sexta-feira, 7 de julho de 2017

CBB define seleção feminina para a Copa América

A diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, nesta sexta-feira (dia 07), no Rio de Janeiro (RJ), a comissão técnica e as atletas convocadas para iniciar os treinamentos com a Seleção Brasileira Adulta Feminina, visando a ‘Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017)’, que ocorre de 06 a 13 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina.

O técnico será Carlos Lima, do Americana, e Bruno Guidorizzi, do Basketball Santo André/APABA, o assistente-técnico. Os demais integrantes da comissão técnica são estes: Clóvis ‘Vita’ Haddad (preparador físico), Paulo Roberto Szeles, Lenita Glass e Carlos Vicente Andreoli (médicos), Isabel Cristina Castro Rosa (fisioterapeuta), Mirtes Stancanelli (nutricionista), Thais Reis de Souza (massagista), Bruno Valentim (coordenador do departamento feminino), Adriana Santos (supervisora do departamento feminino) e Antônio Carlos Barbosa (gerente esportivo).

“O Lima e o Guidorizzi são dois nomes da nova geração brasileira de treinadores, que estão conseguindo bons desempenhos em suas equipes há algumas temporadas e já viveram experiências positivas nos selecionados nacionais de base. Por isso, tenho a certeza que nos auxiliarão bastante neste começo de trabalho, em que teremos uma competição forte e muito importante pela frente”, comentou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

“É um orgulho ter a oportunidade de comandar a Seleção Brasileira, estou extremamente feliz e quero trabalhar muito, junto com toda a comissão técnica, para poder classificar o Brasil ao Campeonato Mundial. Será uma Copa América difícil, mas acreditamos em nossa classificação”, relatou Lima.

“Estou muito honrado e feliz em poder trabalhar na seleção principal e participar dessa renovação com a CBB. Fico contente de trabalhar com o Carlos Lima, um técnico muito competente, que por diversas vezes mostrou qualidade nas equipes que dirigiu e soube lidar com várias situações adversas. Tenho certeza que estar ao lado dele será, além de tudo, um grande aprendizado”, acrescentou Guidorizzi.

A apresentação da comissão técnica e do grupo de jogadoras será na tarde do dia 13 de julho (quinta-feira), em Pindamonhangaba (SP). Os treinamentos serão realizados no ginásio do campus da Fundação Universitária Vida Cristã – FUNVIC (estrada Radialista Percy Lacerda, 1000, bairro Pinhão da Borba), na mesma cidade, de 13 de julho a 03 de agosto.

A ‘Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017)’ classifica os três primeiros colocados ao Campeonato Mundial Adulto Feminino de 2018.

PARCERIA
A FUNVIC - Fundação Universitária Vida Cristã é uma instituição de ensino que atua do ensino básico ao superior, que investe na educação e no esporte com valores e princípios cristão. 

A FUNVIC apoia diversas modalidades esportivas, com equipes disputando campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Atualmente a FUNVIC é parceria da CBB e vem incentivando e promovendo o basquetebol brasileiro.

“Para a FUNVIC é uma grande satisfação receber a delegação da Seleção Brasileira Feminina de Basquete para preparação da Copa América, que se inicia em agosto. Nós da FUNVIC juntamente com a nova diretoria executiva da CBB e com a parceria da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba não medimos esforços para apoiar o basquete brasileiro”, relatou o presidente da FUNVIC, Pr. Luís Otávio Palhari.

“Estamos felizes em firmar parceria com uma instituição de ensino renomada e de grandes valores, como é a Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC), comandada por pessoas sérias e comprometidas e que usa o esporte como ferramenta de socialização e propagação do bem estar e da saúde. Tenho certeza que a nossa Seleção Feminina terá toda estrutura necessária para fazer a sua preparação e seguirá pronta para representar o nosso basquete com dignidade na Copa América”, completou Guy Peixoto Jr.

CONVOCADAS
Bárbara Generoso Honório (Baby) – armadora – 31 anos – 1m80 – Americana
Clarissa Cristina dos Santos – pivô – 29 anos – 1m84 – Sopron Basket (Hungria)
Damiris Dantas do Amaral – pivô – 24 anos – 1m92 – Atlanta Dreams (Estados Unidos)
Érika Cristina de Souza – pivô – 35 anos – 1m96 – San Antonio Stars (Estados Unidos)
Gilmara Justino – pivô – 36 anos – 1m83 – Uninassau Basquete
Isabela Ramona Lyra Macedo – lateral – 23 anos – 1m81 – Zamarat (Espanha)
Izabella Frederico Sangalli – lateral – 22 anos – 1m82 – Americana
Jaqueline de Paula Silvestre – lateral – 31 anos – 1m79 – Basketball Santo André/APABA
Joice Cristina de Souza Rodrigues – ala/armadora – 30 anos – 1m76 – Americana
Kelly Santos Muller – pivô – 37 anos – 1m92 – Uninassau Basquete
Letícia Viviane Dias Rodrigues – pivô – 22 anos – 1m90 – Santos FC/FUPES
Patrícia Ribeiro Teixeira – lateral – 26 anos – 1m76 – São José Desportivo
Raphaella Monteiro da Silva – ala/pivô – 22 anos – 1m81 – C.U.S Ponta Delgada (Portugal)
Tainá Mayara Paixão – armadora – 25 anos – 1m72 – Basketball Santo André/APABA
Tássia Pereira de Souza Carcavalli – ala/armadora – 25 anos – 1m75 – Uninassau Basquete
Tatiane Pacheco Nascimento – lateral – 26 anos – 1m81 – Uninassau Basquete

Média de Idade: 27,8 anos
Média de altura: 1m81

31 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado que os dois últimos técnicos campeões brasileiros não foram escolhidos. Vendramini e Lisdeivi, campeões na últimas duas ligas não são competentes ou não fazem parte do grupinho? O basquete feminino parece uma prefeitura onde os amigos do "prefeito ocupam cargos comissionados enquanto profissionais competentes são deixados de lado. Só lamento! Cadê as mudanças? É a renovação? Por enquanto só estou vendo mais do mesmo! Adeus basquete feminino, cansei!

Anônimo disse...

Sinto falta de quatro nomes: Leila quinta cestinha da LBF (terceira entre as brasileiras), Letícia Rodrigues, Thaíssa que jogaram muito bem, com desempenho superior a muitas atletas dessa lista e Nádia, simplesmente MVP da Liga Espanhola. É chocante por outro lado, que a comissão técnica prefira investir em Kelly, prestes a completar 38 anos e não é nem pela idade, ela simplesmente não jogou nada na Olimpíada ou na LBF. Inexplicável e desnecessário.

Anônimo disse...

Leva a Kelly e não leva a Nadja que fez um ótimo torneio na Espanha. Esse time é a cara do Barbosa, alguma dúvida? Cadê a mudança Guilherme????????

Anônimo disse...

Gostei da escolha da comissão técnica, técnicos do feminino, jovens, com experiência na base e em equipes adultas. É isso aí. Acho também que é necessário fazer uma convocação conservadora para tentar reunir o que tiver de melhor possível, garantir a vaga no Mundial primeiro e depois da vaga garantida fazer uma renovação gradativa. Acho que a linha de corte deve ser atletas que estarão com idade para jogar em alto nível no final do ciclo olímplico (2020).

Anônimo disse...

Gente.. eu li isso.. Kelly dentro e Nádia fora????? PQP

Anônimo disse...

Meu Pai!

Anônimo disse...

e a nádia......o que aconteceu??????? tá machucada?????

Anônimo disse...

odiei o nome do técnico........ o que ganhou o carlos lima gente....NADA.NADA .NADA NADA......

Anônimo disse...

“O Lima e o Guidorizzi são dois nomes da nova geração brasileira de treinadores, que estão conseguindo bons desempenhos em suas equipes há algumas temporadas"

Espera um pouco...ou eu sou louco, ou estou em outro planeta...
Cadê "algumas temporadas"?
Carlos Lima, sem time adulto à algum tempo, Assistente do Vendra em Americana e o Bruno Guidorizzi, estou tentando descobrir estas "ultimas temporadas", pois ele é técnico de S.A. à bem menos de 1 ano, pois atuou apenas no ultimo campeonato da LBF, efetivamente como técnico, já que as velhinhas cansaram.
Como pode, o Assistente de uma equipe, passar à ser o técnico da Seleção adulta do Brasil?
Começamos muito mal...
O correto então seria o Vendra como técnico e o Lima como Assistente, mas acho que deveria ser o Dornelas ou a Lisdeivi...aí sim seria uma Comissão de peso...
Ah, esse Basquete Feminino que tanto amamos, que coisa, sempre deixado à deriva. E desta vez, depois de tanto criar esperança, percebemos que continua a mesma coisa.
Obrigação de se classificar, mas, se não acontecer, mais uma vez, chegaremos ao fim do túnel, sem luz alguma!

Anônimo disse...

Nao convocou a Nadia, ela esta machucada sera?

Erico disse...

Letícia Viviane Dias Rodrigues ?

Érico disse...

Adriana e Barbosa? Coragem!
Carlos Lima é meio zzzzzz mas não tem muita opção.

Anônimo disse...

Joice Coelho tem muito potencial. Merecia ser lembrada. Ela é bem melhor que a Ramona por exemplo.

Anônimo disse...

Já Começou MALLLLLL e MUITOOOOO MALLLLL

1° Até hoje não consigo entender o que Adriana Santos pode fazer de bom pra tirar o basquete feminino do buraco e não Magic Paula ( Nosso ÍCONE MUNDIAL junto com Hortência e EXCELENTE GESTORA ? O basquete feminino precisa recuperar a MORAL INTERNACIONAL dentro e fora da quadra e trazer a Magic Paula por exemplo como Gestora do feminino seria algo muito bom !
(Essa gestão está querendo agir como se as duas não existissem talvez pelas críticas COM RAZÃO feitas a CBB mais não adianta ELAS SÃO e SEMPRE vão ser O BASQUETE FEMININO DO BRASIL são HALL da FAMA reconhecidas INTERNACIONALMENTE e inclusive pela FIBA e que deveriam estar SIM nessa nova gestão ajudando no que fosse )

2° Se convocaram Erika , Clarissa , Damiris cadê a NÁDIA COLHADO que ARREBENTOU na Espanha na última temporada ? Tudo bem que provavelmente elas não venham mais todos sabemos que as 4 SÃO NOSSAS MELHORES PIVÔS no cenário internacional da atualidade !
Cadê Joice Coelho , Leila Zabani ? Duas cestinhas de seus times na última LBF

3° Jaqueline , Gil , e Kelly = A primeira NUNCA vi render na seleção o que rende no clube SÓ ARREMESSA DE TRÊS e SEMPRE é cortada . A segunda é uma guerreira mais que já está na hora de ser substituída por jogadoras mais jovens ( Mônica ou Ana Carolina por exemplo ) Kelly , MERECE estar pelo que jogou na última LBF e principalmente porque não dá pra saber se as da WNBA virão irá ajudar .

4° Joice , Babi , Taína . Porque não convocaram denovo as duas armadoras que jogaram o evento teste e foram bem ? Se temos que renovar a armação porque não deixar a Joice Rodrigues ASSUMIR com Taina de reserva imediata e levar Ana Beatriz e Lays que jogaram o evento teste pelo menos para os treinos e já pensando em RENOVAÇÃO ?

5° Maira Horford , Mônica , Vittoria Marcelino e Joice Coelho tinham que estar nessa convocação .

Fiquei feliz em ver Tassia voltando , Rafaella e a Pivô Letícia .

Muito boa sorte as meninas

Anônimo disse...

Seus desinformados, Nádia está machucada.

Anônimo disse...

Enquanto os cargos da CBB for cargos políticos vamos continuar na mesma. Barbosa e Adriana Santos só estão lá pq fizeram campanha para o Guy peixoto, ou seja, cargo político. Vendra não foi bem lembrado pq apoiou o Amarildo. Não existe mérito existe politicagem. É realmente lamentável ver um assistente assumindo o comando da seleção e o técnico principal campeão de 3 LBF das últimas 4 disputadas não ser nem lembrado. Continua tudo igual!!! Vergonha!

Anônimo disse...

Cadê a LEILA ZABANI nessa convocação? 13,6 ppj na última LBF e não é o suficiente para uma convocação? Boa sorte as convocadas!

Anônimo disse...

Hahahahahahaha.... só pode ser piada!!!! Que comissão horrível!!!! Kkkkkkkkkkkkk... o feminino está falido mesmo...

Anônimo disse...

É mais do mesmo. A Lisdeivi entende muito mais de basquete do que os dois técnicos juntos. Boa sorte, meninas. O feminino está por um triz. Basta ver o que aconteceu com o time supercampeão que quase desapareceu.

Anônimo disse...

A comissão técnica é formada por indicação política e não por mérito ou competência. O que a Adriana Santos conquistou nos últimos anos? É o Barbosa? Todos os times que ele dirigiu tiveram foram campeões??? É o Lima e o Bruno? Ou seja, pra ser técnico da seleção não adianta fazer bom trabalho... pra chegar lá vc precisa apoiar o candidato certo. É como se fosse uma prefeitura em que vc apoia o candidato e quando ele vence vc ganha o carro e o basquete sempre em segundo plano...

Anônimo disse...

Aquela menina que foi jogar nos EUA poderia estar ai tbm: Nicoletti

Anônimo disse...


Eu não gostei da convocação, achei extremamente conservadora.
Mesmo que haja uma preocupação com a classificação para o mundial do ano que vem na Espanha, não sei se se fazia necessário uma convocação tão conservadora.

Para lamentar a ausência de alguns nomes como a Leila Zabani e Monica Nascimento que fizeram uma boa LBF. Nomes novos poderiam ser observados, Maria Carolina, Maira, Vitoria, Lays e Ana Beatriz, além de convocar para observar a Alana Arias (EUA).

Para comemorar, as lembranças de Leticia Rodrigues, Izabela Sangalli e Raphaela Monteiro.

A partir da convocação que está aí, eu manteria:

Armadoras: Tainá, Joice e Tassia
Alas: Ramona, Sangalli (Jaqueline), Raphaella, Tatiane, Damiris
Pivôs: Erika, Clarissa, Leticia e (Gil ou Kelly).

Para disputa da Copa América são bons nomes e mesclado.
São tres vagas em disputas, uma provavelmente ficará com Canadá
Duas disputadas por Argentina, Brasil, Cuba e Porto Rico

Correndo por fora: Mexico, Colômbia e Venezuela.

Anônimo disse...

a nicoleti é disputada pelos EUA inteiro......mas não é convocada pra seleçao de seu pais....vá entender

Anônimo disse...

Ridícula a convocação da Comissão Técnica.
Mas entenda-se, são funções que sempre serão indicadas por alguém que está lá e precisa se segurar no cargo. Isso já existia com o Vanderlei,ou seja, Adriana Santos e Barbosa, que apoiaram a eleição do Presidente e que precisam agradá-lo. O Vendramini não apoiou, está fora. Carlos Nunes e Bruno Guidorizi são vaquinhas de presépio, você coloca na posição que quiser e servirão apenas para decorar o ambiente.
Só que nossa seleção não é presépio. Não temos o menino Jesus para nos salvar, tem que ter trabalho sério. Se viver de milagres, estaremos cada vez mais, jogando nosso basquete feminino no LIXO!
CHEGA!
BASTA!
NÃO DÁ MAIS!
ACABOU!
ESTAMOS NO FIM!
BASQUETE FEMININO, JÁ ERA!
FOI-SE O TEMPO!
As últimas esperanças se apagaram!

Anônimo disse...

Realmente eu achei que essa gestão ia fazer um trabalho profissional deixando de lado a vaidade e pensar em 1 lugar em salvar o basquete feminino. Achei que os melhores estariam a frente da seleção, mas infelizmente vivemos da mesma politicagem de sempre. Me ajuda aqui que eu te ajudo ali. Desculpe, mas Adriana Santos e Barbosa assim como a antiga diretoria responsáveis pelo maior vexame do basquete brasileiro em olimpíadas estão aí, ou seja, essas pessoas nunca mais poderiam fazer parte da seleção. É lamentável!!! CBB lixo!!! Continua tudo igual!! Quem trabalha para o basquete no dia dia não faz parte da seleção sempre foi assim!!! Tenho nojo da CBB e todos os seus membros!! Todos farinha do mesmo saco!

Anônimo disse...

Concordo com a lista de jogadoras. Não tem pra onde correr, é uma lista mais conservadora, mas não temos muitas opções para seleção. Infelizmente ainda existem esses cargos de amigos na CBB. Acredito que a nova gestão da CBB, vai tentar fazer uma gestão menos amadora do que a passada, por causa da prestação de contas pra FIBA.

Anônimo disse...

A seleção, se bem treinada, é uma seleção forte. O problema é que muitas jogadoras paradas e não terão muito tempo de treinamento. Como a Nadja está machucada, deveriam levar uma outra jogadora no lugar da Kelly. Ela já ajudou muito a seleção, mas precisamos renovar, poderíamos deixar só a Erika de pivô veterana. Espero que essa nova gestão se preocupe mais com a base e acabe com o amadorismo e a indicação de amigos. SELEÇÃO não deveria ser por QI.... Como o próprio nome diz.. seleção, vem de selecionar os melhores, quem está em melhor fase.. e isso vale tanto para técnicos quanto para jogadores... Nada contra os dois técnicos, mas tem gente que fez trabalho melhor, deu mais resultado, foi técnica do ano e acabou sendo esquecida. É assim que vocês querem fazer renovação? Deixando de lado quem se destacou? Acho o Vendramini muito mais capacitado que o Barbosa, de fato. Ganhou muito mais títulos, mas nunca foi tão político quanto.. aí paga o preço por ser competente e não ser político? VAMOS MUDAR ISSO??????QUANDO????

Anônimo disse...

Uma vergonha, ja começou mal. Mudanças? SQN né...
Kelly não deveria nem ser cogitada, pelo o que vem apresentando nos últimos anos.
Jaqueline só rende em Santo Andre, onde tem que receber todas as bolas.

Injustiça jogadoras como Leila, Thaissa e Nadia (não sei se está machucada), não estarem nesta lista.

Anônimo disse...

Barbosa é um carma na seleção feminina

Anônimo disse...

Barbosa e Adriana Santos são o câncer da seleção!

sergio/RJ disse...

MUDA A DIRETORIA TODA, MAS OS MESMOS ERRAS ACONTECEM, PELO AMOR DE DEUS, NÃO PRECISA SER MUITO INTELIGENTE PARA VER QUE O TÉCNICO TINHA QUE SER O VENDRAMINE E O ACESSOR lISDEIVE OU DORNELAS, QUE SÃO OS QUE REALMENTE GANHAM ALGUMA COISA POR AQUI, E ISSO TEM QUE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO. BARBOSA E ADRIANA DE NOVO, O QUE ELES FIZERAM DE BOM NOS ÚLTIMOS ANOS PARA A SELEÇÃO????? QUAIS FORAM OS RESULTADOS BONS QUE ELES TROUXERAM????? PORUQE INSISTIR NELES???????????? CADÊ AS MUDANÇAS PROMETIDAS???????? CADÊ A RENOVAÇÃO????? JÁ VI QUE VAI CONTINUAR COM OS MESMOS PROBLEMAS?????