quinta-feira, 21 de julho de 2016

Iziane confirmada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro



A possibilidade de ficar fora da Olimpíada não é mais uma realidade para Iziane Castro. Uma das principais referências da seleção brasileira, a ala-armadora de 1,82m e 34 anos sentiu dores na panturrilha direita no treino da última sexta-feira, em Campinas (SP), onde a equipe se prepara para a Rio 2016, e preocupou a comissão técnica. No exame de ressonância magnética, foi diagnosticado um edema muscular, levando a jogadora a um tratamento intensivo de fisioterapia para a recuperação. Iziane respondeu muito bem aos estímulos e, nesta quinta-feira, volta a trotar. Na semana que vem, ela deverá retomar os trabalhos em quadra ao lado de suas companheiras. O time comandado por Antonio Carlos Barbosa tem atualmente 14 atletas, e cabe ao técnico definir dois cortes. Nesta quarta-feira, a armadora Bárbara Honório foi dispensada.

- Estou mais aliviada. A gente se preocupa um pouco, principalmente, se tratando de lesão muscular, pois sabemos que é uma coisa que requer tempo para regenerar. Mas tenho evoluído no protocolo mais do que o esperado. Estou bem confiante de que semana que vem estou de volta às quadras. Consegui ter uma evolução bem grande, pulamos três dias de protocolo. Hoje volto a trotar. Sabemos que não podemos ultrapassar o limite do tempo determinado, mas é uma evolução substancial e eu fico feliz que está dando tudo certo - contou Iziane. 

O técnico da seleção, Antonio Carlos Barbosa, disse que não via a maranhense tão bem física e tecnicamente desde o Mundial de 2006, em São Paulo, na campanha pelo quarto lugar. 

- Para mim, a Iziane está vivendo o melhor momento desde o Mundial de 2006. Eu a vejo novamente jogando aquele basquete, muito rápida e atlética. Hoje, ela melhorou muito o arremesso dela de três pontos. Houve aí uma fatalidade, um problema físico e muscular, mas ela está sendo bem cuidada e a recuperação está sendo feita de acordo com o feedback da parte médica e de fisioterapia. Ela está se recuperando de uma maneira muito boa. Vamos avaliando ela diariamente e amanhã ela já vai fazer trote. Ela já vai ser entregue ao preparador, Vita, para ele fazer trabalhos físicos. O tempo parada será curto, ela é uma menina que está muito forte fisicamente. Os testes físicos dela foram surpreendentes positivamente, e eu acredito que este edema não será um problema – analisou o treinador. 

Apesar dos elogios, a ala se vê em outro momento. Embora esteja em plenas condições de seguir nas quadras por um bom tempo, ela já se despediu de seu clube, o Sampaio Corrêa, atual campeão da LBF, e anunciou a sua aposentadoria da seleção após a Olimpíada. 

- Não vou dizer que estou no meu melhor fisicamente, porque já tenho 34 anos e não estou correndo o mesmo o que eu corria há um tempo atrás. Eu consegui manter em alto nível, apesar da idade. Sempre me preocupei muito em me cuidar e chegar na “velhice física” em alto rendimento. As pessoas falam muito sobre eu me aposentar. Eu não quero me aposentar mal, porque o basquete me abandonou. Quero me aposentar por cima, fazendo meu alto rendimento como sempre fiz. Eu me cuidei para isso - ponderou Iziane.

Olha o corpinho aí pedindo arrego (risos). Só a gente sabe as dores e as lutas. Vai ficando mais difícil. Uma menina que corre 20 minutos recupera rapidinho, e a gente não recupera do mesmo jeito. No fim das contas, precisamos nivelar para saber se você dá conta, porque é duro. Todo mundo quer resultado, mas passar por um treinamento como esse em três meses não é fácil - acrescentou. 

A fisioterapeuta Milena Perroni tem feito tratamento minucioso em busca da reabilitação de Iziane. Nas primeiras 24h após a jogadora sentir um desconforto na panturrilha, ela iniciou um processo que misturou proteção, repouso, imobilização, compressão e elevação do membro. As constantes intervenções com gelo também diminuíram o edema e o quadro doloroso da maranhense. Após o tratamento intensivo no fim de semana, Milena realizou um trabalho muscular e foi observando gradativamente a evolução do processo. 

- A resposta ao tratamento tem sido muito boa até pela própria fisiologia da atleta. Ela passou o fim de semana todo tratando. Seguimos o controle para diminuição do edema com gelo e proteção da região, elevando e comprimindo para drenar a musculatura. E foi iniciado o trabalho de controle muscular para ela começar a responder aos estímulos. O objetivo é ganhar força, aos poucos, e ela tem respondido muito bem. Usamos os recursos físicos e aparelhos, mas a questão da força e controle muscular foi a resposta mais positiva que ela teve. Hoje, ela evoluiu um pouco mais. Ontem (terça-feira), ela começou um trabalho muscular com uma exigência maior para voltar à quadra. Hoje, recebeu um pouco mais de estímulo para vermos se ela sente dor e prepará-la para o trote – explicou Milena. 

- Não queremos colocá-la em quadra com qualquer margem de insegurança. Queremos que ela esteja bem. A evolução é a parte muscular que ela tem de sentir um pouco da exigência da quadra. Depois, ela se sentindo bem, começa o trabalho do preparador físico, que vai fazer uma readaptação dela na quadra. Ele entra com a parte de corrida mais especifica. É todo um trabalho em equipe e estamos muito felizes com o resultado – completou a fisioterapeuta. 

A seleção faz a sua preparação para a Rio 2016 na Arena Concórdia, em Campinas, desde maio. A equipe irá jogar no local dois amistosos contra o Japão, nos dias 27 e 29 de julho. Em agosto, terá pela frente a Sérvia (2) e a China (3). O Brasil está no grupo A da Olimpíada e faz a sua estreia no dia 6 de agosto contra a Austrália, medalhista de bronze em Londres 2012. Em seguida, terá como adversários o Japão (8), Belarus (9), França (11) e Turquia (13).

Fonte: Globo Esporte

2 comentários:

Anônimo disse...

ufa....com ela a coisa tá feia.....sem ela medonha.....

Anônimo disse...

IZIANE SERÁ HOMENAGEADA NO CARNAVAL 2016 PELO BLOCO OS FOLIÕES, EM SÃO LUÍS.

WILLIAM MORAES CORRÊA