Pré olímpico de Cingapura 1988 - parte 1: os preparativos para Uma aventura na Ásia
Vinda de bons resultados internacionais como o bronze do Goodwill Games de 1986, e de uma prata dos Jogos Panamericanos de Indianápolis 1987, nossa seleção se preparava com muitas esperanças para o torneio pré-olímpico de Cingapura, que classificava apenas seis seleções para as Olimpíadas de Seul, meses depois.
As dificuldades para classificar uma equipe para uma Olimpíada no basquete feminino sempre foram grandes, afinal, até Barcelona 1992, apenas oito seleções participavam, dentre as quais o país sede e a última campeã mundial já estavam com vagas garantidas. Desta forma, era realizado um pré-olímpico mundial, que, segundo as próprias atletas, era mais difícil do que o próprio torneio olímpico.
No sorteio dos grupos tivemos um grande azar: caimos junto com União Soviética (que jamais havia disputado um torneio pré-olímpico e atual vice campeã mundial) e China (que vinha com grande ascenção graças a uma nova jogadora que assustava o mundo devido aos seus 2'04 m: Zengh Haixia).
Nossa preparação para o torneio foi bastante interessante. Fizemos uma série de amistosos contra Cuba (veja foto) que contava com Leonor Borrel e Regla Hernandez ,e Tchecoslováquia que contava com Razija Mujanovic, 3º e 4º lugares respectivamente no mundial de 86, e que jogava aos moldes de nossas principais adversárias em Cingapura.
Fotos tiradas em um jogo amistoso realizado no Ibirapuera em São Paulo
Treinada pela técnica Maria Helena Cardoso, e com toda a empolgação de confrontos internos entre Piracicaba e Sorocaba, nós, fãs do basquete feminino, nos preparamos para acordar durante uma semana cedinho da manhã, para assistir aos jogos transmitidos pela Bandeirantes (ah que saudades da Bandeirantes quando era "o canal do esporte") com Luciano do Valle e Álvaro José.
Sonhávamos com Paula, Hortência, Vânias Teixeira e Hernandez, Marta, Ruth, Nádia, Branca, Zezé, Edna, Janeth e Ana Regina. Sonhávamos em ver nossas estrelas, finalmente, em uma Olimpíada, afinal nunca tínhamos conseguido este feito.
Segue em anexo uma reportagem que a Revista Veja publicou uma semana antes do pré-olímpico. Leiam e deliciem-se.
Semana que vem contarei com detalhes como foi essa aventura na Ásia, trazendo os placares de todos os jogos, reportagens, fotos e as seis equipes classificadas para Seul 1998.
Tudo isso é para preparar os nossos corações, afinal...
FALTAM 89 DIAS PARA ATENAS 2004
Vamos contar juntos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário