sábado, 20 de maio de 2006

Natal vai receber estrelas do basquete nacional

Natal vai ser palco do maior evento de basquetebol de veteranos do mundo. É que no período de 11 a 18 de novembro estará acontecendo em vários ginásios da capital o XXII Encontro Nacional de Basquetebol Master, competição organizada pela Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM). O encontro reunirá mais de 1.500 atletas de todo o país e o torcedor portiguar terá o privilégio de rever antigas estrelas como Marquinhos, Amauri, Israel, Marta e Magic Paula.

A confirmação do megaevento de veteranos foi trazida pessoalmente pelo presidente da FBBM, Marcos Abdala Leite, que esteve ontem à noite na redação do DIÁRIO DE NATAL, na companhia do dirigente potiguar Carlos Galvão, da AVAB e do diretor de marketing, Carlos Fontenelle. O Marquinhos, como ficou conhecido nas quadras, um dos maiores atletas da história do basquetebol nacional, revelou que o congressso reunirá as 26 associações do Brasil.

‘‘Vamos trazer para Natal pela terceira vez o maior e mais organizado evento de basquete do mundo, serão 26 associações, distribuídas em 22 estados e a estimativa de participação é de 100 equipes e 1.500 atletas’’, revelou o ex-pivô. A competição será dividida em 11 categorias (oito masculinas e três femininas) e os jogos serão disputados em 12 ginásios da capital, que já recebeu o evento em 1990 e 1999.

De acordo com Marquinhos, o encontro tem como principal objetivo resgatar a memória dos torcedores brasileiros e da mídia esportiva, que esqueceu da maioria das antigas estrelas do basquete nacional. ‘‘Como o nosso evento não visa fins lucrativos, nosso único objetivo é fazer com que os ex-atletas voltem ao convívio com o esporte e também, talvez até mais importante, que é resgatar a memória da torcida e imprensa, que esqueceram dos nossos grandes ídolos do basquetebol’’.

Estarão em Natal desde os atletas da geração que foi bicampeã mundial, como Jathyir, Amauri, Vlamir e Maquinhos, até os mais recentes como Nilo, Carioquinha, Israel, Marta e Paula. ‘‘Também queremos mostrar que somos exemplos para todas as gerações de atletas do Brasil’’, encerrou Marquinhos. A FBBM também realiza trabalho com crianças carentes e mantém várias escolinhas de basquete espalhadas por todo o país.

Solidariedade

O presidente da FBBM, Marcos Abdala ‘comprou’ de imediato a idéia do professor José Jamilson Martins, e do Comitê Potiguar Contra a Fome, de fazer do Brasileiro de Veteranos em Natal uma competição solidária. Cada atleta vai doar uma lata de leite no ato da inscrição e todo o montante arrecadado será revertido para as instituições de caridade da cidade. O astro do basquete brasileiro tanto gostou da idéia que pretende sugerir que isso seja feito em todos as outras competições e encontros promovidos pela entidade no Brasil.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: