sexta-feira, 17 de julho de 2015

Brasil X Porto Rico





Apos um bom inicio onde a selecao abriu 5 x 0, Carla Cortijo passou a chamer o jogo pra si e colocou sua equipe a frente por 7 x 5. Apos pedido de tempo e troca na armacao (Debora por Taina), o Brasil retomava o controle do jogo com boa atuacao de Jaque (que terminaria a primeira metade do jogo como nossa cestinha com 9 pontos, feitos somente nos 10 primeiros minutos).




Ao final do 1o quarto o Brasil vencia por 20 x 14.


A selecao voltou muito mal e desatenta para o 2o periodo. Kelly nao conseguia desenvolver seu jogo, e as insistentes bolas de 3 pontos (foram apenas 2 em 13 tentativas ate o final do 2o qt) sem cair, possibilitou a Porto Rico passar a frente em 23 x 22 (marcando 9 x 2 no quarto).



Entretanto, foi so a nossa pivo #15 comecar a acertar suas bolas dentro do garrafao para que a selecao voltasse a livrar 4 pontos abrindo 26 x 23 faltando 2.53 min para o final da primeira metade de jogo.




O execelente aproveitamento nos lances livres (9 em 10) manteve o Brasil a frente no placar, encerrando o 2o quarto com o placar de 31 x 26.


Ao final no 1o tempo (2o min), o Brasil lidera tambem em rebotes (21 x 20), roubos de bola (3 x 1) e assistencias (6 x 4).




O jogo voltou equilibrado no 3o periodo onde a vantagem brasileira se mantinha entre 3 e 5 pontos. O aproveitamento nos lances livres caia e com isso o Brasil nao conseguia livrar vantagem. Karina Jacob se apresentava muito bem no ataque, tanto nos rebotes defensivos quanto ofensivos (foram 3 em toda partida) que foram convertidos em pontos.




Cortijo continuava carregando Porto Rico nas costas, principalmente depois que Placidos cometeu sua 4a falta.




Alguns erros brasileiros fizeram com que o adversario encostasse no placar ao final do 3o quarto (44 x 40). Para sorte verde-amarela, elas tambem erravam o que possibilitou que encerrassemos o periodo com vantagem de 6 pontos (46 x 40).

No inicio do 4o quarto o Brasil conseguiu colocar a diferenca de pontos que precisava para se classificar as semifinais ainda hoje, sem depender de ninguem: 7 pontos. Mas o jogo continuava pegado e Porto Rico, com sua incansavel armadora, nao se abatia.




A vantagem desejada se mantinha ate os 4.10 min para o fim, apesar de alguns desperdicios de bola pela selecao. Esses erros continuaram e fizeram com que o adversario continuasse vivo na partida.




Faltando 1 minuto para o fim, o Brasil liderava por apenas 2 pontos, e mais uma vez Karina Jacob, mesmo com 4 faltas, pegou mais um rebote no ataque e converteu dois pontos. Atras por 4 pontos, restou a Porto Rico cometer faltas, e o Brasil acabou o jogo vencendo por 5 pontos (62 x 57).






Seguem abaixo os numero finais da partida, com as lideres em pontos e rebotes.





Nas estatisticas, o Brasil foi melhor nos rebotes (50 x 38), nas assistencias (7 x 6), mas cometeu 18 erros (3 a mais que o adversario).

74% nos lances livres, 41% nos lances de 2 pontos (15/37) e preocupantes 13% nos 3 pontos (3/23)


No final da partida, Zanon chamou suas quatro armadoras e conversou durante alguns minutos. Logo depois, fui ate ele e perguntei qual o teor da conversa. " Reuni as quatro para falar que elas precisam entender que este time precisa ter uma dona, e a dona teria que ser uma delas", disse o tecnico. Com essa frase, ele deixa claro que a selecao brasileira ainda precisa da voz de comando durante as partidas, principalmento no minutos finais de uma partida decisiva e apertada como a de hoje.





Com essa vitoria, o Brasil ainda nao garantiu classificacao para as semifinais. Mesmo que venca amanha a Republica Domoninicana, o jogo entre Porto Rico e Estados Unidos tera influencia para a posicao brasileira. Dificilmente sairemos em 1o lugar do grupo. Caso as americanas vencam, elas serao as primeiras e seremos 2o do grupo. Em caso de vitoria portorriquenha ate 3 pontos as posicoes se mantem. Vitoria de Porto Rico por 5 ou 6 pontos, elimina o Brasil. Porem se o time de Cortijo vencer por 8 pontos ou mais, quem estariam eliminadas seriam as companheiras de Breanna Stweart.

Se a vitoria portorriquenha for por 4 pontos, alem do triplice empate (1o criterio) elas tambem empatam com nossa selecao no saldo de cestas, entao sera avaliado o 3o criterio, que deve ser numero de pontos marcados (nao dispomos dessa informacao no site). Situacao igual estariamos se a vitoria for por 7 pontos, mas desta vez o empate seria com as americanas.

O Brasil so sera 1o do grupo se os Estados Unidos perderem esta noite para as Dominicanas e para Porto Rico amanha. Os seja, seremos no maximo segundo, e provavelmente enfrentariamos o Canada nas semi.




13 comentários:

Leonardo Rodrigues disse...

Vamos meninas!

Anônimo disse...

É tudo ou nada. Que as brasileiras façam o jogo da vida delas. Com amor sangue nos olhos e cabeça fria. Vai Brasillll

Anônimo disse...

Vamos, gatinhas!

Anônimo disse...

Pelo amor que sofrência...tava me lembrando de Colômbia x Canadá em 2011... Porto Rico perdeu a partida nos lances livres, se fosse o técnico matava....

Erico disse...

Nossa um jogo Horrivel!

Depois de irem bem ontem, contra a defesaamericana, o Brasil hoje foi no minimo desastroso.

Só digo uma: nossa armação é tensa!
Não consigo entender a insistência pela Tainá. Ela até joga bem eem alguns momentos, mas quando não tá bem - e muitas vezes isso acontece quando outra armadora entrou e jogou bem [Cacá ou Débora] - o Zanon volta com ela.

Zanon tambem deixou muito a desejar: substituições mal feitas, instruções falhas e pouca leitura do jogo adversario, fora a falta de motivação ao grupo. Não curti ele hoje, alias todo o time. Foi sem duvida uma partida para se esquecer!

Anônimo disse...

Por que o Zanon insistiu tanto na Ramona? Ontem contra os Estados Unidos ela foi a única q foi horrível até a Sangalli foi bem e hj foi pior ainda.

Anônimo disse...

O Zanon é absurdamente limitado! Contra uma equipe baixa, deveria ter explorado a altura de nossas pivôs (Kelly e Fabi). Me fez lembrar até do Colinas contra a Coréia do Sul no Mundial de 2010. Deveria jogar mais com a Kelly, forçando as jogadas dentro do garrafão. O que foi aquele absurdo de bolas de 3 com baixo aproveitamento? A Patrícia precisa ser mais utilizada, foi a cestinha contra os EUA e começa no banco? Porto Rico fez infiltrações até cansar e nossa defesa não se atentava para esse fato. As armadoras estavam em um dia sem inspiração. Qual a função de tanta correria? Paula e Helen jogavam de forma cadenciada, pensando no melhor momento, na melhor jogada.Falta leitura de jogo. Nem os comentaristas da Record News e do Sportv estavam aguentando a partida. Ô sofrimento!. Na Copa América o Brasil contará com Érika, Damiris e Clarissa? Se não contar, nem sei se chega entre as 4. E se não pagar a dívida corre o risco do Brasil sediar uma Olimpíada e não ter a seleção feminina no campeonato de basquete.

Anônimo disse...

Para ser a dona do time, precisa primeiro aprender a sair com a bola da defesa e chegar na cabeça do garrafão de ataque, sabendo sair de defesa pressão sem entregar a bola de graça para o adversário. Ou seja, precisa aprender o que há de mais básico para ser uma armadora. Agora, como que quatro armadoras que não sabem o básico chegam a seleção principal de seu país? Isso é um mistério.

Anônimo disse...

Gente, ja cansei de falar aki: O ZANON nao esta fazendo um.bom trabalho na selecao , e isso.ja vem de um bom tempo..#.peloAmor - contratem um americano pra ser nosso tecnico, aproveitando k Iziane, Erika, Clarissa, Damiris, Nadia, kelly entendem ingles....e mais, A Joice Rodrigues merece uma chance, NAO DA PRA ENTENDER COMO UMA JOGADORA K VAI BEM NA ULTIMA OLIMPIADA, ATUAL CAMPEA NACIONAL, nao eh , pelo menos, lembrada....gente, o que k eh isso?Ps: numa posicao onde literalmente nohs estamos carentes... DEMAIS PRA MIM....nao entra na miinha cabeca...eh pessoal? Parece ate k eu to fazendo campanha pra jogadora, quando na verdade, nem a conheco pessoalmente! Mas eh fato - e contra fatos nao ha argumentos.

Sta. Ignorância disse...

Realmente, nossas armadoras estão TODAS péssimas! Assim fica difícil aposentar a Adriana, e olha que ela também tem momentos de afobação!

O Zanon também precisa acordar. Cacá e Patrícia foram bem ontem e começam no banco?

Tava claro pra todo mundo que o jogo seria com as pivôs, mas isso não aconteceu com frequência...

O jogo de hoje foi ridículo. Acho que essa seleção não sobe no pódio não.



Anônimo disse...

Não adianta cobrar do Zanon se o material humano é de baixa qualidade e limitado, culpa do horrivel trabalho de base que temos no basquete feminino nacional, além disso, o jogo foi horrível de baixa qualidade técnica, só vencemos pq Porto Rico conseguiu ser pior que o Brasil.
Não me venbham falar que estamos no caminho certo pq vencemos os EUA na copa américa, foi sorte e não vai se repetir, preparem-se pq na olimpiada vamos jogar de 12 para 16º lugar

Anônimo disse...

Não sei porque tanta critica em cima da Tainá, ela pelo menos pontua, as outras não.

Concordo que nossa armação não está boa, mas vamos ser sinceros, a que está menos pior ali é a Tainá.

Anônimo disse...

Gente temos que dá valor para as que estão lá