segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Confirmado: Barbosa é o técnico da seleção feminina pela terceira vez

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, nesta segunda-feira (dia 14), que Antonio Carlos Barbosa é o novo técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina. Paulista de Bauru, o treinador assume o comando da equipe nacional pela terceira vez. A primeira foi de 1976 a 1984 e a segunda de 1996 a 2007, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000) e a de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).

“Estamos trazendo para o comando da seleção brasileira o treinador Antônio Carlos Barbosa. Um profissional experiente e com resultados comprovados na modalidade. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, faltando um pouco mais de sete meses para o início da competição, entendemos que esse é o nome ideal. Acreditamos que conseguirá montar uma equipe competitiva para os Jogos do Rio", analisou Vanderlei Mazzuchini, Diretor Técnico da CBB.

Barbosa esteve no comando de Ourinhos (SP) na conquista do vice-campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2010/11 e 2011/12. Além da conquista do quarto lugar à frente do Maranhão Basquete (MA) na temporada 2013/14 da LBF. Esse ano, o treinador tem realizado Clínicas Técnicas nos quatro cantos do Brasil.

"É um momento em que a Seleção Brasileira passa por uma renovação. Dentro de uma Olimpíada você tem que levar o que tem de melhor. Houve aí um ciclo em que foram bastante trabalhadas jogadoras jovens em Campeonatos Sul-Americanos e no Campeonato Mundial. E agora teremos um tempo de avaliação para vermos quem defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. Vejo o Brasil com muitas chances de disputar uma medalha. Tenho o espírito vencedor e não entro em uma competição pensando que não vou conseguir uma medalha. Eu acredito que essas jogadoras tem condições de disputar uma medalha. Eu acho que o Brasil tem uma mescla de jogadoras experientes, outras nem tanto e outras bem jovens. Esse mix pode dar uma boa classificação para o nosso país", declarou Barbosa. “O trabalho começa de fato a partir do dia 6 de janeiro, quando as jogadoras se apresentam para o evento-teste. Vou respeitar a convocação feita pelo Zanon (Luiz Augusto). A única questão que precisamos ver é a da Damiris, que está com uma fratura por estresse na perna e não vem jogando", completou.

O técnico tem em seu currículo na categoria adulta duas participações nos Jogos Olímpicos (medalha de bronze em Sydney 2000 e quarto lugar em Atenas 2004); cinco Campeonatos Mundiais (Coreia / 1979, Brasil / 1983, Alemanha / 1998, China / 2002 e Brasil / 2006); três medalhas em cinco edições dos Jogos Pan-Americanos (San Juan / 1979, bronze em Caracas / 1983, Winnipeg / 1999, bronze em Santo Domingo / 2003 e prata no Rio de Janeiro / 2007); e oito títulos no Campeonato Sul-Americano.

"Essa é a minha terceira passagem pela Seleção Brasileira. A primeira foi um momento de uma total renovação do basquete feminino. Foi uma geração que contou com a presença de Paula (Magic Paula), Hortência (Marcari), Martha Sobral, Vânia Teixeira e Vânia Hernandes. Retornei em 1996 para o Mundial Juvenil e assumi em 1997 a equipe principal. Novamente tínhamos uma situação difícil, pois era uma equipe que havia sido campeã mundial (Austrália / 1994) e vice olímpica (Atlanta / 1996), em um momento que perdíamos os principais nomes do basquete brasileiro: Hortência e Paula. Seguimos com Janeth que deu uma boa base para esse grupo e conseguimos grandes resultados com a renovação. Fomos à Austrália com seis jogadoras estreantes na Olimpíada de Sydney (2000) e conquistamos a medalha de bronze. Fora o Mundial da China (2002), que foi uma fatalidade quando perdemos dois jogos por um ponto, terminamos em todos os campeonatos entre os quatro primeiros. Sempre trazendo jogadoras jovens para completar o grupo", destaca.

Nas categorias de base, Barbosa foi quarto colocado no Campeonato Mundial Juvenil (Brasil / 1997), campeão da Copa América Juvenil (México / 1996), da Copa Pan-Americana Juvenil (Peru / 1978), do Sul-Americano Juvenil (Paraguai / 1976) e do Sul-Americano Cadete (Equador / 2001).

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu deus e o fim!!!!!!!!!! deixamos o buraco para entrar no poço. trocamos merda por bosta.

Anônimo disse...

Meus deuses, BARBOSA não, não,não.
É piada, não é?

Anônimo disse...

#CristianoCedranaseleção