segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Grande ABC perde força no Nacional de Basquete Feminino

O 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino começa neste domingo com um representante a menos do Grande ABC. O Databasket/São Bernardo, que no ano passado ficou em último lugar (oitavo) no torneio, não disputará a competição. A cidade manteve apenas a equipe masculina, que atualmente disputa o Campeonato Paulista.

A saída de São Bernardo enfraqueceu a força da região na competição, que passa a ter dois representantes no Nacional: Santa Maria/ São Caetano e Santo André. Conseqüentemente, os paulistas também viram a hegemonia no torneio diminuir. O estado, que em 2003 teve 75% dos times do campeonato, passa ter 50%.

Além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os outros estados que participarão do Nacional. Os mineiros terão o Black&Decker/ Uberaba e o Universo/ Juiz de Fora, enquanto os cariocas são representados pelo Iate Clube Rio das Ostras. O time da Região dos Lagos fluminense, inclusive, assumiu de última hora a vaga do Vasto Verde/ Blumenau, que desistiu de disputar a competição. O próprio Rio das Ostras também foi formado às pressas, pois o time absorveu a estrutura da cidade de Casimiro de Abreu.

Outra característica do Nacional deste ano é a falta de atletas de ponta. Dois terços das jogadoras que participaram da Olimpíada de Atenas estão no exterior e os clubes tiveram de repatriar jogadoras do segundo escalão. Juiz de Fora, por exemplo, trouxe Roseli e Taiara (Espanha) e Janaína e Casé (Grécia). Para Rio das Ostras, voltaram Edjane, que estava em Portugal, e Renata, que atuava na liga espanhola. Uberaba apostou nas norte-americanas Aja Bown e Linita Sullivan.

Das atletas olímpicas, apenas Vivian (Santo André) e Karla (Juiz de Fora) participarão da primeira rodada. Silvia Gustavo (Americana) recupera-se de contusão e Janeth ainda analisa as propostas de Americana, Ourinhos e Guarulhos para estrear apenas no segundo turno.

O Nacional terá a participação de oito equipes, que jogaram entre si em turno e returno. As duas primeiras colocadas garantem vaga na semifinal e os demais classificados saem de confrontos entre 3º x 6º e 4º x 5º.

Santo André disputou todas as edições

Única equipe que participou de todas as edições do Nacional, o Santo André teve sua estréia no Nacional antecipada e enfrenta neste domingo, às 15h30 (com Sportv), o Black&Decker/ Uberaba, na casa do adversário. O time mineiro enfrentaria o Unimed/ Americana, mas a equipe do interior atrasou a volta da viagem da Rússia, onde disputou o Mundial de Clubes. A estréia de Santo André estava prevista para acontecer na terça-feira contra o São Paulo/ Guaru.
A equipe da região sempre esteve entre os cinco melhores colocados do torneio ? em 1999, conquistou o título. Tal regularidade faz de Santo André o primeiro colocado no ranking da competição. Em 115 jogos, as comandadas de Laís Elena Aranha acumulam 80 vitórias e 35 derrotas.

A treinadora, inclusive, é a segunda com mais jogos no Nacional. Tem no currículo justamente as 115 partidas do Santo André e está atrás apenas de Antonio Carlos Vendramini. Para o Nacional, a equipe contratou Gabriela, que estava em São Bernardo e subiu duas atletas do juvenil e quatro do infanto.

São Caetano pega algoz na estréia

O Santa Maria/ São Caetano faz seu primeiro jogo no Nacional contra o Pão de Açúcar/ Fio/ Unimed/ Ourinhos. A partida será às 13h30 no ginásio Joaquim Cambaúva Rabello (rua Capeberibe s/n, esquina com avenida Goiás) e terá transmissão ao vivo da Sportv. A equipe do interior foi o algoz do time da região no Campeonato Paulista, quando o eliminou na semifinal. Na decisão, bateu o Unimed/Americana e ficou com o título da competição.

O técnico Norberto Silva, mais conhecido como Borracha, espera uma partida equilibrada, apesar do favoritismo do adversário. ?Em qualquer estréia, o número de erros é muito grande e ganha quem errar menos, por isso espero que saibamos tirar proveito do fato de jogar em casa para começar bem o campeonato.?

São Caetano aposta em Fabiana e Cláudia, vice-campeãs mundial sub-21. No entanto, a equipe perdeu a pivô Flávia, eleita entre as cinco melhores do Campeonato Paulista, que transferiu-se para a Itália. Outro destaque da equipe é Maristela, que volta de uma contusão no abdômen, que a impediu de disputar os Jogos Abertos do Interior. Com 34 anos, a atleta está na segunda passagem pelo São Caetano, mas já é uma velha conhecida da torcida do Grande ABC. De 1998 a 2001 defendeu o Santo André, onde conquistou os títulos Sul-Americano, Nacional e Paulista.
?Com certeza esse será um campeonato muito equilibrado. Todos os jogos serão difíceis e mesmo Americana e Ourinhos, que são os favoritos, não vão ter moleza?, disse.

O técnico Borracha acredita que, além do equilíbrio, a competição será marcada pela revelação de novos talentos. ?Com as principais jogadoras no exterior, esse será o Nacional das jovens. O problema é que no segundo turno teremos um campeonato diferente, quando as equipes mais ricas se reforçam.? Borracha se refere a uma prática adotada por Ourinhos e Americana no Paulista, que trouxeram atletas de nível de Seleção Brasileira apenas para a série mata-mata. No Nacional, o prazo-limite para as inscrições é 72 horas antes do início do returno.

Fonte:Diario do grande ABC

Nenhum comentário: