terça-feira, 7 de junho de 2016

Seleção segue com treinos em Campinas

Se treinar duas horas por dia de segunda a segunda e se alimentar de forma regrada e restrita já é difícil para a maioria das pessoas, imagine a rotina de preparação da Seleção Brasileira Adulta Feminina. Só entre academia e treinamentos técnicos e táticos, sem falar em fisioterapia e outras obrigações do time são cerca de cinco horas diárias. A equipe nacional comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa iniciou, nesta segunda-feira (dia 6), os treinamentos com bola para os 31º Jogos Olímpicos Rio 2016, de 6 a 21 de agosto.

“Assim que a equipe se apresentou em Campinas para essa fase realizamos as avaliações físicas necessárias com o grupo. E nessa semana iniciamos os treinamentos com bola, mas buscando ao lado da preparação física fazer um trabalho que compatibilize com a parte física das jogadoras. No atual momento a prioridade é o condicionamento físico da equipe. Então estamos trabalhando com técnica individual e treinamento tático em conjunto buscando a assimilação dos movimentos. Sabemos que haverá um desgaste grande no trabalho físico, então o trabalho com bola não pode desgastá-las ainda mais. É um treinamento planejado e está sendo feito em cima do trabalho da preparação física”, explicou Barbosa. “Sinto as meninas extremamente motivadas e buscando realmente um trabalho sério, consistente e a cada dia uma melhora. Isso é um cenário animador, pois nota-se que é uma equipe que sabe o que quer buscar”, completou o treinador.

Animada com a oportunidade de disputar sua primeira Olímpiada, a armadora Tainá da Paixão admite que não é nada fácil não poder levar uma vida “normal”, mas acredita que todo esforço vale a pena quando se tem um objetivo maior. 

“Estamos com uma rotina forte de preparação desde a apresentação para o Campeonato Sul-Americano da Venezuela, no mês passado. Estou muito feliz de poder estar aqui novamente realizando a preparação junto com a equipe para os Jogos Olímpicos do Rio. Espero ficar no grupo das 12 e poder contribuir ainda mais. A nossa rotina na seleção consiste basicamente em uma boa alimentação, treino e descanso. Claro que é uma rotina bastante cansativa, mas sabemos também que é necessário para termos sucesso no que escolhemos para nossas vidas. Nada vem de graça”, contou a armadora, de 24 anos e 1,72m.

A equipe nacional segue a preparação em tempo integral (10h às 11h30 e 17h30 às 19h30), na Arena Concórdia (Rodovia Dr. Heitor Penteado, km 6 – Sousas), em Campinas (SP). Nesta sexta-feira (10), às 17h de Brasília, a Seleção Brasileira enfrenta a equipe Sub-19 masculina de Valinhos, no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva, em Valinhos (SP). 

Equipe completa
Das 18 atletas convocadas pelo treinador Antonio Carlos Barbosa, apenas as pivôs Érika de Souza e Clarissa Santos, ambas do Chicago Sky, que estão disputando a WNBA, se apresentarão no dia 17 de julho.

Nenhum comentário: