domingo, 15 de maio de 2016

Barbosa define elenco para o Sul-Americano

Joice Rodrigues e Tainá Paixão (armadoras), Iziane Marques, Jaqueline Silvestre, Palmira Marçal, Patrícia Ribeiro e Tatiane Nascimento (alas), Êga Garvão, Gilmara Justino, Karina Jacob, Kelly Santos e Nádia Colhado (pivôs). Essa é a Seleção Brasileira definida pelo técnico Antonio Carlos Barbosa para a disputa do 35º Campeonato Sul-Americano da Venezuela, de 20 a 26 deste mês. O Brasil vai em busca do 26º título continental e o 16º consecutivo invicto. 

“Conseguimos formar um grupo com jogadoras mais experientes, que acabaram dando estrutura para que as mais jovens tenham uma condição de jogo mais equilibrada até se personalizarem mais. Por isso, essa equipe que vai disputar o Sul-Americano tem condições de manter a hegemonia brasileira, embora seja uma grande responsabilidade porque não se admite o Brasil perder a competição. Mas não é um campeonato fácil e vamos ter que jogar bem. Basta lembrar que a Argentina venceu o Brasil duas vezes no ano passado e vai disputar o Pré-Olímpico Mundial no mês que vem”, avaliou Barbosa.

O treinador brasileiro também analisou a equipe nacional que ganhou os três confrontos contra Cuba, que está classificada para o Torneio Pré-Olímpico Mundial.

“Pelo pouco tempo de trabalho e de treinamento, a equipe ainda está buscando seu equilíbrio, constância de jogadas e intensidade, o que é perfeitamente normal. Mas estou satisfeito com a evolução que elas mostraram nesses dias. Com exceção do primeiro tempo do jogo deste sábado, que não fomos bem, conseguimos apresentar um bom rendimento na etapa final e também nas outras duas partidas, a primeira em Recife e a terceira hoje (domingo), aqui em Campinas. De um modo geral essas partidas me deixaram satisfeitos com a performance da equipe”, concluiu Barbosa.

17 comentários:

Anônimo disse...

Esse cara (Barbosa) tem percepcao do jogo e das jogadoras. Ele percebeu que a Babi, apesar de ter habilidade com a bola, e' travada na conducao, muito lenta, nao tem boa pontaria e conduz a bola como se carregasse 100 quilos.. Tomara que ela evolua e saia dessas caracteristicas.

Anônimo disse...

A selecao eh boa , mas deixa claro que ele vai pras 0limpiadas com doas armadoras somente, nesse caso, acho que o Barbosa esta entre Joice ou Taina, ja que Adrianinha deve ser a titular...

Anônimo disse...

Pelo menos acertou em cortar Babi

Anônimo disse...

Tainá e Patty mandaram muito bem. Uma começou como terceira armadora e com o pouco tempo de oportunidade de teve foi pra quadra para garantir sua vaga. Patty nem foi relacionada para o primeiro jogo e na terceira partida foi a melhor em quadra. É isso aí, tem que provar em quadra que merece estar na seleção, as duas fizeram por merecer. Parabéns.

Fusca disse...

Assisti os 2 jogos de Campinas e gostei da mescla, parabéns ao BFeminino que pode ressurgir das cinzas mesmo com fórmulas antigas! Afinal ouvi de uma grande ex-jogadora no ginásio que basquete é feijão com arroz, simples e eficiente!

Anônimo disse...

Acho que a Babi poderia ter ficado no lugar da Paty, pois a Joice não é armadora e sim a Babi e a Joice vai bem melhor que a Paty, juro não sei oq ue eles acham nessa Paty que o resto do basquete não encontra. Sinto muito mas ela não e pontuadora para seleção e muito menos não marca nada. o que adianta.
Está certa a Paula

Ainnem Agon disse...

O problema é que, para mim, a Joice é mais 2 do que 1, e a Tainá às vezes comete uns turnovers desnecessários. A Babi é armadora clássica, focada nas jogadas, e isso a Joice não é.

Portanto eu iria de Babi e Joice.

Anônimo disse...

Babi desnecessária, não faz nada, nem organizar o time estava conseguindo.

Anônimo disse...

Joice é horrível, fez um final de LBF pavoroso. Mas a Babi também não ajuda, armadora muito limitada, muito longe do nível de uma Seleção. Na verdade, nenhuma das duas deveria estar na lista.

Anônimo disse...

a patty foi simplesmente a mais eficiente em quadra no último jogo contra cuba.....apesar dos poucos minutos de oportunidade.....isso pra um comentário ai em cima sobre ela.....afff

Anônimo disse...

...É o que temos que moldar para as Olimpíadas, confiar no Barbosa para dar conjunto e firtalecer o jogo interno e que temos de melhor para essa seleção

Anônimo disse...

...eu gostei das atuacoes da JOICE nas olimpiadas...ela nao amerelou , nao!
Eh , claro, que ninguem vive de passado , mas vejo a intencao do Barbosa como racional. Ele esta convocando, dentro do possivel, as melhores jogadoras do Paihs , na experanca de formar um grupo forte pras olimpiadas...mesmo as jogadoras do banco , fazem um "GOOD MATCH" com contra as titulares, nos treinos...

Anônimo disse...

Acho que para o Sul Americano está bom, é o que tem pra agora.
Mas nas olimpiadas dai a coisa vai ser diferente e tem que ser mesmo.Chega de passar vergonha.

Teremos Adrianinha, Ramona, Erica, Damiris e Clarissa.
Acredito que devam sair a Tainá que ainda esta muito sem noção, na hora do vamos ver, na hora que a coisa aperta ela perde o sentido e tira o time do foco. a Patty faz uma partida boa, regular, uma ruim e uma péssima esse é o ciclo dela então a Ramona no lugar. A Ega, Gil, Karina Jacob estão somente para o sul americano.

Então o time vai ser: Adrianinha e Joice, Iziane, Ramona, Palmira, Jaqueline e Tati Pacheco, Érica, Clarissa, Damiris, Nádia e Kelly

Anônimo disse...

Cincordo, nem Babi, nem joice, prefiriria tentar a Natalia e a Tassia

Anônimo disse...

Joice armadora? Ela é desequilibrada do nada surta e leva o jogo pro buraco. Não tem equilíbrio para manter um jogo. Estranho algumas meninas não serem nem convocadas, será que a Débora, Tassia, Natália estão tão mal assim que nem servem para teste? Acho muito estranho sempre essa seleção sem convocar nem que for para teste algumas meninas que acredito que renderiam ( não fariam milagre) mas renderiam. Mesmo assim desejo sorte as meninas!

Anônimo disse...

Sempre pegam uma jogadora para Cristo. A Joice é a melhor jogadora defensiva que temos. O que é não é pouco. Tem velocidade, sabe criar jogadas, dar assistências e finalizar. Tem uma garra fora do comum, se entrega ao jogo e dá o sangue em quadra. É corajosa, não amarela, não tem medo de nada quando está em quadra. Tem defeitos? Claro que tem, como todas as atletas também tem. Ela precisa aprender alguns dribles básicos que as armadoras usam para sair com a bola da defesa e da marcação sob pressão. Geralmente quando ela é apertada na defesa, tenta se desmarcar disparando na corrida e acelera demais as jogadas. Precisa melhorar o arremesso de três (que tal parar de arremessar sem saltar?). Melhorar o jogo cadenciado no 5 x 5 e o pick and roll. Para mim as qualidades são maiores que as deficiências. Principalmente se compararmos com outras armadoras, que tem mais deficiências que qualidades. No caso da Joice, são aspectos que dá para melhorar com treinamento, no caso das outras citadas, faltam fundamentos e condições ainda mais básicas para ser uma armadora olímpica. Joice não vai ser titular da seleção nas Olimpíadas, pois a Adrianinha é ainda a melhor armadora do Brasil, mas é uma jogadora que pode entrar e mudar uma partida, incendiar o time e proporcionar vitórias. A Tainá também tem muitas qualidades e já teve ótimos desempenhos jogando pela seleção. Adrianinha, Joice e Tainá foram uma boa trinca de armadoras, come estilos diferentes e que podem entrar nos jogos com condições de fazer a diferença em quadra.

Anônimo disse...

22:50 & 10:42, ainda tem gente de boa indole nos comentarios! vlw! obrigado!