sábado, 15 de agosto de 2015

Semifinal # 2 - Brasil x Canada

A segunda semifinal da noite em Edmonton aprentava dois contrastes: de um lado as donas da casa, invictas desde o pan de Toronto e com vitorias expressivas. Do outro, um Brasil desacreditado, vindo de uma derrota para a Argentina, e, ate entao, sem vibracao. Porem, surpreendendo a todos, a partida comecou diferente do que se esperava: um Brasil agressivo no ataque e respondendo bem a eficiencia canadense. O quinteto que todos gostariam de ter visto no final do jogo de ontem (Taina, Iziane, Ramona GIL e Nadia) comecou a partida.




Apesar da defesa aparentar certa melhora em relacao as partidas anteriores, o Brasil possibilitou que no final do 1o quarto o placar mostrasse que tinhamos sofrido 27 pontos, contra 22 marcados.



No inicio do 2o periodo a selecao jogava com Kelly, Debora, Jaque, Taina e Ramona. Apos dois ataques sem sucesso, vimos uma cena curiosa no banco: o tecnico Zanon "puxando" Iziane pelo braco para que a mesma entrasse o mais rapido possivel na quadra, para substituir Ramona. Era o retrato que, sem a maranhense o time nao produzia.






Apesar na aplicacao brasileira, aos poucos o Canada ia mostrando que tem um time mais arrrumado. Faltando 6 min para o final do 2o quarto, a vantagem chegava a 8 pontos, pois continuavamos com dificuldades em executar jogadas no ataque, e na defesa as faltas iam se acumulando.



Em dois ataques, Iziane assinalou 2 pontos e assistiu Nadia para converter mais dois pontos e mais um lance de bonificacao. A diferenca caia significamente para 3 pontos (34 x 31) e o Brasil mantinha-se no jogo.



Gilmara, em mais uma boa partida, convertendo bolas importantes, e Debora eficiente na robada de bolas (foram duas em sequencia) ajudavam o Brasil a fazer um excelente quarto. No minuto final porem nossa selecao deixou de pontuar e o placar no intervalo ficou em 45 x 39.




 A volta para o 3o quarto nao foi das melhores. Ate os 7 minutos o jogo seguia equilibrado, mas com a marcacao de uma falta tecnica, seguida da expulsao do tecnico do Brasil, o Canada pode abrir uma vantagem de dois digitos e seguiu mantendo ate o final do periodo. Apesar de algumas bolas certeiras, o Brasil pecava no posicionamento de rebotes (lento) e cometia faltas bobas, que sempre possibilitavam 2 lances livres as adversarias, que ate entao estavam com otimo aproveitamento: 23 em 29. O final do periodo acusou o placar de 70 x 55, maior vantagem canadense ate entao.



Julio Patricio, que comandou o time brasileiro desde a metade do 3o periodo, promoveu o retorno de Gil (com 4 faltas) no inicio do 4o quarto. Aquela altura Paty convertia seus 3 primeiros pontos e dava novo alento ao time verde amarelo. A diferenca caia novamente para 10 pontos, com uma bandeja de Iziane.




A defesa brasileira fazia dobra naquele momento, mas nos ultimos segundos de cada posse o Canada sempre conseguia achar uma jogadora livre para finalizar. O mesmo nao acontecia do lado verde amarelo, que precipitava ataques. Na volta, as canadenses infiltravam livremente. Isso fez com que a diferenca aumentasse no final.




Zerado o cronometro, o placar mostrava 83 x 66.

A diferenca de 17 pontos, porem, foi menos dolorida do que os 4 pontos da partida contra a Argentina. Nesta semifinal, apesar da derrota, o time fez sua melhor apresentacao. Os erros foram apenas 12, Aproveitamento dos 2 pts 44%, e 83% nos lances livres. Os 3 pontos porem foram nosso pior numero: apenas 2 em 22 (10%). A defesa continua falha, muitas vezes batendo cabeca. Precisa melhorar muito ainda.




Os destaques da partida foram Iziane (15 pts e 3 assist), Nadia (14 pontos e 8 rebs) e Gil (14 pontos e 3 rebs, todos ofensivos). Pelo Canada, Nayo veio do banco para marcar 18 pontos e conquistar 5 rebotes.

Amanha, a selecao tem a chance de repetir a colocacao obtida na ultima Copa America. O 3o lugar em Edmonton representara bastante, pois alem de refletir uma vitoria na "revanche" contra a Argentina, colocara novamente o Brasil no podium.













21 comentários:

Anônimo disse...

O Zanon é um desequilibrado

Erico disse...

Sinceramente.....
O Brasil tem boas jogadoras. Sigo na tecla de que precisamos de um tecnico. Gil era reserva e provou seu talento em quadra, joga tanto embaixo da cesta como na frente.
Kelly deu suspiros de melhora, começou bem o Pan mas caiu.
Agora...falta uma armadora.

Nadia melhorou muito.
Iziane é fundamental nessa equipe mas sozinha não ganha jogo.

Brasil precisa de postura e principalmente padrão tatico.
Zanon pessimo e ainda teve a audacia de ser expulso!

Zanon me decepcionou!

Anônimo disse...

Na minha opiniao foi sem duvidas a melhor partida do Brasil. Jogou de igual pra igual com o Canadá q esta com o seu time principal.

Sem comentários sobre a atuação da Gil na partida. Deveria ter sido titular desde o primeiro jogo do Pan, mas ele insistiu com Karina e Kelly.

Devemos levar em conta as coisas positivas dessa derrota. Brasil perdeu ainda cometendo alguns erros bobos, mas melhorou muito sua postura principalmente no ataque.

Tenho certeza q com a chegada das outras titulares o Brasil vai melhorar muito

Anônimo disse...

Iziane calando a boca dos críticos! !!

Anônimo disse...

Fora zanon acorda cbb ainda tem chance de mudar!

Anônimo disse...

Adrianinha
Taina
Joice Rodrigues
Iziane
Tassia
Tati pacheco
Joice coelho
Erica
Clarissa
Damiris
Nadia
Gil

Anônimo disse...

Fora zanon!

Anônimo disse...

Um comentarista ingles ja tinha (na sua transmissao) no mundial de BASQUETE chamado a atencao sobre a atitude do Zanon , com a arbitragem...era Brasil v Japao e deu ate vergonha...ele disse k reclamar dakela forma nao era postura de um tecnico diante de suas comandadas....Enfim, Ze-Nao, volta a dar sinais de desequilibrio. Acha k esta no NBB onde esse tipo de comportamento eh tolerado...Felizmente, num ambito internacional "o buraco eh mais embaixo". Provavelmente, ele nao sabe disso ppr nao ter nenhuma experiencia internacional...RIDICULO! Nos envergonha! Mentalidade pequena! Deixou claro k foi o primeiro a sucumbir a pressao da torcida...fraco emocionalmente! FORA ZANON! FORA WANDERLEI! FORA NUNES!

Anônimo disse...

Vendramini, miguel angelo, maria helena
Cbb o brasil so tem chances de medalha se trazer um desses pra ser o tecnico do Brasil no rio 2016!

Anônimo disse...

Fora Zanon!!! Vendramini na Seleçao!

Beto disse...

Sinceramente o Brasil só manteve um jogo equilibrado no primeiro tempo , os erros ainda existiram e só não foi pior porque o Canadá DEMOROU a se adaptar a marcação por zona que o Brasil fazia ! Não sou pessimista mais não consigo ver NADA DE BOM nessa seleção além de Nadia(que fez um pertidão mesmo errando bolas bobas ) Iziane, e Gil . Agora Patricia , Ramona , Sangalli e Karina Jacob NÃO DÁ MAIS !! PELO AMOR DE DEUS !!

Zanon ESSE CARA É DESEQUILIBRADO !! O time é REFLEXO de seu treinador , agora entendo que além do problema TÉCNICO SÉRIO de algumas atletas a postura do treinador também colabora .

Antonio Carlos Vendramini URGENTEMENTE na nossa seleção . É a melhor opção pela EXPERIÊNCIA e porque a CBB não tem dinheiro pra investir em um estrangeiro no feminino . Fora Zanon !!

Essa seria uma seleção mais consistente para 2016 (concordo com o Anonimo )

Armadoras : Adrianinha, Joice Rodrigues , Tainá ( Se conseguirem naturalizar a Erica Weeler até o final do ano ajudaria muito ) ai eu dispensaria a Adrianinha pela continuidade ela ja esta praticamente deixando as quadras ai nossas armadoras para um futuro mundial seriam a Erica Weeler. Joice , Tainá

Alas : Iziane , Tati Pacheco , Joice Coelho , *Damiris , Tassia
* Damiris tem um jump e um arremesso de três muito bons , ja esta sendo testada nessa posição no Atlanta e ganhariamos uma lateral bem ALTA ótima arremessadora .


Pivôs : Erika , Nadia , Clarissa e *Fabiana Caetano
* Porque Fabiana ? É alta , nova e é o que temos pra continuidade !! Se formos analisar nossa situação é ainda pior no caso das Pivôs olhem o cenário NÃO TEMOS PIVÔS DE QUALIDADE para substituir a Érika quando ela se aposentar . Vamos depender muito da Nadia , Clarissa e Damiris na minha opinião a Fabiana é a melhor opção hoje de composição .

Com uma seleção assim e com um trabalho sério poderíamos sim fazer uma excelente olimpíada !!

CarlosEdu disse...

Eu gostei do jogo. Porém, era uma vitória quase "impossível".

Enquanto Iziane, Nádia, Gil tiveram força e energia... o jogo foi de igual pra igual, porém, Canadá conta hoje com 12 boas jogadoras e faz uma excelente rotação - troca o quinteto todo e mantem o mesmo nível técnico.

Infelizmente no Brasil, quando sai Iziane, Jaqueline... e entra Ramona, Paty, as duas Isabelas... e o nível técnico despenca.

Ramona e Karina Jacob, são esforçadas, mas, ñ dominam nenhum fundamentos do basquete. Ramona ñ sabe fazer um drible, ñ sabe mudar d direção quando conduz a bola e etc

Paty, infelizmente se limita a bolas d 3 pontos e só. Ñ marca ninguém, ñ defende, ñ faz mais nada.

E as Isabelas... simplesmente ñ tem nível técnico pra está na seleção. Nicolette tem TUDO pra daqui a 4 anos está ajudando o Brasil. Porém, ñ será agora.

Anônimo disse...

Cadê o Bert para postar de novo a foto do Zanon "dando banana" pros anônimos?

Pq os blogueiros pararam de defender o Zanon pra "atacar" o nível técnico das atletas?

Sergio/RJ disse...

Iziane mais uma vez mostrou que tem que estar na seleção. Ramona o que está acontecendo com ela, muito desorientada e sem noção no jogo. Realmente não metecia estar na seleção. Paty totalmente apática no jogo. Precusamos urgente de outra ala para divifir com Ixiane. Tyfane Eyes está dando sopa por aí.

Anônimo disse...

Como Canadá jogou mal, ainda sim fez 83 pontos. Enfim, diz que o Brasil ia perder de 50 pontos e não aconteceu. Falta uma voz ativa nessa seleção, como por exemplo que chega e diga: parem de chutar de 3, não está caindo hoje, não está dando certo, vamos por outro caminho, ao contrário, ficam tentando e insistindo.

Precisavamos de um técnico como Bernadinho ou José Roberto, que xinga até a morte as jogadoras, que chama de burra na cara dela pra ver se acorda. Esse nhénhénhé com as jogadoras me dá um ódio. Porra caralho é seleção brasileira.

Anônimo disse...

Fora Zanon, Paulo BAssul na seleção.

Anônimo disse...

não entendo por que ele leva tanta ala, no mundial foram 5 para não aparecer 1, no pan foram 5 para aparecer nenhuma, nessa foram 6 para salvar só a Iziane, as mais novas até tem uma ressalva que estão em processo de amadurecimento, e só vão jogar em alto nível quando forem para a Europa, Eua, China, Austrália...
Vejo potencial na Ramona, Joice Coelho, Sassá, Tati, mas acho que falta orientação de carreira para essas meninas, elas tem que jogar em alto nível.
A Jaqueline por exemplo, desde 2005 na seleção adulta, estagnou em Santo André,deveria ter buscado outras equipes, outros campeonatos, tinha potencial, atualmente fez uma péssima Liga, e está lá tirando a oportunidade de uma mais nova aparecer, vejam os números de toda a carreira dela na seleção...
Só sei que está uma bagunça tão grande o basquete feminino, o técnico já mostrou que não tem competência nem para convocar, as jogadoras mal sabem o que fazer com a bola, falta jogo em alto nível, E NÃO É DE HOJE
Não existe planejamento, meta, nada, nada, parece que qualquer resultado está bom, a equipe não evolui, não existe reação das jogadoras...
A solução é TRABALHO, MUITO TREINO PARA ESSAS MENINAS....(TRABALHO SÉRIO NADA DE TREINO DE ENTERRADAS)

Anônimo disse...

tem q sair urgentemente: zanon, sangalli, paty, karina jacob, kelly. Ramona apesar de todos problemas de fundamentos se for trabalhada serio se ela tb se dedicar fizer por onde ainda da pra salvar debora muito baixa e sem habilidade suficiente pra nivel internacional nao da tb . Resto e treinar muito pq coisas importantes do jogo como bloqueio de rebotes , postura defensiva e trocas estao bem ruins brasil comete muitas faltas infantis mesmo qdo ja estourou o limite de coletivas. Ofensivamente e treinar arremessos demais, movimentacoes mais velozes e jogadas mais elaboradas pra decisao no ataque

Anônimo disse...

A melhor partida do Brasil na COPA AMÉRICA foi uma derrota de 17 pontos para o CANADÁ. É pra rir ou pra chorar?

Anônimo disse...

Infelizmente, essa seleção de novas não tem ainda preparo para uma competição como as Olimpíadas. Elas se esforçam, mas não basta somente isso. Além das pivôs que estão na WNBA precisamos de atletas com mais experiência e com fundamentos mais precisos. Temos necessidade urgente de atletas mais eficientes se não quisermos fazer feio!
Nas Olimpíadas de 2016!

Anônimo disse...

Infelizmente, essa seleção de novas não tem ainda preparo para uma competição como as Olimpíadas. Elas se esforçam, mas não basta somente isso. Além das pivôs que estão na WNBA precisamos de atletas com mais experiência e com fundamentos mais precisos. Temos necessidade urgente de atletas mais eficientes se não quisermos fazer feio!
Nas Olimpíadas de 2016!