sábado, 6 de novembro de 2004

Sírio desconcentra e Ourinhos vence de virada

Renato Pena

Sírio/Black&Decker começou o jogo da noite de ontem, no ginásio do Jockey Club, com fôlego de campeão e fechou o duelo pela ponta do Nacional de Basquete sem qualquer inspiração. Mesmo com casa lotada, a equipe de Uberaba viu sua primeira derrota, por 78 a 66, para um Ourinhos (SP) que cresce de produção. No duelo de Chuca e Gattei, a ala paulista levou a melhor.

Com a derrota, o Sírio continua na liderança do Nacional, ao lado de Ourinhos e São Caetano (SP), todos com uma derrota, em quatro jogos. Com uma partida a menos e sem perder, Americana segue em segundo, mas avança no favoritismo absoluto.

O time uberabense não consegue manter o ritmo alcançado no primeiro tempo das partidas. Foi assim nas três primeiras vitórias (contra Santo André - 74 a 70, Rio das Ostras - 89 a 68, e Juiz de Fora - 99 a 72) e a desconcentração se repetiu ontem.

O Sírio é, na exatidão das estatísticas, 60,3% melhor nos dois quartos iniciais. Fez 202 pontos nos primeiros tempos (média de 50,3), ante os 126 dos complementos das quatro partidas que já realizou (31,5 pontos por jogo).

Desconcentrado. A armadora Gattei teve seu pior desempenho, encerrada a rodada de ontem. A conclusão vem dos números e da própria jogadora, que assumiu ter "entrado mal, no segundo tempo".

Cestinha. A então cestinha do Nacional perdeu o posto de maior pontuadora. Passou da 1ª para a 8ª posição, após os oito pontos anotados ontem. Gattei caiu para 17,8 pontos de média (tinha 21), mas Roberta continua acertando a cesta e fechou o jogo como cestinha do Sírio, com 20 anotações contra Ourinhos.

Chuca, a ala com biótipo de Janeth, fez 27 pontos no ginásio do Jockey e deixou a rodada como a melhor do torneio, nesse fundamento (21 pontos médios).

Aliás, a comparação com Janeth não assusta a ala e nem mesmo o fato de que Ourinhos pode contratar a melhor jogadora em atividade, no Brasil. "Estamos no páreo ainda. Tenho ouvido que o clube está ainda negociando, mas sei também que o time está completo, com formação mais acertada que as outras equipes que disputam a jogadora", avisou, em referência a Juiz de Fora e São Paulo/Guaru, outros pretendentes.

Chuca explicou a única derrota de sua equipe, para o São Caetano, adversário de amanhã do Sírio (18h), no mesmo Jockey Club. Contou que as jogadoras de Ourinhos entraram naquele jogo desconcentradas. "Não encaramos como um jogo decisivo, como estamos fazendo agora", disse.

Karina. Ontem, a estrela do Sírio, Karina Rodrigues, não jogou, ainda se recuperando de entorse no pé direito. Promete estar na quadra amanhã e tem pedido para jogar. Contra Ourinhos, a comissão técnica barrou a jogadora. A pivô ficou nas arquibancadas e torceu muito. "Mas acho que a equipe perdeu quando podia perder, para parar com isso de liderança. Tiramos um peso e queremos essa liderança lá na frente", frisou.

Edson Ferreto, técnico do Sírio, viu o time apático do segundo tempo, mas também notou como o oponente veio mais forte. "É um adversário pesado e difícil", arrematou.

Nota também para o duelo da cubana Lisdeivi, de Ourinhos, e a norte-americana Aja Brown, do Sírio. A pivô de Uberaba foi melhor nos rebotes (7 a 4) e igual nos pontos (7 para cada), com aproveitamento de quadra superior (44% a 28%).


Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: