sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CBB ignora clubes, convoca seleção feminina e cogita até ação judicial


A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) não cedeu à pressão dos clubes e jogadoras da Liga de Basquete Feminino para mudanças urgentes no departamento técnico da entidade e a formação de um colegiado de treinadores e divulgou nesta sexta-feira uma lista de 12 convocadas para defender a seleção no evento-teste da Olimpíada entre os dias 15 e 17 de janeiro, ignorando o já anunciado boicote.

De acordo com nota oficial da entidade em seu site, as convocadas devem se apresentar no dia 6 de janeiro para darem início aos treinos. Antes do evento-teste, o Brasil ainda jogará contra a Argentina (no dia 12) e a Austrália (14).

O diretor da seleção Vanderlei Mazzuchini afirmou ao UOL que caso as atletas não se apresentem ao técnico Luiz Augusto Zanon a entidade tomará medidas legais e acionará o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) cobrando explicações.

"Existem leis a serem cumpridas e vamos até o fim para que as jogadoras se apresentem. Caso contrário, imagino até que possam sofrer punições. Este é um evento que é tratado com prioridade pela CBB é importante para o Comitê Rio-2016. Nós já fizemos um acordo há tempos com a Liga de basquete Feminino (LBF) para que o campeonato fosse parado e não houvesse prejuízo às equipes. Então não vamos aceitar que não se apresentem por causa de um movimento político", afirmou.

"Não vamos abrir mão de maneira alguma de contar com as atletas. As reclamações que são feitas e a exigência de um colegiado não têm embasamento algum. Isso não existe", completou Vanderlei.

O UOL entrou em contato também com o departamento jurídico da CBB para entender quais seriam as punições possíveis para atletas que não se apresentassem, mas a entidade afirmou apenas que "confia plenamente na apresentação das atletas convocadas no dia 6 de janeiro. A CBB vai seguir dentro das leis, respeitar todos os regulamentos e fazê-los cumprir. Existe uma hierarquia na modalidade como em todo o esporte e essa hierarquia será respeitada".

O evento-teste olímpico não é uma competição oficial da Federação Internacional de Basquete (Fiba), apesar de constar no calendário divulgado pelo órgão em seu site. Assim sendo, não está claro se poderá ser aplicado o item do regimento da entidade que prevê punições a clubes e atletas que não respeitarem uma convocação. Tal artigo prevê de multas a suspensão.

Dois seis clubes que participam do movimento contra a CBB (Corinthians/Americana, Santo André, Sampaio Correa, América/Basquete, Maranhão e Presidente Venceslau) apenas os dois últimos não tiveram atletas chamadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon.

A novidade na lista é o retorno da armadora Adrianinha, de 36 anos, que havia anunciado a sua aposentadoria após o Campeonato Mundial do ano passado.

"É importante destacar que a Seleção Feminina irá viver o ambiente olímpico e que o evento serve como uma avaliação da estrutura da competição. Além disso, aproveitaremos para dar mais experiência internacional para referência e conhecimento do jogo dessas atletas", disse o técnico Luiz Augusto Zanon.

Chefe do movimento clamando mudanças na CBB, Ricardo Molina, presidente do Corinthians/Americana, afirmou que a postura do grupo segue o mesmo.

"Nossa postura segue a mesma e não vamos liberar as atletas. Soltaram esta convocação para iniciar a pressão sobre as atletas. E a CBB terá de responder legalmente sobre qualquer forma de assédio direto e indireto", disse ao UOL.

Lista de convocadas:

Adriana Moisés Pinto - Armadora - 36 anos - 1,68m - Uninassau/América de Recife (PE) - SP
Tainá Mayara da Paixão - Armadora - 24 anos - 1,72m - Uninassau/América de Recife (PE) - SP
Joice Cristina de Souza Rodrigues - Ala/armadora - 29 anos - 1,76m - Corinthians/Americana (SP) - SP
Tássia Pereira de Souza Carvalli - Ala/armadora - 23 anos - 1,80m - Basketball Santo André (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - Lateral - 21 anos - 1,81m - Sampaio Basquete (MA) - BA
Iziane Castro Marques - Lateral - 33 anos - 1,82m - Sampaio Basquete (MA) - MA
Jaqueline de Paula Silvestre - Lateral - 29 anos - 1,79m - Basketball Santo André (SP) - SP
Tatiane Pacheco Nascimento - Lateral - 25 anos - 1,81m - Uninassau/América de Recife (PE) - SP
Clarissa Cristina dos Santos - Pivô - 27 anos - 1,84m - Corinthians/America (SP) - RJ
Damiris Dantas do Amaral - Pivô - 23 anos - 1,90m - Conrinthians/América (SP) - SP
Gilmara Justino - Pivô - 34 anos - 1,83m - Conrinthians/América (SP) - SP
Nádia Gomes Colhado - Pivô - 26 anos - 1,95m - Sampaio Basquete (MA) - PR

Média de idade: 27,5 anos
Média de Altura: 1,81m

Fonte: UOL

Observação: Nunca ouvi falar que atletas de qualquer esporte tem obrigação de atender convocações, seja para evento teste ou evento oficial. Será que o nobre dirigente da CBB já ouviu falar em pedido de dispensa? Alguns anos atrás todas as jogadoras da seleção brasileira de vôlei se uniram e pediram dispensa coletiva até que o treinador fosse substituído e suas reivindicações fossem aceitas. Quando há união, a vontade das atletas e dos clubes é soberana, aos cartolas só resta a opção de acatar ou ficar falando sozinhos, porque nenhum esporte existe sem atletas.  #maisrespeitoaobasquetefeminino

15 comentários:

Anônimo disse...

Imagina o clima dessa seleção... As jogadoras apoiam o movimento e vão por meio da Justiça serem obrigadas a se apresentar. Esse pessoal da CBB vive no mundo da fantasia. Putz, Zanon, acione o desconfiômetro e pede pra sair.

Swoopes disse...

Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa para tentar salvar o basquete feminino! É triste ver que uma profissional como Laís Helena, após tantos anos de dedicação à modalidade, com tanta experiência e conhecimentos acumulados, seja ignorada pela entidade máxima do basquete no Brasil. Por que será que a CBB faz isso? Lixo de confederação que se preocupa apenas com negociatas, política, vaidades e vantagens pessoais... Enquanto isso, muitas meninas não conseguem nem um par de tênis para treinar... Mas em reuniões nababescas os senhores cartolas comem lagosta e bebem os melhores vinhos... viajam o mundo inteiro com o dinheiro que deveria ser destinado para o basquete!! Tudo isso é muito revoltante!!! Cadeia para esse povo é pouco....

Anônimo disse...

Será uma vergonha se as jogadoras não se apresentarem. Não quer jogar, vai fazer outra coisa!

Anônimo disse...

Antes de entrar com a açao devia explicar as viagens do Sr Carlos Nunes com a esposa para Paris com dinheiro que deveria ser das atletas para preparaçao. Cambada de safado!

Anônimo disse...

Anônimo das 23:13 , elas querem sim jogar na seleção. Quantas vezes elas foram convocadas e lá elas estavam na seleção? Só que agora as jogadoras estão cansadas de serem humilhadas pela CBB. Falta de estrutura e respeito por parte da Confederaçã e sem dizer que a CBB faz muito pelo masculino e nada por elas.Sabemos que qualquer profissional que não é valorizado por anos e anos um dia acaba se rebelando. Isso é normal de qualquer ser humano.

Anônimo disse...

O "Anônimo" - 04/12/15 23:13 - ou é o Zanon, o Vanderlei ou o Nunes. Ou um parente/amigo deles. Não tem lógica esse comentário mediante o descaso que a CBB trata há anos o basquete feminino brasileiro.

Anônimo disse...

Nem responde esse otario anonimo das 23:13, deve ser mais um otario da CBB.

Anônimo disse...

O movimento " OPORTUNISTA" só viu agora as dificuldades do feminino (perto da olimpíada)... Pq não fizeram algo parecido com a LBF para ter mais equipes? Ou pq não deixaram as estrangeiras de lado para dar oportunidade as brasileiras?

Vcs que caíram no conto do vigário (Molina) abram os olhos, eles querem ir p olimpíadas, o resto que se dane... As atletas, sejam inteligentes, não caiam nessa....

Anônimo disse...

Gostei da convocação da Adrianinha e da Joice Rodrigues de Americana!

Anônimo disse...

O Zanom está correndo sério perigo.Derrepente tem que sair e não vai mais conseguir emprego.

Anônimo disse...

Ué ele corta a Tassia do pan e agora convoca a Tassia ? Leva a Sangalli que nem na LBF joga. Incoerente e burro.

Anônimo disse...

o zanon já foi demitido de são josé.......hora ou outra diante desta situação que chegou o basquete feminino quando sair vair ter que fazer outra coisa;; técnico,,,,jamais..........no mais, não posso ver a cara destes dois da foto.......me enoja........

Anônimo disse...

O Molina disse várias vezes que não quer cargo na CBB e ele não é idiota. Sabe que com esse movimento as chances dele ter um cargo lá, se era zero, agora é de -30. A reivindicação é que os seis técnicos da LBF componham a comissão técnica da seleção até os Jogos Olímpicos, para definir quem será o treinador, qual será a programação e quem serão as jogadoras da seleção. Nada mais justo, são eles que trabalham no dia a dia, conhecem as atletas, sabem quais as necessidades e as consequências que um fiasco da seleção causa nos clubes. O Zanon e o Vanderlei não estão nem aí, para eles é indiferente, pois eles não se interessam pelo feminino, por isso estão a três anos convocando jogadoras sem condições de estar numa seleção brasileira e acumulando vexames em quadra. O que as pessoas desses seis clubes que sobreviveram a esses três anos de descaso da CBB com o feminino querem é evitar mais uma vergonha, desta vez numa Olimpíada em casa. Vejam quantos clubes fecharam as portas ou saíram da LBF nos últimos três anos, mais de 10. A televisão parou de transmitir basquete feminino. O que mais falta para a modalidade acabar de vez no Brasil? Ficar em último lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? É isso que as atletas, técnicos e dirigentes dos seis clubes querem evitar. É tão difícil entender? Questão de sobrevivência. Simples assim.

Anônimo disse...

Anônimo das 23:13: As atletas querem jogar, mas não só as Olimpíadas. Elas querem que os clubes continuem de portas abertas para continuar jogando o ano inteiro e se tudo continuar como está, com a seleção jogando amistoso contra Venezuela e Chile antes dos torneios, perdendo de lavada para Canadá, Cuba e Argentina, em breve não sobrará nenhum clube de basquete feminino no Brasil.

Anônimo disse...

ACHO QUE SÓ TEM UMA SOLUÇÃO, INTERVENÇÃO JÁ NA CBB, SÓ ASSIM SABEREMOS DE FATO O QUE ESTÁ ACONTECENDO.