sexta-feira, 23 de junho de 2006

DA SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL 1997 PARA A SELEÇÃO ADULTA 2006

A seleção brasileira adulta feminina de basquete, que tem o apoio e patrocínio da Eletrobrás, está treinando em tempo integral no ginásio do Botafogo para a disputa das competições da temporada 2006. No mês de agosto, o Brasil vai buscar o 11º título consecutivo invicto e o 21º em 30 edições do Campeonato Sul-Americano no Paraguai. E, no mês de setembro, nossas meninas vão brigar pelo bicampeonato no Mundial do Brasil, que será disputado nas cidades de São Paulo e Barueri. Das 21 jogadoras convocadas pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, quatro estiveram sob o seu comando no Campeonato Mundial Juvenil, realizado na cidade de Natal (RN), em 1997: a armadora Adrianinha, a ala Micaela e as pivôs Mamá e Kelly.

As quatro atletas chegaram à seleção principal em anos diferentes. A primeira competição oficial de Kelly foi a Copa América, também em 1997. A estréia de Adrianinha aconteceu no Sul-Americano do Brasil, em 1999, enquanto a de Micaela e Mamá foi no Sul-Americano do Peru, em 2001.

Adrianinha disputou a última temporada pelo Penta Faenza, da Itália, e está curtindo o nascimento da filha. Micaela viveu uma experiência inédita no MTK Polfa Pabiance, da Polônia. Mamá, após atuar no Maddaloni, da Itália, está jogando o Campeonato Paulista pela Ponte Preta. E Kelly, depois de se recuperar de uma contusão, defende o Santo André no Paulista.

— Eu me lembro bem do Mundial Juvenil, em Natal. Para mim, foi um sonho realizado. Defendemos o Brasil em casa e enfrentamos grandes seleções como Austrália e Estados Unidos. Foi um ótimo momento de uma geração que faz sucesso até hoje. Naquela época fomos treinadas também pelo Barbosa, o que foi maravilhoso. Quase dez anos depois, todas estamos melhores, experientes e contribuindo mais quando somos convocadas. O Barbosa conhece o nosso potencial e estamos bem adaptadas à filosofia de trabalho da seleção adulta — analisou a pivô Mamá, 165 pontos em 31 jogos oficiais.

— O Mundial Juvenil foi uma ótima experiência. Éramos muito jovens e fizemos uma excelente participação, conquistando o quarto lugar. A partir dali toda aquela geração cresceu bastante. Hoje, vejo o quanto minha vida mudou em todos esses anos. A maturidade e a experiência que ganhei jogando fora do país fez meu basquete melhorar bastante. Tenho mais visão de jogo, segurança e tranqüilidade em quadra — comentou a pivô Kelly, 645 pontos em 89 jogos oficiais.

— A maior lembrança que tenho daquele Mundial é do ginásio lotado em todas as partidas. Nem parecia Campeonato Juvenil. Naquela época, a insegurança era enorme e eu entrava em quadra gelada de tanto nervoso. Hoje, é bem diferente. Estou muito mais segura, dentro e fora de quadra. Amadureci bastante e acho que estou melhor, capaz de ajudar a minha equipe ainda mais — disse a ala Micela, 514 pontos em 51 jogos oficiais.

— Com certeza, era uma geração promissora que ao longo dos anos se tornou realidade. Adrianinha, Cristina, Micaela, Mamá e Kelly formavam a equipe base do Mundial Juvenil de Natal. A presença delas na equipe principal comprova a continuidade de um trabalho. E é assim que tem sido nesses últimos dez anos. Estamos sempre agregando novas jogadoras à equipe adulta. Os casos mais recentes são as meninas que foram vice-campeãs do Mundial Sub-21, em 2003, como a Karen, Silvia, Graziane e Érika. Em 2005, trouxemos a Tayara, Jaqueline e a Ísis e agora a Palmira — explicou o técnico Antonio Carlos Barbosa.

Na temporada 2006, além do Campeonato Mundial, o Brasil irá disputar os Jogos Desafio Internacional no Canadá (15 a 22 de julho); Jogos Desafio Eletrobrás contra o Chile, em São Paulo (28 e 29 de julho); o 30º Campeonato Sul-Americano no Paraguai (1 a 5 de agosto); os Jogos Desafio Eletrobrás contra a China, em São Paulo (2 e 3 de setembro); a 2ª Copa Internacional Eletrobrás, em São Paulo, contra Canadá, China e Espanha (6 a 9 de setembro).

PROGRAMAÇÃO – SELEÇÃO FEMININA
Local: Ginásio do Botafogo
Dia 23 (Sexta) – 10h30 / 12h e 18h / 20h
Dias 24 (Sábado) – 18h / 20h
25 (Domingo) – Folga
Dias 26 (Segunda) e 28 (Quarta) – 10h30 / 12h e 18h / 20h
Dias 27 (Terça) e 29 (Quinta) – 10h / 12h e 18h / 20h
Dia 30 (Sexta) – 10h / 12h




Nenhum comentário: