quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pan 2015: Brasil estreia contra os EUA nessa quinta às 22 horas



A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreia, nesta quinta-feira (dia 16), às 22h de Brasília, contra os Estados Unidos nos 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A partida será realizada na Ryerson Athletic Centre, com transmissão ao vivo do SPORTV e Record News. Sob o comando de Luiz Augusto Zanon, o Brasil, que está no Grupo "A", terá ainda como adversários na primeira fase Porto Rico (sexta-feira, às 14h30) e República Dominicana (sábado, 14h30). A chave "B" é formada por Argentina, Canadá, Cuba e Venezuela. A fase semifinal será disputada no dia 19 e a disputa por medalhas no dia 20. 

"Os Estados Unidos são o basquete número um do mundo. Respeito eles acima de qualquer coisa pelo basquete desenvolvido naquele país. Sempre é um jogo duro, mas como disse anteriormente elas não são imbatíveis. Na sequência enfrentaremos as porto-riquenhas que é uma escola que vem crescendo e foi campeã no Pan 2011. É uma equipe que ficou em quarto lugar na Copa América 2013 e não foi ao último Campeonato Mundial por muito pouco. A República Dominicana nós vimos jogando na Copa América 2013. É uma seleção mais nova, mas com muito vigor físico. Porém não são meninas com muita rodagem. Acredito fortemente no potencial das nossas jogadoras e que o Brasil pode passar para outra fase e tentar disputar uma medalha", analisou o treinador brasileiro.

Estreante com a camisa da Seleção Brasileira Adulta, a ala Izabella Sangalli falou da expectativa sobre sua primeira participação.

"Estou bastante ansiosa porque é minha primeira vez com a equipe adulta. Todas as jogadoras aqui são mais experientes do que eu e tem outras, como a Kelly, que estão ainda em um nível superior. São jogadoras que admiro muito. Espero que possa sugar toda experiência possível, além de ajudar o time a vencer. Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui mostrando meu trabalho e bastante confiante", contou a ala, que esteve na conquista do bronze no Campeonato Mundial Sub-19, quando tinha apenas 17 anos. 


Brasil x Estados Unidos no Pan

Brasileiras e americanas se enfrentaram 22 vezes na história do Pan de 1955, na Cidade do México, até 2007, no Rio de Janeiro, com 16 vitórias dos Estados Unidos contra seis do Brasil. O último confronto entre as duas seleções foi na disputa da medalha de ouro do Pan 2007 e as americanas levaram a melhor: 79 a 66. Os Estados Unidos estiveram presentes nas 14 edições da competição feminina e acumulam sete medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. No Pan de Guadalajara, em 2011, as americanas terminaram na pior colocação de todos os tempos: em sétimo lugar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os Estados Unidos são o basquete número um do mundo e no último Pan ficou em último lugar num grupo que tinha México, Porto Rico e Argentina.

Foi eliminado na primeira fase. E daí? Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Não é porque a seleção é dos Estados Unidos que signifique que seja forte.

Dizer que uma seleção universitária sub-21 "não é imbatível" só pode ser piada.

Zanon, você está comandando a seleção principal adulta do Brasil, com média de 26 anos, quatro atletas acima dos 30 anos.

Você está treinando uma seleção campeã do mundo, duas medalhas olímpicas. Se situa.

Se segundo os seus critérios, você não convocou as melhores atletas que temos no Brasil, a opção é sua, o equívoco é seu.

Assuma a responsabilidade pelos seus erros e não seja ridículo.