quarta-feira, 1 de setembro de 2004

Paulo Bassul considera justo 4º lugar

Auxiliar do técnico Barbosa diz que Seleção Brasileira poderia ter rendido mais e voltado com um pódio

O técnico da Unimed/Americana, Paulo Bassul, lamentou a ausência da Seleção Brasileira de basquete feminino do pódio nas Olimpíadas de Atenas, quando a equipe terminou na quarta posição - nas duas últimas Olimpíadas, o Brasil conquistou uma prata (Atlanta-1996) e um bronze (Sydney-2000) -, mas considerou o resultado justo. Assistente do técnico Antonio Carlos Barbosa, Bassul retornou ontem ao trabalho depois da viagem a Atenas.
Para Bassul, a equipe brasileira poderia ter voltado com pódio de Atenas. “Pelo investimento e prioridade que são dados ao basquete no Brasil em relação a outros países, ficar em quarto numa Olimpíada é um grande resultado. Porém, o nosso grupo poderia ter rendido mais e voltar com um pódio, mas não produziu o que poderia. O quatro lugar foi justo, mas não era o que almejávamos”.

O técnico considera que o fato do basquete masculino ter ficado fora da Olimpíada e o feminino não ter conseguido uma medalha é prejudicial no que se refere a investimentos na modalidade. Segundo o treinador, haverá reuniões entre a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e a comissão técnica nos próximos dias. “Existem opiniões discordantes (entre Bassul e Barbosa) e há necessidade de se acertar. Isso é normal. Temos que sentar para corrigir os erros”, avaliou.

Segundo Bassul, para o Brasil voltar a ganhar medalha em Olimpíada, “terá que formar uma equipe mais homogênea em todos os sentidos, para que várias jogadoras pontuem, não sobrecarregando uma ou outra”. O treinador explicou que no basquete moderno tem que haver participação de todas as atletas, e com intensidade. “Foi onde talvez nossa equipe naufragou em Atenas”.

A próxima competição importante da Seleção Brasileira será a Copa América, no ano quem - a sede não está definida. “Nessa competição o Brasil não deverá utilizar as jogadoras mas experientes e sim tentar descobrir novas atletas”, adiantou Bassul.

O treinador comentou que dificilmente Janeth, Helen e Alessandra disputarão mais uma Olimpíada, mas com certeza farão parte do elenco que participará do Mundial de 2006, que será realizado no Brasil.

Fonte: Todo Dia


Nenhum comentário: