quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Time de basquete poderá ter nova jogadora

Vendramini diz que Micaela, da seleção brasileira, é a jogadora que está sendo cotada pela direção da equipe para ser contratada como reforço


Deve acontecer sim, mas para afirmar isto só depois que os papéis estiverem assinados", diz o patrocinador da equipe de basquete feminino tetracampeã, Francisco Quagliato, sobre os rumores da contratação de novas jogadoras. Mesmo sem revelar o nome, ele confirma que as negociações com uma jogadora da seleção brasileira estão bem encaminhadas. Ele garante que a jogadora contratada deverá vir para Ourinhos depois da disputa do Brasil nos jogos Pan-americanos, na República Dominicana.
Francisco Quagliato desmente os boatos de que duas jogadoras seriam trazidas para reforçar a equipe de basquete feminino FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos. Segundo ele, apenas uma jogadora deverá ser contratada. "Não cabe mais ninguém aqui", garante. Mas ele prefere manter segredo, por enquanto, sobre a identidade da nova contratada.
Já o técnico Antonio Carlos Vendramini conta que há comentários de que as "conversações com a jogadora Micaela, da seleção brasileira, estão bem adiantadas". Mesmo assim, ele diz que a diretoria do time ainda não confirmou oficialmente a contratação. "Ela está bem inclinada a jogar aqui em Ourinhos e a diretoria também está muito interessada em contratá-la. Se vier, será um reforço considerável para a equipe", afirma o técnico. Além da nova contratação, a escalação do time continuará a mesma do Campeonato Paulista. O técnico ressalta que a direção da equipe estava tentando contratar uma jogadora alta e forte, como Érika ou Alessandra da seleção, mas não encontrou nenhuma disponível no mercado brasileiro. "Teríamos que contratar uma estrangeira, mas não seria viável. É muito oneroso e ela não teria tempo para se adaptar ao time", explica.
Para ele, o grupo está muito bem composto e preparado, mas a nível internacional falta uma pivô de força. "O time está bem unido e vem comprovando através das vitórias que está jogando muito bem. Estou satisfeito e acho que Ourinhos irá representar bem o Brasil no Mundial", ressalta. De acordo com ele, esta é a melhor participação do município em campeonatos do gênero.
"As equipes que participaram anteriormente não tiveram boas colocações. Nenhuma conseguiu ficar entre as quatro primeiras na classificação geral. A nossa esperança é ficar nesta colocação", enfatiza. Conforme Vendramini, "as grandes forças do Mundial" são duas equipes da Rússia, uma equipe americana, que é a seleção da WNBA e a seleção de Cuba. "Os jogos contra estas equipes serão acirrados, mas será bom para equipe. São poucas as jogadoras que têm experiência em disputas internacionais", garante.
O FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos irá jogar no Mundial de Moscou, na Rússia, no período de 11 a 16 de outubro. O técnico afirma que entre os dias 7 e 8 o time deverá viajar para o país para que as jogadoras se adaptem melhor. "O fuso-horário atrapalha um pouco na chegada. Por isso, vamos antes para as meninas se adaptarem e treinarem mais antes das competições", avalia.

Treinamento - A preparação física e técnica das jogadoras para esta temporada começou a todo vapor. De acordo com o técnico Antônio Carlos Vendramini, a projeção dos treinos visa o Mundial. "É lógico que é um planejamento que abrange o restante da temporada. Pois assim que retornarmos do Mundial, começa o Campeonato Brasileiro", afirma.
Segundo ele, é importante fazer uma preparação na pré-temporada, pois durante os campeonatos será possível fazer só a "manutenção" do preparamento devido às muitas viagens. "Há um desgaste físico e mental muito grande das jogadoras. Então, precisamos fazer uma preparação muito forte", diz.
Inicialmente, o aspecto mais desenvolvido pelo técnico é o físico. Para isto, os treinos na academia estão sendo mais puxados. "Depois começamos a diminuir a parte física e desenvolver a parte tática e técnica. Próximo à competição, intensificamos a parte tática, o trabalho em conjunto", comenta. Assim que as jogadoras escaladas pela seleção brasileira voltarem para Ourinhos, o técnico afirma que dará preferência para o treinamento em conjunto. Segundo ele, as meninas que estão em Ourinhos vão estar bem preparadas. As que irão retornar, ele não sabe como vão estar.

Fonte: Debate

Nenhum comentário: