quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Barbosa e Alessandra lamentam fracasso da seleção brasileira

Copa América de 2017 foi traumática para o basquete feminino brasileiro. Pela primeira vez desde 1959 o time verde e amarelo não participará de um Mundial, que em 2018 será realizado na Espanha. Perdendo a decisão de terceiro lugar do torneio continental para Porto Rico, por 75 a 68, a Seleção agora tem de lidar com uma série de questionamentos. Alessandra Oliveira, campeã do mundo com o Brasil em 1994 e detentora de duas medalhas olímpicas, em Atlanta 1996 e Sydney 2000, respectivamente, não escondeu a tristeza por conta do resultado frustrante e lamentou o fato de as jovens com biotipo adequado estarem migrando para o vôlei.

"É uma tristeza, porque defendi por mais de 17 anos a Seleção Brasileira com unhas e dentes. Muitas vezes deixei minha família, meus interesses pessoais, para defender o país. Foi o reflexo de má gestões, alguns problemas internos. Não vi totalmente essa última Copa América, não estou aqui para falar quem é o culpado, isso aí é uma página virada. Agora temos que juntar a família basquete, esquecer vaidade, tentar massificar, principalmente no feminino, porque estamos perdendo meninas altas para o vôlei. Nada contra o vôlei, porque pelo menos elas estão praticando algum esporte e não estão na rua. Precisamos formar uma nova Seleção. Não vai ser em 2024 que vamos ter resultados. Começaremos a ter resultados, se começarmos a trabalhar agora, em 2028, porque quando eu fui campeã mundial, em 1994, eram quatro gerações juntas", afirmou Alessandra à Gazeta Esportiva .

Embora o resultado tenha surpreendido grande parte dos fãs de basquete, para o técnico Antônio Carlos Barbosa, multicampeão à frente da Seleção Brasileira, a tragédia era anunciada há tempo. No entanto, ele crê que o país só não se classificou ao Mundial do ano que vem porque não teve à disposição suas principais atletas, atualmente jogando no exterior.

"Com toda a honestidade, não foi surpreendente. Não foi surpreendente porque em toda a minha vida houve situações como essa. A Copa América bate com a WNBA. Chegamos a ter oito jogadoras na WNBA. Era uma outra época, em que tínhamos quantidade de jogadoras maior. Infelizmente, a falta de jogadores que são referência fez a diferença, porque se vai a Damiris, a Clarissa, a Érika, a Nádia, pelo menos duas dessas quatro jogadoras que são referência, certamente o Brasil teria se classificado para o Mundial", disse Barbosa, lamentando os importantes desfalques do técnico interino Carlos Lima.

O experiente treinador também relembrou a falta de planejamento desde a época em que foi chamado para assumir pela terceira vez na carreira o comando da Seleção Brasileira feminina de Basquete. Depois do bronze em Sydney 2000 e o quarto lugar em Atenas 2004, ele teve a missão de guiar a equipe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, mesmo sem uma preparação adequada - o Brasil acabou eliminado na primeira fase após perder todas as suas partidas.

"Já teve essa Olimpíada em que eu fui chamado de última hora. Eu não decepcionei, eu me frustrei, porque fizemos grandes jogos, perdendo sempre na hora de ganhar o jogo. Fruto do que? De uma falta total de planejamento, de uma falta total de um ciclo olímpico para o basquete brasileiro. Você compete com equipes que fazem o ciclo olímpico. Mesmo assim poderíamos ter ganhado da Bielorrússia, da Turquia tranquilamente. A França é uma equipe superior à nossa, mas também fizemos um jogo igual. Contra o Japão jogamos muito mal, merecemos perder. Contra a Austrália também fizemos um jogo igual. Então, se houvesse uma preparação, com excursão para a Europa, com certeza, teríamos chegado às quartas de final [das Olimpíadas", concluiu Barbosa

8 comentários:

Anônimo disse...

Barbosa vc deveria ter vergonha na cara e reconhecer os seus erros. Você participou por muito tempo da gestão do Carlos Nunes e sempre se posicionando politicamente para se manter na seleção brasileira, nunca pensando no esporte só fazendo política. Você é um dos grandes responsáveis por todos os fracassos da Seleção Brasileira. Um técnico que nunca ganhou uma LBF e nem quando era Campeonato Nacional também nunca ganhou. E antes da Olimpíada foi contra o movimento feito pelos clubes em prol do basquete feminino para assumir o cargo de técnico nas olimpíadas e agora coloca a culpa nos outros, na gestão na falTa de preparação etc, quando vc assumiu vc sabia de tudo isso é era justamente isso que o movimento queria fazer de diferente e vc falou mal e deu as costas para os clubes, sempre pensando no cargo político. Será que vc ainda não percebeu que vc é uma âncora no basquete feminino. Pega suas coisas e vai embora da seleção pelo bem do basquete feminino!

Anônimo disse...

Certas são as meninas que vão pro vôlei. Um esporte com muito mais visibilidade e que pagam bem mais as atletas. Enquanto o basquete não mudar e investir de verdade será esse fiasco.

Anônimo disse...

O MESMO BLÁ BLÁ BLÁ . Vai trabalhar DE VERDADE ! Se RECICLAR . Formar essas meninas tecnicamente em nível internacional ..... tem jogadora na seleção que não sabe fazer bandeja com a mão esquerda . VOCÊS PARARAM no tempo ... FORMAM ATLETAS de qualquer jeito . PIVÔS que não sabem jogar de frente pra cesta , SEM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL, sem habilidade NENHUMA com a bola e do próprio corpo . São ANOS de descaso da CBB e ANOS de COMODISMO e FALTA DE ATITUDE de treinadores que não tiveram a CAPACIDADE pra formar tecnicamente nossas meninas a nível internacional , por isso nosso basquete feminino esta onde esta , por isso o jogo do feminino é TÃO FEIO , por isso perdemos hoje pra Argentina , Venezuela , Ilhas Virgens etc ... Culpa da CBB ? Sim .. , mais também dos treinadores QUE NÃO GOSTAM DE TREINAR ESSAS CRIANÇAS POSIÇÃO por POSIÇÃO . Se fizessem isso teríamos VÁRIAS armadoras de nível internacional , várias pivôs e laterais de nível internacional , pois por incrível que pareça ainda temos material humano . A CBB cuida de seleções e de MASSIFICAÇÃO do esporte mais o produto que chega na seleção é responsabilidade EXCLUSIVA de quem forma essas meninas . CHEGA DE DESCULPA a CULPA É DE TODOS ... E com certeza não é de Barbosa de Adriana e MUITO MENOS de Carlos Lima que o basquete feminino precisa pra sair desse BURACO que se encontra !!! Sem PACIÊNCIA ....

Anônimo disse...

Parece fácil o mesmo discurso as meninas com biotipo migraram para o volei.
Mentira: Temos Kamila Soares chegando ao 2,00m - Izabel varejão, Ana Flávia, Leticia Rodrigues,Raphaela Marciano, Lorena(bradesco) como pivos.
Gabriela Guimaraes e Rafaela Monteiro acima de 1,80.
Fora as meninas que atuam no EUA Isa Nicoletti, Maria Paula, Manu Oliveira, Babalu.
Te essa seleção tivesse um técnico internacional para modelar essa seleção criar uma defesa forte, esquema de jogo, responsabilidade e empenho de todas, lembrando ainda temos Erika, Nadia, Damaris, Clarissa, Ramona, Isa Sangalli e Taina Paixão, juntando a juventude poderiamos ter uma seleção regular para ir se desenvolvendo o voltar a ganhar primeiro de si mesmos, da Argentina, Porto Rico, Cuba e Canadá, depois sonhar em jogar bem internacionalmente.
Pés no chão, infelizmente ainda é preciso da intervenção de Paula, Hortencia e Janeth, junto as jogadoras para cobrar um técnico e comissão técnica de nivel internacional igual ao masculino possuem, e amistosos internacionais contra europeias, asiaticas pq o Japão cresceu sentimos na pele isso nas olimpiadas, Australia sempre um time bom e armado corretamente.
Somente com planejamento estratégico sério maduro sem amadorismo iremos ver o basquete que um dia foi glorioso voltar ao lugar que merece.

Anônimo disse...

É isso mesmo, fora Barbosa para o bem do basquete feminino

Anônimo disse...

Sinceramente da nojo de ver esse Barbosa abrindo a boca para criticar alguma coisa. Pois o legado deixando por Grego e Carlos Nunes foi o pior da história e o Barbosa sempre apoiou e foi protagonistas desse fracasso tb. Agora ele vem criticar, ele não tem moral nenhuma para falar nada, muito menos criticar alguma coisa. Ele deveria já estar aposentado a muitos anos, e fora do basquete. Quando ele assumiu a seleção sempre disse que o brasil teria chance de bons resultados nas olimpiadas do Rio. Quando passou por aquele vexame e saiu sem ganhar nenhum jogo. Ficou falando que a culpa era das jogadoras, da cbb que não investiu. Ele é um dinossauro ultrapassado e e ridículo. Muito demagogo, raposa velha sempre joga a culpa em alguém.

Anônimo disse...

A desculpa que esse Barbosa deu depois da derrota pra Ilhas Virgens na Copa América foi o fim, não sei como o presidente eleito para CBB concordou com uma resposta tão rídicula

Anônimo disse...

O Barbosa é muito cara de pau. Ele é responsável também pelo que está acontecendo!!!! Não larga o osso e fica dando entrevista dizendo que lamenta???? Se lamenta porque nesse momento de planejamento o Sr. Largou a seleção e foi treinar um time africano? Lamentar é fácil quero ver atitude!!!!