quarta-feira, 29 de março de 2006

Pesadelo da pivô Kátia está perto do fim

Kati Dias
Do Diário do Grande ABC


O pesadelo da pivô Kátia, do Santo André, está próximo de terminar. Afastada há mais de um ano das quadras, por causa de uma arritmia cardíaca, a atleta poderá defender o time dentro de um mês no Campeonato Paulista, que começa dia 7 de abril. "Não vejo a hora de voltar a jogar", declarou a jogadora, de 22 anos, que tenta segurar a ansiedade. Porém, o retorno de Kátia às quadras depende da aprovação no exame de atividade e condicionamento físico supervisionado, no qual está sendo submetida no Instituto Dante Pazanezzi, em São Paulo. "Ela tem treinado em um nível elevado com monitoração cardíaca", explicou o cardiologista Giuseppe Dioguardi, da Seção de Cardiologia, comandada pelo médico Nabil Ghorayeb.

A arritmia apresentada por Kátia é aleatória. "Ela pode apresentar o descompasso em um dia, e passar uns dias sem ter", disse o médico, que após a realização de vários testes, descartou qualquer tipo de doença no coração. "A arritmia pode ser controlada, por isso a atleta tem condições de voltar a jogar. No entanto, o retorno também será monitorado. Se não apresentar alterações significativas, ela será liberada", completou o médico.

O drama de Kátia começou em dezembro de 2004, após o término da fase de classificação do Nacional de Basquete Feminino. A atleta, que havia sido eleita a mais eficiente da primeira etapa da competição, apresentou alterações cardíacas dois meses após a morte do ex-zagueiro Serginho, do São Caetano. O ex-jogador morreu em campo em outubro daquele ano, durante o confronto com o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro de futebol.

"Eu entrei em pânico. Quando foi diagnosticado a arritmia, fiquei com medo. Não tinha como esquecer a imagem do Serginho caindo no gramado", lembrou Kátia, que, por pouco, entrou em depressão. Religiosa, a jogadora se agarrou à fé. Além disso, contou com o apoio da família, da comissão técnica e jogadoras do Santo André. "Se não fosse por isso, talvez teria desistido de tudo", complementou a pivô.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: