terça-feira, 12 de setembro de 2006

Espanha passeia diante da Coréia do Sul na abertura do Mundial

Giancarlo Giampietro
Em São Paulo


Empolgada com a conquista do título no masculino, a Espanha começou bem também a disputa do Mundial feminino, nesta quarta-feira, em São Paulo.

Comandadas pela ala Amaya Valdemoro, as espanholas arrassaram a Coréia do Sul por 87 a 57, no ginásio do Ibirapuera, em jogo que abriu o grupo A da competição, o mesmo em que está o Brasil.

O resultado credenciou a Espanha como principal adversária das brasileiras na luta pela primeiro lugar da chave - o confronto direto acontece na última rodada da primeira fase, marcada para a próxima quinta-feira.

"Começamos muito bem, com uma defesa quase perfeita em alguns momentos, anulando os pontos fortes da equipe coreana, que são o contra-ataque e o arremesso de longa distância. Isso nos proporcionou um acerto muito alto no ataque", afirmou o treinador Domingo Diaz.

A equipe espanhola teve aproveitamento de 66,7% na linha dos três pontos(converteu dez em 15 arremessos) e 47,6% dentro da zona de dois pontos. Já as asiáticas encestaram apenas cinco de 21 chutes de fora.

No sábado, Espanha e Brasil se enfrentaram em amistoso, que terminou com vitória da equipe da casa sobre as européias, desfalcadas de Valdemoro.

De volta à ação, ela conseguiu 23 pontos, seis rebotes e cinco assistências, sendo o grande destaque individual do jogo desta terça-feira. "Estou me recuperando da lesão na panturrilha, aos poucos as coisas vão se acertando. Hoje a defesa foi nosso melhor ponto, pois permitiu que ficássemos à vontade em quadra", disse a ala.

Pela equipe sul-coreana, a melhor em quadra foi Yeon Ha Beon, com 13 pontos e duas assistências.

O jogo

Terceira colocada no último Europeu, em 2005, a Espanha não tomou conhecimento das atuais vice-campeãs asiáticas e assumiu o controle da partida desde os minutos iniciais. Com uma pontaria impressionante da linha dos três pontos, as européias abriram vantagem de 12 pontos no primeiro quarto (25 a 13).

A defesa sul-coreana continuou dando espaços para os arremessos das adversárias, e a diferença no placar subiu ainda mais no segundo período. No intervalo, a Espanha vencia por 46 a 22 - com um aproveitamento de 70% nos tiros de três pontos -, e Valdemoro já somava 15 pontos e seis rebotes.

O panorama da partida pouco se alterou no terceiro período, apesar da melhora da Coréia do Sul, que aumentou sua produção ofensiva - fez 24 pontos contra apenas 22 em todo o primeiro tempo. Mesmo assim, a Espanha seguiu controlando as ações e se manteve na frente com tranqüilidade (68 a 48).

No último quarto, a seleção espanhola voltou a apertar o ritmo, especialmente na defesa (permitiu apenas 9 pontos das sul-coreanas), e a aumentar a vantagem no placar. Com isso, fechou a partida com 30 pontos de diferença, em 87 a 57.

CAMPEÃ EUROPÉIA PERDE


Vencedora do último Europeu, a República Tcheca estreou com derrota no Mundial feminino.

Jogando em Barueri pelo grupo C, as tchecas perderam por 62 a 58 para a França.

O resultado foi o troco das francesas do confronto no Europeu de 2005, quando perderam para as tchecas por 65 a 45 e ficaram em quinto.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: