segunda-feira, 14 de agosto de 2017

É hora de renovar. E alguns nomes a CBB não poderá esquecer

Não adianta ficar chorando o leite derramado. É hora de trabalhar já visando os Jogos Olímpicos de Tóquio (2020) e Paris (2024).

E alguns erros que se repetem há alguns anos precisam ser corrigidos.

Após os jogos olímpicos de 2012, entendendo que a geração anterior já havia esgotado, a CBB resolveu realizar um trabalho de renovação, sob o comando do técnico Zanon.

No entanto, não foi oferecido o intercâmbio que era constantemente prometido pelo então diretor técnico Vanderlei. E às vésperas da Rio, a CBB entendeu que com a geração anterior aliada a técnico experiente (porém defasado) seria a solução para fazer bonito em casa. Deu no que deu.

O mesmo erro aconteceu agora na famigerada AmeriCup, que terminou ontem com o maior fracasso do basquete feminino brasileiro nos últimos trinta anos: A insistência em jogadoras em idade avançada ou jogadoras que entraram no processo de renovação proposto entre 2013 e 2015 e que nunca renderam NADA na seleção.

É preciso bom senso e imparcialidade da equipe técnica para saber convocar as jogadoras que estão em um melhor momento.

Sabemos que a LBF é um torneio fraco tecnicamente. Então, como convocar uma jogadora que teve uma temporada medonha? Não dá pra levar apenas as jogadoras que são da patota do técnico.

Será mesmo que Mônica, Leila e Joice Coelho não foram bem suficientemente na LBF para sequer serem convocadas?

Mas como disse, não adianta chorar o leite derramado.

Agora é hora de pensar (novamente) em renovação e oferecer uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atletas (e isso inclui amistosos de qualidade).

A CBB precisa levar essas meninas para jogarem, no mínimo, dez amistosos na Europa todo o ano, leva-las para participarem de clinicas nos EUA (como era feito com as seleções de base na época em que Hortência era diretora).

Mais que isso: precisa dar espaço para jogadoras jovens que estão aparecendo (ou será que vamos até 2024 com Ega, hein seu Barbosa?).

Por que mais que a base tenha sido negligenciada na última década, alguns bons valores merecem ser acompanhados de perto: Gabriela Guimarães, Aline Moura, Lays da Silva, Babalú Ugwu, Raphaella Marciano, Izabella Nicoletti, Raphaela Monteiro, Letícia Rodrigues, Maíra Horford, Vitória Marcelino, entre outras.

Não podemos nos esquecer da geração que foi bronze no Mundial Sub-19 em 2011. Damiris, Ramona, Joice Coelho, Cacá e Tássia foram titulares em suas equipes na última temporada e tiveram um bom rendimento. Não dá simplesmente para descartar estas jogadoras.

Gostem ou não, estes nomes ao lado de Clarissa e Nádia são o futuro da seleção.

Material humano nós temos. Só nos resta saber se a CBB ainda tem interesse no basquete feminino.

Que a CBB fique atenta, ou num futuro próximo nem para a Copa América a seleção se classificará mais.

21 comentários:

Anônimo disse...

QUE TAL COMPLETAR A LISTA COM UM TOTAL DE 20 MENINAS FORMANDO UM GRUPO JOVEM, BOM TATICAMENTE E FISICAMENTE PARA MUDAR A VISÃO DO BASQUETE FEMININO?

Anônimo disse...

Estava vendo os melhores momentos de Argentina x Canadá. Que jogaço. Disputado ponto a ponto. Algumas argentinas já jogaram a LBF e não tiveram grande destaque, apesar da Gretter ser realmente muito boa, as brasileiras sempre foram melhores. A Iza Sangalli (que não consegue jogar bem a LBF) foi jogar a Liga Argentina contra a maioria das atletas dessa seleção e foi cestinha do campeonato. Essa conta não fecha. Precisamos arrumar a casa, contratar um técnico de nível internacional, que consiga arrumar taticamente a equipe, por essas meninas para treinar, jogar amistosos internacionais. O nível do basquete feminino não é tão alto. Se fizer o básico o nível da seleção melhora muito. Barbosa precisa largar o osso.

Anônimo disse...

Ótimo texto. Ver a CBB ignorar as meninas do bronze sub-19 de 2011 é lamentável. E CHEGA de Barbosa em qualquer cargo que seja do basquete feminino!!!

JOSE PARDO disse...

Temos também uma PROMESSA DE 17 anos KAMILLA SOARES DE 2,00m. E QUE JÁ ESTA JOGANDO NO BASQUETE UNIVERSITARIO AMERICANO! JÁ PASSOU DA HORA DE TRABALHAR COM NOVAS JOGADORAS!!

Anônimo disse...

Das jogadoras que participaram ainda podem contribuir são: Raphaella Monteiro da Silva, Izabella Nicoletti, Leticia Rodrigues e a Isabela Macedo, o restante podem sacar a viola da seleção

Anônimo disse...

Fora Barbosa & Cia... Hora de largar o osso e parar de cornetar os técnicos. Vc teve sua oportunidade e não deu.. inclusive nos clubes vc não deu resultados recentes.. RENOVAÇÃO

Anônimo disse...

Fora Barboda, adriana e carlos lima ja deu forAaa

Anônimo disse...

O que aconteceu com a feminina esperam pra ver vai ser a mesma coisa com a selecao masculina

Anônimo disse...

BARBOSA E ADRIANA SANTOS FORA!!!!

Anônimo disse...

Nossa, tem meninas aí que já pararam de jogar faz tempo. Nao podemos esquecer das que estão jogando. IZABELA SANGALLI ,MARIA CLAUDIA, DÉBORA...

Anônimo disse...

Fora BARBOSA ADRIANA CARLOS LIMA e o que aquele administrador fica fazendo no banco gente ? É uma BADERNA até o banco da seleção

Anônimo disse...

Exatamente... A base é o que dará algum futuro pra essa nossa seleção
Não menosprezando as jogadores mais velhas, mas elas já fizeram o puderam pela nossa seleção, é hora de olhar pro futuro, pra nossa base. A Rapha Monteiro, Nicoleti e Joice Coelho sem dúvidas demonstram um pouco do que estou querendo dizer.
O vexame na copa América se deve, na minha opinião, além da convocação ridícula de algumas jogadoras, à escolha de Carlos Lima para comandar a seleção. Acredito muito no Vendramini, porém com uma boa seleção de jogadoras. ****RENOVAÇÃO****
Uma seleção brasileira sem Damiris, Érika e Clarissa dificilmente HOJE tem algum futuro brilhante.
A gente já vê que não vai dar futuro quando convocam Babi 31ª colocada em eficiência na LBF e sacam (depois de já convocada) a Iza Sangalli cestinha da Liga Argentina (onde realmente teve espaço pra jogar) e 5ª colocada em eficiência lá. Os números da Iza na LBF não são tão bons pq não era titular e não tinha muito espaço para jogar no Americana, enquanto Babi era titular e não teve bom desempenho. Isso é só um exemplo, muitas jogadoras que tiveram um desempenho e partidas ridículas na última temporada foram convocadas. Não dá sinceramente para entender essas convocações...
Precisamos eliminar a corja... Barbosa e cia... Buscar talentos fora dessa casinha em que a CBB se encontra! Urgentemente!! Renovação!!!

Anônimo disse...

só uma grande correção..precisa renovar sim....porém o zanon saiu pq não teve nem a coragem de nunca assistir um jogo do feminino....ele foi um técnico terrível....no mais não tem como renovar todo mundo de uma vez....qualquer time do mundo renova parcialmente....no mais a kely foi uma das que se salvaram nesta copa américa....juntamente claro com a rafaela.....esta...a melhor de todas.....

Anônimo disse...

Muito pelo contrário, o que falata é quantidade de material humano

Sta. Ignorância disse...

Anônimo das 13:58, é possível citar mais de 20 meninas que tem potencial e que precisam ser trabalhadas ter intercâmbio internacional.

armadoras: Carla Lucchini, Carolina Ribeiro, Lays, Izabella Nicoletti, Isadora Sousa - além de Tainá, Débota, Tássia e Cacá que ainda podem ser utilizadas, se estiverem em boas condições técnicas.

alas: Raphaela Monteiro, Izabela Sangalli (se deixar de esquentar o banco no time de Americana/Campinas), Maíra Horford, Vitória Marcelino, Mariane Carvalho (vai jogar nos EUA), Emanuely, Gabriela Guimarães (pela altura, precisa migrar definitivamente pra ala), Gabriela Soares, Mariane Cruz, Júlia Schmauch - além de Ramona e Joice Coelho que não podem ser descartadas.

pivôs: Letícia Rodrigues, Jennifer Calixto, Raphaela Marciano, Maria Carolina, Kamilla Soares, Izabel Varejão, Geovana Lopes, Licinara Bispo, Sara Rodrigues (pivô de Guarulhos que jogou no mundial sub17 do ano passado e já foi convidada por universidades americanas), Brenda Barros - além de Mônica e Fabiana que poderão ser aproveitadas neste ciclo olímpico e de Damiris, Nádia e Clarissa, que dispensam apresentações.



Vamos continuar aqui no blog tentar monitorar onde essas meninas estão, mas seria importante se alguém da CBB fizesse isso.

Por exemplo: A jovem ala Mariane de Carvalho, que jogou nas seleções de base e no Evento Teste, vai jogar no universitário americano. Outra ala da sua geração, Wytalla, tinha se aventurado em Portugal. Será que o corpo técnico/diretivo da CBB acompanha esses passos?

Anônimo disse...

Agora ninguém é culpado, povo brasileiro vamos ficar de olho e cobrar dessa nova gestão a saída para nunca mais voltar do BARBOSA, ADRIANA E CARLOS LIMA, FORA, FORA, bando de incompetente, estão lá só porque ficam puxando o saco, nesse país está tudo errado.
CARLOS LIMA, ARROGANTE, RIDÍCULO, DESPREPARADO, apesar povo que ele deu o que ele tinha para dar, nunca foi bom técnico, é um enganador, mentiroso, provou agora nessa Copa América. TOMA VERGONHA NA CARA, APOSENTA, POIS VOCÊ NÃO SERVE PARA NADA.

Anônimo disse...

Sta. Ignorância, Wytalla está jogando em Piracicaba e foi a cestinha do time nos Jogos Regionais. A Mariane é uma excelente ala/armadora. Em que universidade ela está jogando?

Sta. Ignorância disse...

Mariane foi pra Highland, em Kansas.

Outra ala da mesma geração também foi para os EUA, a Fabíola Alexandrino, uma ala atlética que jogava no Bradesco. Ela vai jogar em Wyoming.

Anônimo disse...

CONVOQUEM ESSAS MENINAS DA LISTA POR POSIÇÃO, FAÇAM TESTES E AVALIAÇÕES TÁTICAS E FÍSICAS. FORMEM UMA SELEÇÃO E COMPLETEM COM AS QUE RENDERAM NA SELEÇÃO (UMA OU DUAS). TEM QUE HAVER UMA ARMADORA QUE SAIBA LER E DISTRIBUIR O JOGO, UMA ALA QUE SAIBA CHUTAR DE TRÊS, DAR CORTES, DRIBLAR E SE COLOCAR TATICAMENTE EM QUADRA, UMA PIVÔ QUE PEGUE REBOTE, CHUTE DE FORA E SAIBA DEFENDER. VAI DAR TRABALHO MAS TAMBÉM DARÁ RESULTADOS. QUEM SE PROPÕE?

Anônimo disse...

A males que vem para bem... Momento que vc percebe que o fundo do poço chegou ao fim.
Agora reestruturar de fato o basquete fortalecendo os clubes formadores dando direito a voto nas eleições da CBB acabando com esse feudo que são as Federações Estaduais. Criar uma seleção Sub 17 e Sub 19 permanente disputando até se possível a LBF.
Melhorar a LBF trazendo de volta projetos como Ourinhos, Catanduva, Mangueira, etc..
Seguir os passos do trabalho do voleibol onde o Brasil é potência!
Intercâmbio com técnicos estrangeiros para clínicas e workshop para técnicos proprofissionais e formadores.
Cleber
Guaratingueta

Anônimo disse...

Pois é, a Mariane está jogando em Kansas.
Veio passar suas férias em Araraquara sua cidade natal,
e aproveitou treinou com o time da cidade e jogou os Jogos Regionais,
será que alguém foi dar uma olhada no seu basquete, melhorou muito e jogou muito.
Deveriam prestar atenção nessa garota!