sexta-feira, 28 de abril de 2006


Janeth é indicada para seleção da década nos EUA



Nova York (EUA) - A ala Janeth Arcain é não apenas a única brasileira incluída na lista de 30 jogadoras que concorrem a uma das dez vagas na equipe da década da WNBA. Ela também é a única representante da América do Sul na seleção, que homenageia os dez anos de existência da liga. Aos 37 anos, Janeth participou de oito temporadas na competição norte-americana desde a estréia em 1997, sempre defendendo o Houston Comets. .
Selecionada para uma edição do All Star Game, Janeth possui quatro títulos da WNBA (1997 a 2000). A brasileira ficou fora da liga apenas uma vez, em 2004. A opção foi pessoal, para participar desde o início da preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas com a seleção brasileira.

Melhor jogadora nacional há um bom tempo, a ala defende atualmente o Ros Casares Valencia no Campeonato Espanhol. Na primeira temporada européia de sua carreira, ela atua ao lado da companheira de seleção Alessandra.

Com status de titular no Houston, onde joga como armadora, Janeth participou de 254 partidas pela franquia. Suas médias são de 10,4 pontos, 3,6 rebotes, 1,8 assistência e 1,37 roubada de bola por jogo. Ela foi a primeira atleta nacional contratada pela WNBA, abrindo espaço para um grupo que chegou a reunir oito brasileiras nos Estados Unidos. Na última temporada, apenas Janeth e Iziane Marques representaram o país na competição.

A seleção da década será definida por voto popular. A votação começa nesta sexta-feira no site da competição (www.wnba.com). Os nomes das candidatas foram indicados por um grupo de especialistas que inclui técnicos, ex-jogadoras, jornalistas e outras pessoas ligadas à modalidade.

A lista de indicadas inclui nomes como os das veteranas Cynthia Cooper e Sheryl Swoopes, companheiras de Houston, Yolanda Griffith, Lisa Leslie e a australiana Lauren Jackson. As vencedoras da disputa serão anunciadas em junho e homenageadas dia 12 de julho, na semana do All Star Game, no Madison Square Garden.

Homenagens - A lista de jogadoras brasileiras homenageadas no mundo cresce a cada dia. Neste final de semana, a ex-jogadora Paula terá seu nome incluído no Hall da Fama do Basquete Feminino, em Knoxville, no Tenesse. Magic Paula é a segunda representante verde-amarela na lista. Em 2002, Hortência tornou-se a primeira brasileira com tal distinção. No ano passado, chegou mais longe e teve seu nome incluído no Hall da Fama do Esporte em Springfield, cidade na qual o basquete foi criado.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: