sexta-feira, 29 de julho de 2005

Barbosa e suas "menos melhores"



Amanhã, o técnico Barbosa parte para a Europa com as suas "menos melhores". Com essa expressão infeliz, o estabanado técnico se referiu ao grupo de atletas que em geral tem sua primeira oportunidade de jogar como titular na seleção brasileira.

Mais uma vez, a preparação e os treinamentos são permeados por características próprias do treinador. Velhos dilemas voltam à cena. E como sempre, torna-se difícil entender exatamente o que se passa na cabeça de Barbosa.

A indisponibilidade das "titulares" ao menos serve a uma oportunidade que eu sempre buzino aqui no blog: a de dar oportunidade a um grupo de jogadoras que precisam ser observadas mais de perto, seja que nome isso tenha: grupo de desenvolvimento, seleção B, etc.

Mas posição a posição, os problemas continuam....

Armadoras

Com Helen, a mais gabaritada armadora nacional, curtindo uma merecida folga, após uma desgastante temporada na Espanha, e a conquista do Sul-Americano, o cenário complicou. Claudinha e Adrianinha foram poupadas, por motivos físicos.

Nessa entressafra, merecidamente a jovem Fabianna ocupou o espaço com competência e ganhou a preferência de Barbosa. Fabi é uma armadora nata, que tem condições de quebrar a tradição recente de armadoras brasileiras ofensivas em excesso, arremessadoras de 3, que acabam por pôr sua atuação à frente da armação. O caminho para Fabi é longo, mas promissor.

Estranho é que a jogadora tinha ficado de fora da convocação inicial de Barbosa, e conseguiu se firmar.

Lembrada desde o início, Ana Flávia (Passarinho) foi cortada antes do Sul-Americano e não retornou, mesmo com a saída de Helen e a folga de Adrianinha e Claudinha, numa opção estranha de Barbosa.

Ao menos, o treinador observou algumas juvenis, como Bruna e Eliene.

Na atual seleção, Fabianna é a única armadora.

Conservador como sempre, Barbosa deve entregar a armação à Vívian. Dizer o quê? Que me entendam os fãs da Vívian, mas é de armagar... Posso falar mal de Vívian, porque já a elogiei muito, já reclamei aqui que a menina não tinha chances na seleção, mas Barbosa entendeu isso tarde demais. Em 96, Vívian foi eleita a revelação do Paulista. Era uma lateral promissora, impetuosa, sem medo das infiltrações; dedicada à defesa... Uma série de contusões podou as virtudes de Vívian. A menina ficou "dura". Rabugenta, chegou a declarar uma vez que não sabia se chegaria à seleção porque "era muita panela". E o tempo passou... e Vívian ficou anos jogando no Santo André, que a cada temporada diminuía seus investimentos. Nesse cenário, acabou improvisada como armadora da equipe, talvez uma opção de menor desgaste para seus sobrecarregados joelhos. E armar nunca foi uma qualidade de Vívian. Quando o basquete de Vívian alcançava curva descendente, Barbosa enfim deu uma chance a menina na seleção. E desde então, Vívian virou onipresente. Infelizmente, apesar de admirar a dedicação, a garra da jogadora, o modo como ela superou as contusões, não acho que ela esteja em condições de desempenhar a função de armadora titular. Como ala, seu rendimento também me agrada pouquíssimo.

Mas a culpa não é de Vívian. A culpa é de Barbosa, que ficou em cima do muro. Se ele queria uma armadora mais experiente para servir de referência às novas (como Nádia fez na época de Miguel Ângelo), por que não convocar Karla? Ou até Silvinha Luz, que se saiu bem na posição que assumiu após voltar à Espanha? Ou de repente até ousar e labutar apenas com Fabi e Passarinho ou uma outra armadora jovem?

Espero que Barbosa saiba que quem precisa evoluir na atual seleção é Fabi. E não Vívian, que já passou do seu auge.

Laterais

Nas laterais, a situação é um pouco mais interessante.

Micaela voltou, enfim. Acometida por contusões nas vésperas dos últimos Mundial e Olimpíada, a lateral tem a chance novamente. Teve produção crescente no Sul-Americano e é a esperança de um revezamento consistente com as titulares Iziane e Janeth.

Lílian também está de volta. Não sei como ela ainda tem a paciência de encarar Barbosa. Injustamente cortada tantas vezes, Lílian segue firme.

A surpresa na posição é Jaqueline, que teve uma ótima estréia na seleção. Uma atitude (enfim) elogiável de Barbosa, essa de apostar na menina.

Há ainda Chuca, versátil, mas discreta no Sul-Americano.

E há a chance de Tayara, que estréia na seleção.

Silvinha Gustavo e Palmira foram cortadas.

Para a posição, Barbosa volta a bater numa mesma tecla. Quer botar uma pivô na lateral; tendo Êga e Zaine como as principais candidatas. Barbosa tem uma obsessão por esse tema. Fez o mesmo com Marta, em 2000. Agora, as vítimas são outras... Até acho que com muito treino, Zaine podia fazer um teste, porque é leve e não é uma reboteira nata; talvez pudesse fazer uma boa "ponte" com as pivôs.... Mas as declarações de Barbosa sobre essa posição (pivô) me deixam muito confuso....

Antes de chegar no garrafão, uma perfunta: e Leila? Ainda tem chance?

Pivôs

Na posição, a bola da vez é Érika. Com Alessandra e Cíntia de molho, ela enfim tem sua chance.

O problema é que Barbosa volta a dizer que quer uma (jogadora na posição) 4 aberta, móvel. Que só conta com Cíntia para a posição. Essa é uma antiga obsessão do treinador, que justamente por isso, insistia tanto em Rosângela e Zaine. Aí, acho que está um dos grande problemas da seleção. A jogadora 4 tem jogado muito distante da cesta, como um garçom da 5. Assim, Barbosa tem sacrificado uma das posições em que o país poderia se destacar. Gostaria de ver as duas titulares jogando lá em baixo, dominando o garrafão. E não aquele lance do chuveirinho, que já cansou... E aí realmente eu não entendo, se Barbosa quer uma 4 aberta, pra quê colocar uma pivô também na posição 3? Abre o olho, Barbosa.

Êga agradou ao treinador no Sul-Americano; está investindo nos arremessos de 3...

Graziane, que estreou no Sul-Americano, foi mantida no grupo, ao contrário de Flávia.

A novidade é Ísis. Ainda sem espaço em Ourinhos, ganhou o voto de confiança de Barbosa, e treinou bem no Pinheiros.

É assim que a seleção vai a Europa, com caras novas e problemas antigos...

Mas vamos torcer daqui...


Nenhum comentário: