

A maior limitação nessa opção do Bassul seria a altura. As duas são muito baixas.

De qualquer maneira, é uma idéia...

Vamos ver...

Rodrigo Afonso disse...

Murilo, o negócio é que na atual filosofia de jogo da seleção brasileira, não cabe mais ficar especulando sobre formações titulares e reservas. Trabalhar com Adrianinha e Claudinha juntas é mais uma opção, que talvez seja extremamente importante para garantir um equilíbrio tático maior em determinados momentos das partidas. A Karla é uma guerreira, tem tudo para jogar muitos minutos, mas teria uma função tática bem diferente.
Bert, uma pena o Lance! não ter colocado essa notícia na sua versão on-line, mas mais tarde vou ver se consigo fazer um resumo mais completo da matéria e posto por aqui. Abraço!

Rodrigo Afonso disse...

Resolvi fazer isso agora. A matéria está transcrita abaixo. Abraços!

Brasil ousa com duas armadoras

Após muitos erros no Pré-Olímpico, Bassul aproveita saída de Iziane e planeja ter Adrianinha e Claudinha juntas na armação

David Abramvezt e Paulo Roberto Conde
Diário Lance!

Ausente desde o Pan do Rio, a armadora Adrianinha teve confirmada anteontem a sua volta à Seleção e já faz o técnico Paulo Bassul, que a considera titular da posição 1, vislumbrar formação ousada para as Olimpíadas de Pequim, em agosto.
Como a rebelde Iziane não faz mais parte dos planos de Bassul, Adrianinha, que atua no Gospic (CRO), não vai tirar o posto de Claudinha, armadora do Brasil no Pré-Olímpico Mundial de Basquete. Esta passaria a jogar na posição 2, antes ocupada por Iziane.
O treinador espera assim acabar com a grande quantidade de erros que o time teve no classificatório, cerca de 19 por partida, e melhorar a produção ofensiva.
- Com a chegada da Adrianinha, a Claudinha pode fazer a posição 2 e você passa a jogar com uma ajudante de armação e o número de bolas perdidas já vai diminuir naturalmente. Erramos passes demais, pois eu estava jogando com uma armadora isolada – disse Bassul.
A presença da dupla por mais tempo em quadra também aumenta a experiência do time na disputa olímpica. Na lista de 16 convocadas para Pequim – 12 irão aos Jogos – elas e a pivô Kelly são as únicas remanescentes do grupo que foi medalhista de bronze em Sydney-2000.
- As mais experientes vão ter um peso crucial de manter a cabeça do pessoal mais jovem em ordem durante a Olimpíada – disse Paulo.
Adrianinha era uma presença incerta, pois nas últimas competições pedia dispensa alegando problemas particulares para Bassul.
- Eu sempre a entendi. Ela tem uma filha de dois anos e até essa idade o mundo da criança é a mãe. A menina cresceu e ela está de volta.

Mudanças

Ponto forte
Com Acrianinha e Claudinha juntas, o time ganhará mais qualidade na condução de bola, experiência e armação das jogadas. Adrianinha é veloz. Claudinha tem ótima visão de jogo e arremessa com qualidade.

Ponto fraco
As duas são baixas: ambas têm 1,70m. Como a dona da posição 3, a ala Micaela, tem estatura mediana (1,80m), a Seleção teria ainda mais problemas para encarar os altos times europeus.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Em qualquer seleção, em qualquer momento, sempre caberão especulações sobre quais jogadoras deverão ser titulares e quais ficarão na reserva, afinal apenas cinco podem estar em quadra a cada momento. A tentativa, aliás, é acertar um quinteto bem entrosado, que obviamente possa ser revezado durante as partidas. Se a qualidade se mantiver mesmo após as substituições, teremos, então, um time pronto para a disputa!!!
Apenas expressei a minha preferência por Karla. E para falar a verdade, não gosto muito da idéia de ter em quadra duas armadoras que não têm a qualidade do jumping no arremesso. Claudinha e Adrianinha geralmente arremessam do chão e levam certo tempo até se equilibrarem para o arremesso. Já Karla arremessa em movimento, o que para mim lhe confere uma grande vantagem sobre as outras duas. Além disso, Karla tem maior poder de infiltração e é ligeiramente mais alta e vigorosa do que as demais.
Mesmo assim, concordo que Adrianinha e Claudinha podem formar uma excelente dupla para a condução de bola em momentos importantes, ajudando a seleção brasileira a superar tantos erros no ataque. Concordo também que Karla, ainda que na reserva, continuará sendo uma boa opção para o técnico, que precisa colocar as jogadoras em quadra no momento certo, sobretudo para não jogar na fogueira nomes que estão disputando os seus primeiros Jogos Olímpicos e certamente sentirão a responsabilidade de representar o país em um evento tão grandioso. A torcida já começou!!!

Anônimo disse...

Pelo que se viu no pré-olímpico...e com a nova convocação para treinos...acredito que o Bassul tenha algumas interrogações que ele talvez elimine, nessa nova fase de treinos.
Acredito em condições normais que Adrianinha e Érika, sejam nomes certos...a Fernanda correndo por fora...
Acredito que a fila vai continuar andando para quem foi no pré...não sei se nessa ordem mas...vou arriscar: Izzi, já foi, Jaqueline, Graziane e Natália, são as próximas no paredão...será que saem as três, duas, uma...nenhuma?

Anônimo disse...

dá-lhe natalinha....hehe..e a karla..que ta detonando...