terça-feira, 28 de julho de 2015

Seleção treina faz primeiros treinos em São Sebastião do Paraíso (MG)



A Seleção Brasileira Adulta Feminina já está em São Sebastião do Paraíso (MG) onde está se preparando para a Copa América / Pré-Olímpico em Edmonton, no Canadá, que será realizada entre os dias 9 e 16 de agosto. Concentradas no interior de Minas Gerais, até o dia 4, véspera do embarque para o Canadá, a equipe nacional já realizou os primeiros treinos em dois períodos (10h às 12h e 18h às 20h), na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (Avenida Monsenhor Mancini, nº 755).

"Acho que foi muito produtivo esse retorno. Está sendo muito importante mais esse período treinando com três meninas novas [Nádia Colhado, Iziane Marques e Izabela Nicoletti], que se mostraram muito interessadas no que fazer. Obviamente estão sentindo o ritmo que está maior, mas estão bastante motivadas para essa semana de preparação. Tecnicamente estamos focados em treinos específicos com grande intensidade. Além da parte de fundamentos na intensidade, pois é quando acontece a maioria dos erros. E, claro, fortalecendo o esquema tático para que as três entendam melhor", explicou o técnico Luiz Augusto Zanon.

O treinador destacou que sentiu uma postura diferente das jogadoras após o retorno dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando o Brasil terminou na quarta posição.

"Sempre falo que as jogadoras mudam na maneira que treinam depois de uma competição internacional, no caso pós Jogos Pan-Americanos. Sempre digo que dá para sentir que buscam algo diferente. E esse é o segredo de um jogo de equilíbrio e segurança. Vejo as jogadoras se cobrando e tem que ser assim mesmo. Tem que amadurecer esses sintomas e formar uma equipe com mais consistência", destacou.

Em São Sebastião do Paraíso, o Brasil realizará dois jogos-treinos contra a Seleção do Chile, nesta quarta-feira (29) e na quinta (30). A equipe chilena já está em São Sebastião do Paraíso.

"Nosso objetivo com esses jogos-treinos é a espontaneidade e soltura. Amanhã faremos um coletivo diferente com as chilenas, mais apurado, falando e instruindo. Acho que as três jogadoras novas vão sentir mais a carga física, mas espero que o grupo produza mais solto, sem tanto peso e com mais leveza. Estamos buscando isso, grupo. Serão partidas importantes para a avaliação do time e a incorporação de três novas jogadoras ao ritmo do grupo", analisou Zanon. 

Em Edmonton (CAN), antes da estreia, as brasileiras farão novo treino contra a seleção canadense no dia 7 de agosto. Na Copa América / Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá, o Brasil está no Grupo “B” ao lado da Argentina, Equador, Venezuela e Ilhas Virgens. A estreia nacional será contra as argentinas no dia 9 de agosto. No dia 10 a Seleção folga. Na sequência da competição as brasileiras enfrentam Equador (11), Ilhas Virgens (12) e Venezuela (13). No Grupo “A” ficaram Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico e República Dominicana.

Na última edição do Torneio Pré-Olímpico das Américas, disputado na cidade colombiana de Neiva, em 2011, o Brasil conquistou a vaga para a Olimpíada de Londres (2012) ao vencer na final a Argentina por 74 a 33.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, as equipes se enfrentam dentro de cada grupo e somente as duas melhores de cada chave se classificam para as semifinais. O primeiro do Grupo “A” enfrenta o segundo do “B” e vice-versa. Os vencedores disputam a final. A Copa América / Pré-Olímpico garante à seleção campeã a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. De 2º ao 4º lugares estão classificados para o Pré-Olímpico Mundial, que será realizado de 13 a 19 de junho de 2016, ainda sem local definido pela FIBA. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Lendo essa notícia dá para entender melhor o basquete que a seleção brasileira apresentou no Pan (e nas outras competições também).
Dois treinos de duas horas por dia!!!
Desculpa gente, no time do colégio eu treinava 6 horas por dia, não é possível que uma seleção brasileira adulta treine menos que um time de colégio.
O que as meninas ficam fazendo o resto do dia? Navegando na internet? Dormindo?
Puxa vida. Que má vontade do treinador, que pouco caso da CBB.
Depois chega na competição e vemos meninas errando bandeja, passe lateral.
O time sem padrão de defesa e sem movimentações de ataque.
Triste, mas sem trabalhar não tem como evoluir.

Anônimo disse...

Quatro horas por dia de treinamento, dentro de um bom planejamento é mais que suficiente.

Anônimo disse...

É verdade a Ramona num acertou uma bandeja de cabeça baixa kkkkk

Anônimo disse...

Acho que só a seleção brasileira treina 4 horas por dia, estão aí os resultados né!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 15:58 falou tudo! Mandou muito bem! É uma triste realidade, errar bandeja em jogo da seleção é uma vergonha... Não tinha nem esquema para fugir de pressão meia quadra, e perdia as bolas!!! Falta de treino!!!

Anônimo disse...

Quatro horas por dia eh um absurdo...tinha k ser no minimo seis ( doas jornadas de 3 ) - to bobo! Amo basquete feminino, entao, vou agora numa.loja a fantasia comprar meu nariz de palhaco ( torco com o coracao por resultados k nunca veem - e agora sei porq....sou feito de palhaco!

Anônimo disse...

O babaca continua falando besteira.Ele nunca foi técnico,é o maior marqueteiro do país.Cortar a Caça e a Tassia para levar Sangalli e
Essa menina Isabela,só pode ser marqueting.O que elas podem ajudar nos treinamentos?NADA.
Como a CBB permite que isso aconteça?
Depois,vêm os corneteiros e descem a ripa na seleção.As meninas não tem culpa de serem dirigidas por uma pessoa egocêntrica,
posuda como se soubesse tudo é infelizmente não sabe nada.Só é amigo do Vanderlei.
Como a CBB quer ter credibilidade para arrumar patrocinador,mantendo o Zanon como técnico?
Quais foram as suas conquistas até hoje com a seleção.Como conquistar algum título se não consegue sequer fazer uma convocação
justa e substituições corretas?
Para finalizar,com ele no comando,não esperem resultados.

Anônimo disse...

Não sou esportista, sou apenas torcedor e acompanho basquete feminino a muito tempo, então fui procurar no google para saber quanto tempo a geração anterior treinava por dia e achei isso aqui:

- Eu tinha uma meta: queria ser a melhor jogadora de basquete do mundo. Para isso eu tinha que ter foco e segurança no que eu ia fazer. E eu me preparei para isso. Junto com a equipe eu treinava entre 5 e 7 horas por dia, e depois ainda treinava mil arremessos convertidos. Os que não entravam não contavam.

A Hortência era uma jogadora diferenciada fisicamente, tecnicamente e emocionalmente. Tinha um talento nato, era considerada a melhor jogadora do Brasil junto com a Paula, mas nem por isso ela se acomodava, treinava muito juntamente com suas colegas e depois fazia um treino extra, além do treino delas.

Então assim, se você não é privilegiada fisicamente, não tem uma técnica perfeita e não tem inteligência emocional durante as partidas e mesmo assim está na seleção de um país, o mínimo que você deve fazer é treinar o dia inteiro.

Anônimo disse...

Claro que tem a responsabilidade da jogadora fazer o "extra" por conta própria, mas um técnico de seleção brasileira que convoca jogadoras sabendo que elas não tem fundamentos fica com a obrigação de treinar bem mais que 4 horas por dia. Isso é o mesmo que treinar meio período. Claro que é mais fácil colocar toda a culpa na CBB, mas qual a desculpa para treinar poucas horas por dia? Treinador convoca mal e treina pouco. Ridículo.

Anônimo disse...

Treinou meio período antes de um MUNDIAL, vai treinar meio período sempre. E as jogadoras não sabem e não vão aprender a fazer bandeja, bater bola sem olhar para o chão, desenvolver visão de jogo e mecânica correta de arremesso treinando tão pouco. Vamos continuar vendo um time sem tática e sem técnica mínima aceitável para uma jogadora profissional.

Anônimo disse...

Bert tem notícias das brasileiras que jogam a liga universitária norte-americana?

Sergio/RJ disse...

Realmente, quatro horas pir dia é ridículo. .. o ideal seria treinar de 08:30 h até às 12:00 h e depois das 18:00 às 21:00 h.

Sergio/RJ disse...

Não vamos esperar que a Iziane seja a salvação da lavoura. Sabemos que é uma grande jogadora, porém, uma andorinha só não faz verão.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários sobre o Zanon. Ele sempre usa o lema "renovação". Sei que é a minha opinião como fã de basquete, mas seleção tem que ter as melhores jogadoras, independente da idade. Quando a seleção não vai bem no campeonato que disputa, ele fala que vai renovar ainda mais, assim através da "renovação" ele tem argumento para qualquer tipo de cobrança sobre os resultados da seleção feminina.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários sobre o Zanon. Ele sempre usa o lema "renovação". Sei que é a minha opinião como fã de basquete, mas seleção tem que ter as melhores jogadoras, independente da idade. Quando a seleção não vai bem no campeonato que disputa, ele fala que vai renovar ainda mais, assim através da "renovação" ele tem argumento para qualquer tipo de cobrança sobre os resultados da seleção feminina.

Anônimo disse...

Eterna renovação: "Não me cobre porque estou renovando".

Anônimo disse...

O Zanon nos humilha, como seguidores do basquete feminino, ja por 3 geracoes...triste!

Anônimo disse...

Muito bem colocado: eterna renovação para que a falta de cobrança também seja eterna.
O malandro acha que pode enganar todos o tempo todo.
A malandragem está acabando.

Anônimo disse...

http://www.ligadebasquetefeminino.com.br/sem-categoria/taina-paixao-mostra-amadurecimento-e-protagonismo/


http://www.ligadebasquetefeminino.com.br/sem-categoria/brasil-vence-o-chile-em-amistoso-e-segue-preparacao-ao-pre-olimpico-disputado-em-sao-sebastiao-do-paraiso/