terça-feira, 4 de abril de 2006

Equipes de base de São Bernardo iniciam Paulista com vitórias

As equipes de base do Basquete Feminino de São Bernardo iniciaram com tudo as disputas do Campeonato Paulista. Tanto a categoria infantil (15 anos) quanto a categoria Mirim (14 anos) enfrentaram e venceram as equipes de São José dos Campos. Já as equipes Mini (13 anos) e Infanto-Juvenil (16 anos) ainda aguardam para estrear na competição.

Com muitas reformulações resultantes da chegada de meninas vindas de outros times (Santo André, Janeth Arcain, Santa Maria/SCS e outros), a equipe Infantil (15 anos) da Associação de Pais e Amigos do Basquete Feminino de São Bernardo (APABAF-SBC) estreou com vitória sobre o São José dos Campos por 55 a 37.

Foi um jogo igual nos três primeiros quartos, até que, apertando a marcação nos últimos 10 minutos, a equipe bernardense disparou, fazendo nesse período quase toda a diferença no placar. O técnico Luís Watanabe comentou a primeira vitória. “Foi muito bom vencer assim, tanto porque as meninas não puderam se acomodar os três quartos iniciais, como porque perceberam as suas forças, decidindo o jogo com folga quando se empenharam mais na marcação”, disse o treinador.

Para Watanabe, esse primeiro jogo foi um teste real ao time, todo reformulado com a chegada de novas meninas. “As jogadoras que chegaram de outros times tinham de se adaptar e nós tivemos que administrar a junção de nossas boas jogadoras com outras, acostumadas às suas equipes anteriores e aos esquemas delas. Como a qualidade individual é muito boa, conseguimos, afinal, montar um conjunto competitivo”, completou o técnico da equipe que na próxima rodada joga em Americana (SP), contra o Unimed / Americana, dia 18 de abril (terça feira), às 19 horas.

Já a equipe Mirim (14 anos), composta em sua maioria pelas vice-campeãs paulistas Mini de 2005, também começou a temporada 2006 com vitória sobre o time Mirim de São José dos Campos por 49 a 21. O placar que começou favorável no primeiro quarto e foi tornando-se mais confortável a cada minuto da partida. Para a técnica Sonia Batista, foram vencidos dois importantes desafios: iniciar o certame jogando fora e estrear a tabela mais alta, já que, para o Mini, a altura do aro é menor. “Elas trabalharam bem, sempre respeitando as adversárias. Por isso, chegamos a 27 pontos de diferença”, disse

O público do ABC poderá ver as meninas do Mirim em ação no dia 29 de abril (sábado), quando receberá o Esporte Clube Cubatão às 11 horas. A equipe conta com a torcida para mais uma grande vitória, que poderá confirmar o início de mais uma brilhante campanha.

Expectativa para a estréia

O time Mini da APABAF-SBC, formado por meninas de 12 e 13 anos, estréia no campeonato em 12 de abril (4º feira), às 15h30, em Santo André, contra a equipe local. As meninas, debutantes no campeonato paulista, estão treinando muito, cientes de que defendem a posição do vice-campeão estadual de 2005.

Já as meninas do Infanto Juvenil (16 anos) estréiam na próxima quinta-feira, 06 de abril, às 18h30, em Americana , contra o time da cidade. Depois de formar várias jogadoras para o time Campeão Paulista Juvenil de 2006, a equipe pretende continuar revelando talentos e colecionando vitórias.

Mais Sobre a APABAF -SBC - Uma Iniciativa Campeã

O Esporte é, reconhecidamente, o melhor caminho para o desenvolvimento de uma juventude saudável. Além de favorecer o físico e o mental, induz a boas práticas de saúde, disciplina, atuação em equipe e à motivação necessária para constantes e novos desafios.

Com o objetivo de oportunizar os benefícios do basquete a meninas de 09 a 17 anos, foi fundada em 2.004 a Associação de Pais e Amigos do Basquetebol Feminino de São Bernardo do Campo (APABAF-SBC), que tem por missão um trabalho educacional, esportivo e de inclusão social, beneficiando meninas de todas a classes sociais.

Além das mais de 60 meninas de suas 4 equipes atuantes no Campeonato da Federação Paulista de Basquete, a entidade atende também cerca de 60 crianças de 09 a 11 anos, participantes da chamada "Escolinha". No Grande ABC, apenas a APABAF mantém times federados nas 4 categorias de base existentes.

Assim, incentiva as meninas, atrai o público para o basquete e para as categorias iniciais e mostra à sociedade uma alternativa saudável de educação e inclusão social. Além de uma proveitosa atividade esportiva e um ambiente saudável, a Associação propicia vários outros benefícios, como bolsas de estudos, condução, acompanhamento médico, hospedagem de jogadoras residentes em outras cidades e estados, etc.. E, é claro, a oportunidade de desenvolvimento na carreira esportiva.

Afinal, menos de 30 cidades conseguem manter times de base em todo o Estado de São Paulo, ou seja, quem deseja aprender basquete, tem de procurar uma dessas cidades. Dos diversos trabalhos realizados no passado, semelhantes ao atual da APABAF, já saíram de São Bernardo, nos últimos 25 anos, jogadoras para a Seleção Brasileira e para times dos EUA, França, Espanha e outros países; inclusive várias atuando presentemente. Isso significa perspectivas de futuro para as nossas meninas.

Para continuar atuante em 2006 e poder atender com mais qualidade as meninas e jovens amantes do basquete, a Associação está realizando uma Campanha de adesão de apoiadores e patrocinadores.



Nenhum comentário: