terça-feira, 31 de maio de 2016

Barbosa apresenta convocação e amistosos para Rio 2016

Tendo como novidades as pivôs Clarissa Santos e Érika de Souza e a ala-pivô Damiris do Amaral, o técnico Antonio Carlos Barbosa, medalha de bronze na Olimpíada de Sydney 2000, convocou, nesta terça-feira (dia 31), as 18 jogadoras para a Seleção Brasileira que iniciarão os treinos para a disputa dos 31º Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 6 a 21 de agosto. A apresentação da equipe nacional está marcada para a próxima quinta-feira (2), às 12h de Brasília, no Noumi Plaza Hotel, em Campinas.

Durante a coletiva, no auditório da Federação Paulista, Barbosa destacou a conquista do 26º titulo invicto do Campeonato Sul-Americano, a estreia contra a Austrália nos Jogos Olímpicos e os amistosos com a França e o Japão. A Coordenadora de Seleções Femininas, Adriana Santos, confirmou que Damiris se apresenta na quinta-feira junto com as outras 15 jogadoras. Já a Érika e a Clarissa jogam no dia 15 de julho em Chicago pela WNBA e se juntam à Seleção Brasileira no dia 17, em Campinas.

Confira os principais trechos da entrevista do técnico Antonio Carlos Barbosa.

AS 18 CONVOCADAS
Mantivemos as 15 jogadoras que iniciaram a preparação para o Sul-Americano e acrescentamos a Clarissa, Damiris e Érika. As 12 atletas que disputaram o Sul-Americano fizeram um excelente trabalho e tiveram uma participação muito boa na competição. É justo que elas tivessem mais uma oportunidade de serem bem avaliadas nas características de cada uma, é claro. Não temos uma data fixa para os cortes e tudo vai depender das nossas necessidades. De qualquer forma, vamos ter um número reduzido de 13 na viagem para a França.

O SUL-AMERICANO
Dentro da nossa preparação olímpica foi importante a disputa do Sul-Americano. É claro que enfrentamos adversários tecnicamente mais fracos, mas que foram importantes na evolução da equipe na competição. Já as partidas contra Colômbia, Venezuela e Argentina foram muito boas e disputadas. De qualquer maneira temos que valorizar a nossa conquista. É importante deixar claro que diminuiu a distância técnica entre o Brasil e as seleções que fazem parte do segundo pelotão.

AMISTOSOS NA FRANÇA
Serão dois jogos importantes no final de junho que nos darão uma ideia de como está o nível da nossa equipe, poderio e preparação. É uma seleção com chances de medalha desde que consiga a vaga para a Olimpíada. Nós acreditamos que a França esteja nos Jogos Rio 2016 pela qualidade técnica da sua seleção e pelo fato de disputar o Pré-Olímpico Mundial em casa.

ESTREIA NA OLIMPÍADA
Vamos estrear contra Austrália e temos uma retrospectiva negativa e confrontos. Elas são tidas como uma medalha quase garantida, mas eu não concordo muito com isso. Então é melhor você começar jogando com uma equipe que você avalia como possível derrota do que contra uma que precisa ganhar e ter chances de ter uma boa classificação. Você tem chances de fazer uma boa partida, quebra o gelo da equipe e já prepara para os outros quatro confrontos que precisamos ganhar pelo menos dois ou três.

AMISTOSO COM JAPÃO
Quando o Japão falou em vir para o Brasil não tinha sido realizado o sorteio. E eu gostei da ideia de enfrenta-los no Torneio Internacional de Campinas porque o time asiático tem um basquete diferente do que estamos acostumados a jogar e as vezes criam certas dificuldades. O Japão, nosso segundo adversário na Olimpíada, está fazendo uma excelente preparação, treinando desde o início do ano com uma seleção quase permanente e quebraram a hegemonia da China no Campeonato Asiático.

Nos Jogos Rio 2016 o Brasil está no grupo “A” e fará sua estreia contra a Austrália (6 de agosto, às 17h30 de Brasília), medalha de bronze na Olimpíada de Londres 2012. Na sequência, as brasileiras terão como adversários o Japão (8, às 15h30) e outras três seleções classificadas no Pré-Olímpico Mundial 3 (9, às 15h30), 5 (11, às 15h30) e 1 (13, às 15h30).

Jogos Olímpicos Rio 2016
Local: Arena da Juventude (Deodoro) e Arena Carioca 1 (Barra da Tijuca)
Data: 6 a 21 de agosto

Grupo “A”
Austrália, Brasil, Japão e os Vencedores do Pré-Olímpico Mundial nas posições 1, 3 e 5

Grupo “B”
Canadá, Estados Unidos, Senegal, Sérvia e os Vencedores do Pré-Olímpico Mundial nas posições 2 e 4

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
Nome – Posição – Idade – Altura– Clube – UF

Adriana Moisés Pinto Mafra – Armadora – 37 anos – 1,70m – Uninassau / América (PE) – SP
Bárbara Generoso Honório – Armadora – 30 anos – 1,80m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 28 anos – 1,84m – Chicago Sky (EUA) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Pivô – Ala-pivô – 23 anos – 1,92m – Corinthians/Americana (SP) – SP
Érka Cristina de Souza – Pivô – 34 anos – 1,96m – Chicago Sky (EUA) – RJ
Gilmara Justino – Pivô – 35 anos – 1,83m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos - 1,80m – Sampaio Basquete (MA) – BA
Iziane Castro Marques – Ala – 34 anos – 1,82m – Sampaio Basquete (MA) – MA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 30 anos – 1,79m – Basketball Santo André (SP) – SP
Joice Cristina de Souza Rodrigues – Armadora – 29 anos – 1,76m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 30 anos – 1,85m – Sampaio Basquete (MA) – RJ
Kelly Santos Muller – Pivô – 36 anos – 1,93m – Uninassau / América (PE) – SP
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 27 anos – 1,95m – Sampaio Basquete (MA) – SP
Palmira Cristina Marçal – Ala –31 anos – 1,78m –Sampaio Basquete (MA) – SP
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 25 anos – 1,76m – Maranhão Basquete (MA) – SP
Soeli Garvão Zakrzeski (Êga) – Pivô – 38 anos – 1,88m – Maranhão Basquete (MA) – PR
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 24 anos – 1,72m – Uninassau / América (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 25 anos – 1,81m – Uninassau / América (PE) – SP
Média de Idade: 29,9 anos
Média de Altura: 1,83m

# Apresentação
Data: 2 de junho (Quinta-feira)
Horário: 12h de Brasília
Local: Noumi Plaza Hotel (Avenida Júlio de Mesquita, 115 – Cambuí – Campinas)

# Treinamento
Data: 2 de junho a 31 de julho
Local: Clube Concórdia (Rodovia Dr. Heitor Penteado, km 6 – Sousa – Campinas)

# Programação
30 de junho a 6 de julho – França x Brasil na França
27 a 30 de julho – Torneio Internacional em Campinas
2 de agosto – Amistoso Internacional em Mogi das Cruzes
3 de agosto – entrada na Vila Olímpica no Rio de Janeiro

27 comentários:

Anônimo disse...

Ok, mas cadê a preparação da seleção brasileira? Cadê o calendário de jogos e a relação de partidas amistosas?

Dois amistosos na França no final de junho e amistosos contra o Japão... É só isso??? Informações soltas, sem confirmação...

Estamos a dois meses dos jogos olímpicos e não temos nada de concreto. Que ridículo.

Deveríamos a precisaríamos de pelo menos 15 partidas de alto nível para ter alguma chance de não passar vexame em casa.

Acorda CBB, toma vergonha na cara.

Força Brasil disse...

SELEÇÃO QUE VAI PRO RIO : (Quase certeza)

Joice , Adrianinha , Tainá
Iziane , Palmira , Tati , Ramona , Damiris
Érica , Clarissa , Nadia e Kelly .

Porquê Ramona na lista ? O caso dela segundo o medico da seleção foi de artroscopia ( 4 semanas de recuperação ) aproximadamente acredito que ela já tenha operado . Muitos não sabem mais a Ramona fez um EXCELENTE evento teste e jogos muito bons contra a Australia saindo como cestinha em um deles . Acho que o Barbosa está certo em apostar nela ela é uma peça importante da nova geração . Pelo que vi parece mesmo que ele vai lançar Damiris na lateral já visando os amistosos contra França , que possuem laterais com mais de 1,90 de alt. Torcer pra que ela se adapte bem pois na posição 4 ela domina . Eu acredito que a lista não vai fugir disso a não ser que a Ramona não consiga voltar , essas são pelo que vimos as melhores no momento . OBS : Patty no mundial , na Copa America e no Pan ela deixou MUITO A DESEJAR isso vai pesar , Jaqueline e Gil pelo que vimos no sul americano realmente não devem ficar . Êga , Jacob tb não , sendo que a Jacob com a Damiris na lateral pode começar a permanecer no grupo fechando o quarteto de pivôs em competições futuras .Kelly e Érica acredito que logo se aposentam tb e ae os problemas podem voltar não temos Pivôs jovens a altura para substituir . Temos meninas muito altas na base por incrível que pareça meninas com mais de 1,95 porém muito ruins tecnicamente . Alguém tem que avisar a Hortência que material humano nós por incrível que pareça ainda temos porém essas meninas estão muito mal formadas na base tecnicamente . São José tem uma menina de 1,96 de alt . Nas seleções de base temos outra com 1,96 de alt mais quem irá pegar essas meninas e investir nelas ? Vamos precisar logo logo !!!

Anônimo disse...

O Anônima das 16:02 . Você é LOUCA ? Ou isso é só RUINDADE mesmo ? Você acha que é fácil fazer 2 amistosos com a França uma das MELHORES SELEÇÕES do mundo e depois jogar mais um torneio Internacional com a França , Japão e uma outra seleção Europeia aqui ? ACORDA pra vida vai torcer pra outro esporte vai ou melhor vai INFERNIZAR a vida de outro esporte coisa RUIM ! O basquete feminino não precisa de Torcedores como você não . E outra compra um óculos pois toda programação está ai na reportagem !! Tu está CEGA tb !! Ah só pra constar a base que vai jogar a Olimpíada acabou de voltar de um sul americano onde as meninas puderam ganhar bastante rítmo de jogo fora os 3 amistosos contra Cuba . Ou seja a seleção vai chegar MUITO BEM PREPARADA para os jogos se Deus quiser pra que você e tantos outros passem MAL com tanto VENENO e RUINDADE com nossas meninas !!

Anônimo disse...

GENTE ACORDA!!!!
Achar que tres amistosos contra Cuba e o sulamericano sao suficiente para as Olimpíadas?
Pelo amor neh, nao entende nada de basquete e ñ acompanha nada mesmo. Pense e verifique antes de dar sua opinião.
Dificuldades iremos encontrar,ñ será fácil mas o planejamento esta aquém, como ja era esperado.

Anônimo disse...

Essa seleçao é uma piada. Vai ser Uma decepçao a participacao do basquete feminino nas Olimpiadas. Não existe preparaçao nem calendario definido, os membros da CBB sao todos ridiculos e não se importam com a Seleçao Feminina. Temos um tecnico arcaico que so esta a frente da CBB por vaidade do safado do Vanderlei. Adriana Santos, me desculpe mas não acrescenta nada na seleçao nem em qualquer lugar. Essa selecao é o reflexo do Brasil, so corruptos e incompetentes. Vergonha Nacional!!

Anônimo disse...


ANONIMO OU ANONIMA!!

QUANTA INVEJA E RECALQUE!!SERÁ QUE ESTA SERIE DE BOBAGENS QUE VC ESCREVEU É PORQUE ALGUM PREFERIDO SEU NÃO ESTA NA SELEÇÃO!!! CHORA!!! KKKKKK!!

Anônimo disse...

Achei que teriam mais jogos, e ele fosse convocar mais alguém, caso a Adrianinha não se recupere a tempo, tomara que tenha alguma transmissão.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 16:15

Concordo com vc nas 12 que irão pra Olimpiada!!!!
Saõ as melhores!!!!
Boa sorte as meninas acho que irão surpreender.

Anônimo disse...

Eu APOIO INCONDICIONALMENTE o dono do Blog a Bloquear essa anônima ai que fica FALANDO MAL das atletas essa RECALCADA, que não entende nada de basquete pra achar que a Gil merece estar entre as pivôs pelo texto dá pra perceber que é ela mesmo cheia de TREVAS dentro de si e VENENO . Esse blog deveria ser de apoio e insentivo . Criticar as mazelas da CBB tb mais essa anônima ai só sabe falar mal das jogadoras que especie de TORCEDOR ta AMARRADO em nome de Jesus !! E você anonina das 18:39 está igual o Brasil FEDENDO DE TANTA MALDADE dentro de si . Vai torcer pra outro esporte o Basquete Feminino NÃO PRECISA DA SUA TORCIDA !! Sai TREVA não tem nada de bom pra compartilhar SÓ COISA RUIM !

Força Brasil disse...

Gente que TORCE PARA O INSUCESSO de alguém é GENTE DO MAL , DAS TREVAS que deseja o mal dos outros está AMARRADO EM NOME DE JESUS !! Uma coisa é não concordar com CBB etc.. Outra é desejar o mal da seleção e torcer pra que não dê certo só porque sua atleta preferida não está lá ou o treinador que vc queria não assumiu a seleção . Isso é atitude de GENTE RUIM e MEDÍOCRE !!

Beto disse...

Convido as pessoas que REALMENTE TORCEM por nossas meninas e pelo grande Barbosão que por tanto tempo colaborou com nosso basquete feminino ajudando a manter nossas meninas no topo , a compartilharmos notícias , comentários e pensamento positivo para nossas GUERREIRAS que irão lutar essa batalha . Temos todo o direito de não gostar do Barbosa ou de ficarmos chateados com alguma preterição de jogadoras mais ele merece RESPEITO assim como nossas GUERREIRAS . Chegou a hora de compartilharmos coisas boas , idéias que realmente podem colaborar com nosso basquete feminino que NÃO RESSURGIRÁ das mãos da CBB e sim das mãos da LNB que já está ajudando e muito nossas meninas . Vamos ESQUECER CBB e focar em quem realmente está fazendo diferença no nosso basquete que é a Liga Nacional de Basquete !!! VocÊ que só sabe CRITICAR não é digno desse Blog sua atitude o coloca no mesmo patamar da CBB que colocou nosso basquete feminino no fundo do poço !

Anônimo disse...

torço muito por elas.....mas o fim da picada foi a cbb concordar em colocar os jogos das meninas no mesmo horário dos meninos.....foi a maior prova de que trata o basquete feminino pior do que lixo.....isto jogando em casa......affffff

Anônimo disse...

Eu não vejo jogadoras altas surgindo, no máximo de 1,90.
A maioria são pivôs de 1,83

Futuro tenebroso pro basquete feminino.

Cara, apesar da ala ser uma posição cronica, eu acho uma temeridade a Damiris na psoição 3.

Enfim, vamos ver.

Força Brasil disse...

Anônima das 22:46 a SENHORA não TORCE NÃO . Só sabe vir aqui falar mal das atletas e do Barbosa e é FISSURADA por CBB , ainda não enxergou que o basquete graças a Deus está indo cada vez mais para as mão da LNB . Vai torcer pra outro esporte o basquete feminino NÃO PRECISA de torcedores como você . Muita NEGATIVIDADE e ESCURIDÃO torcer pelo MAL DA SELEÇÃO é coisa de gente RUIM .

Anônimo das 23:30 . Temos sim meninas com mais de 1,95 inclusive uma com 16 anos 1,96 ja está sendo convocada direto para seleções de base . Os clubes no interior de São Paulo possuem atletas ENORMES porém muito mal formadas tecnicamente . Precisamos MAPEAR estas meninas e começar um tratamento diferenciado com elas , trabalho técnico forte e alimentação . Fazendo isso com umas 5 atletas nessa faixa de altura e idade ja poderiamos no minimo garantir um garrafão bem alto no futuro . O problema é que a maioria dos técnicos da base NÃO RECICLAM seus conhecimentos e técnicas de treinamento , eles não gostam de treinar pivôs pois requer uma certa paciência por serem altas etc.. Muito dessa falta de qualidade técnica é culpa EXCLUSIVA dos que trabalham com a base . Precisam levar o trabalho com as meninas mais a sério e no detalhe ! Mais por incrível que pareça temos material humano sim e ALTO .

Anônimo disse...

As meninas vao surpreender...pensando no agora, ja que nao ha mais nada a fazer, acredito que o Barbosa vai de:
Joice/Adrianinha, Iziane, Damiris/Palmira, Clarissa/Damiris, Erika/Nadia;
...temos banco e mais a experiente ajuda da Kelly (tendo jogado, praticamente, todos torneios de basquete do mundo, como tbm, mundias e olimpiadas...
numm ponto todos aki concordam, basquete tem que se jogar com no minimo 9 jogadoras de nivel...nao podemos ter 12 de super nivel como as americanas, mas temos uma boa selecao, no papel.

Sorte meninas e, guerreiras...vcs vaoo surpreender!

Anônimo disse...

de todas a Paty não dá. Muito magrinha não defende bem! Não aguenta nem a Deborinha quando foram juntas para seleção.

Anônimo disse...

Preguiça de gente CHATA e EXALTADA. Aff nem se toca que está pagando MICO.

Anônimo disse...

O Magnano anunciou no Sportv que a seleção masculina tem planejado 20 amistosos contra equipes de alto nível antes das Olimpíadas. Sem mais.

Anônimo disse...

Joice ,Palmira e Kelli na Olimpíada é de doer.Qualquer jogadora no lugar delas seria demaior utilidade.É Barbosão todo mundo sabe que a sua seleção já está com os nomes certos,mesmo antes dos treinamentos porque essa é a sua filosofia injusta e que vai levar a seleção para o fundo do poço.Lamentavel.

Anônimo disse...

quem é essa louca da força brasil....tomou três comprimidos de rivotril e veio aqui comentar....coitada.........pena de vc

sergio/RJ disse...

Realmente... para quem almeja um pódio nas olimpíadas do Rio, apenas esses amistosos é muito pouco para dar uma qualidade de igualdade perante as grandes seleções do mundo. E quanto às jogadoras, fazer o que né, é o que temos de melhor na atualidade. Poderíamos fazer amistosos contra Canadá, Austrália, Sérvia (campeã européia), França, Espanha, China, Turquia e até mesmo EUA, mas não teve programação nenhuma para essa preparação, infelizmente, devemos passar da primeira fase, mas na segunda fase não passaremos.

Anônimo disse...

Vamos dar uma olhadinha nas Estatísticas da ultima Liga no site da LBF.
A Gil colocou Karina, Kelly e Ega no bolso.
Ficou atrás somente da Nadia e Damiris
Devemos levar isso em conta
Só que nao tem a mesma oportunidade que Karina e Kelly estao tendo por exemplo.
Entao devemos ser um pouco mais justo, por exemplo:
Tem jogadora que faz 15 pontos mas jogou 30 minutos
E tem jogadora que faz 8 pontos mas jogou 7 minutos
Entao vamos procurar a entender melhor as estatísticas

Anônimo disse...

Querido anônimo das15:46.O grane problema é que o Barbosão não olha estatística.Hoje,no basquete feminino nenhuma jogadora tem o fundamento que tem a Tatiana e a Jaqueline.Faça a sua estatística do sul americano,some o tempo jogado das duas.Talves não de 40 minutos.As chances de errar é ficar na quadra só existem para a Palmira e a Joice.Temos que trabalhar com as estatísticas principalmente de quem joga mais.
Protecionismo não vai levar a lugar algum.

Anônimo disse...

GOSTO de comentarios assim:

uma critica racional e tecnica.
Nada de offender as jogadoras, pois sao seres humanos e merecem respeito, principalmente, porq sao guerreiras que insistem , por amor, a praticar um esporte , praticamente, falido , no Brasil!

COMENTARIOS DE NIVEL; SIM...BAIXARIAS: NAO!

Beto disse...

Concordo com você anônimo das 11:16 mais o problema é que aqui no blog existem pessoas que se dizem torcer pelo basquete feminino porém só sabem AGREDIR jogadoras e faltar com o respeito com o treinador . Fora os que são OBCECADOS pela CBB e ainda não conseguiram entender que o basquete GERAL está cada vez mais nas mãos da LNB que está transformando a modalidade . Fico triste em ver pessoas que SÓ SABEM CRITICAR não adianta mais cheguei a conclusão que pessoas assim , são assim pois não tem nada de bom pra compartilhar seja no basquete ou qualquer outra modalidade . Uma coisa é certeza essas pessoas NÂO TORCEM pro bem do basquete feminino de modo algum ! Lamentável . Nossas atletas estão lá se esforçando junto com a comissão técnica empenhadas em tentar mudar a história do nosso basquete e pessoas aqui ainda preocupadas com o tempo de quadra da Gil ou com a forma de conduzir do Barbosa ou porque convocaram a Êga etc.. Nossas atletas precisam de insentivo nesse momento agora não é hora de torcer por quem do time que torço ficará , entre as 12 e sim que as 12 que forem escolhidas merecem todo apoio .

Anônimo disse...

Beto, além de você ser chato vc precisa de incentivo e não "insentivo" para voltar a estudar lingua portuguesa. Outra coisa, tenho certeza que é você que fica nessa obsessão de ficar criticando quem critica a CBB.

Anônimo disse...

E vc precisa de DEUS na sua vida o COISA RUIM . Vai INFERNIZAR em outro esporte vai . Coisa MANDADA .