domingo, 22 de agosto de 2004

Rússia vence Nigéria e mantém jejum africano no basquete
Da Redação
Em São Paulo

A Rússia não teve problemas para vencer a Nigéria, neste domingo, por 93 a 58, e terminar a primeira fase do torneio feminino de basquete em Atenas com quatro vitórias. O resultado também mantém um tabu em Olimpíadas: desde que o basquete feminino africano chegou aos Jogos, em 1996, as seleções do continente nunca venceram uma partida.

Em 1996, o Zaire perdeu sete vezes e em 2000, Senegal perdeu seis. A Nigéria, se manter a tradição, sairá de Atenas com cinco derrotas. Na próxima terça-feira para, elas enfrentam a Coréia do Sul pelo 11º lugar.

Oxana Rakhmatulina marcou 15 pontos e liderou as russas no melhor jogo da equipe na competição até aqui. Já com a vaga garantida nas quartas, as campeãs européias tiveram 56 % de aproveitamento dos arremessos de quadra.

Foi também a melhor partida em chutes de longe, com as russas acertando 6 em 15 bolas de três pontos. Nos primeiros quatro jogos, o time tinha acertado apenas 9 bolas em 55 tentativas.

Em confronto entre classificadas, República Tcheca vence

Da Redação
Em São Paulo

Liderada pela ala Hana Machova, a seleção feminina de basquete da República Tcheca venceu neste domingo a Nova Zelândia por 74 a 57, em jogo válido pela última rodada da fase classificatória dos Jogos de Atenas.

Com a vitória, a República Tcheca passou a somar oito pontos, com três vitórias e duas derrotas, e, apesar de ter assumido provisoriamente a segunda colocação do grupo B, deve terminar a primeira fase da competição em terceiro. Nas quartas-de-final, é uma provável adversária do Brasil. Já a Nova Zelândia permaneceu em quarto, com sete pontos, e também tem vaga assegurada para a próxima fase.

A tchecas dominaram a partida e ficaram à frente no placar em todos os quartos: 21 a 12 (1º), 40 a 20 (2º) e 58 a 43 (3º), antes de fechar com 74 a 57. Machova foi a cestinha da partida com 21 pontos.

Apesar da derrota, a jogadora neozelandesa Angela Marino foi o grande destaque da partida. No fim do terceiro quarto, a armadora de apenas 18 anos protagonizou um dos lances mais bonitos do jogo. Faltando poucos segundos para o término da etapa, Angela arriscou um arremesso quase do meio da quadra e converteu.

República Tcheca e Nova Zelânida compõem o mesmo grupo de Estados Unidos, Espanha, Coréia do Sul e China.

Mais tarde, neste domingo, os Estados Unidos enfrentam a China (14h de Brasília), e a Espanha pega a Coréia do Sul (16h15).


Fonte: UOL

Nenhum comentário: