segunda-feira, 30 de dezembro de 2002

Retrô

A Gazeta Esportiva bem resumiu o ano para o feminino.

Olhem só:


Frustração rende promessa de mudanças


Pela primeira vez em muitos anos, as meninas do Brasil não ficaram entre as quatro primeiras colocadas em uma competição internacional. Com problemas no calendário e desfalques importantes, a seleção voltou do Mundial da China com o modesto sétimo lugar.

Mais uma vez o grande vilão foi o aperto no mercado interno, que deixou a participação em torneios internacionais muito mais interessante para as jogadoras. Com datas de competições conflitantes, Barbosa, que tinha apenas duas atletas convocadas atuando no Brasil, só pode fazer um treino com o grupo completo uma semana antes da estréia.

Para complicar, duas peças importantes no esquema idealizado pelo treinador ficaram fora da disputa por causa de contusões. Micaela nem estreou, contundida no treino da véspera, e Helen machucou-se na primeira fase e não voltou mais à quadra. Com duas derrotas por um ponto de diferença, o Brasil terminou com uma campanha abaixo de suas possibilidades.

Barbosa permanece no comando da equipe, mas a palavra final de Grego ainda não foi dada. O saldo positivo de todos estes problemas é que a CBB garantiu que irá pagar em 2003 para que as principais jogadoras do país não precisem atuar no exterior, comprometendo a preparação para o Pré-olímpico. Dentro de casa, pouca coisa mudou. Os recursos continuaram escassos, levando a significativas mudanças nos plantéis das equipes paulistas. Os clubes continuaram fazendo malabarismos para se manter, mas o Vasco da Gama não teve sucesso. Depois de um título Nacional e do bicampeonato estadual, a equipe foi sumariamente extinta por problemas financeiros.

No balanço final da temporada, os principais vencedores foram Unimed/Americana e Guaru, esta última, que conseguiu o apoio do São Paulo e se reforçou com a ala Janeth. Atual campeão paulista, o Unimed/Ourinhos ainda tem nos cofres seu ponto fraco, assim como Santo André, que continua sem patrocinador.


Leia tudo: aqui

Nenhum comentário: