quarta-feira, 17 de junho de 2015

Uberaba terá vaga na Liga Nacional de Basquete Feminino e busca recursos

A vaga é certa. Agora falta o dinheiro para a montagem de um time competitivo para Uberaba disputar a Liga Nacional de basquete feminino. O secretário de Esporte e Lazer de Uberaba, Luiz Alberto Medina admite que a competição é cara, mas que tem buscado recursos para a montagem da equipe e quer aproveitar o conhecimento de quem participou do time que fez sucesso no início da década de 2000. Ele garante que, caso não dispute a competição na temporada 2015-2016, o time estará pronto para o próximo ano. 
De acordo com Medina, além da Lei do Incentivo ao Esporte, a parceria com comerciantes da cidade também serão realizadas.
– É um evento de realização cara. Estamos entrando com a Lei de Incentivo ao Esporte e buscando parcerias dentro do comércio de Uberaba. Acredito no sucesso. Se não for para este ano, ano que vem é certeza. Nos pegou de surpresa, de última hora – disse.
No início dos anos 2000, Uberaba teve um time disputando uma competição nacional e que tinha uma das melhores médias de público. A realização do Mundial Junior de Handebol na cidade e o conhecimento técnico de basquete do coordenador de esportes de alto rendimento, Mário Fernandes de Oliveira Neto, o Marão, são os dois pilares para montar um bom time, afirmou Medina.
– Vamos aproveitar o gancho deste mundial de handebol e entrar no alto rendimento por meio do basquete feminino. Sabemos o caminho com o professor Marão, que já esteve lá. Temos trabalharemos com duas ou três atletas, formadas naquela época áurea do basquete feminino de Uberaba, para que possam fazer parte do grupo, da comissão técnica e da organização – revelou.
Marão, afirmou que já foi definido o local onde serão realizados os jogos na cidade.
- Em consenso, foi escolhido o Jockey Clube do Centro para a realização dos jogos, mas temos que passar por readequações. O momento é de enviarmos projetos para empresas e buscar patrocínios – disse.
Diferente do basquete masculino, onde existe a Liga Ouro, uma espécie de Segunda Divisão para chegar ao NBB, o feminino não tem divisão de acesso Entre 2000 e 2008, o time de Uberaba foi oito vezes campeão estadual. A consagração ocorreu em 2007, quando o time jogou a final do Brasileiro, contra Catanduva. Na ocasião, a equipe mineira ficou com o vice-campeonato, o que foi considerado um feito importante, pois se tratava da surpresa da competição.

Fonte: globoesporte.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Que boa noticia pro basquete brasileiro e, principalmente, mineiro... Um sonho possivel seria ver : Uberlandia, Montes Claros, Varginha ( aderindo aa iniciativa de UBERABA - porq estas cidades.teem projetos ja desenvolvidos pro basquete). Junto aos times da capital: MINAS, GINASTICO, MACKENZIE......IMAGINEM TODOS esses TIMES na L.B.F? A confederacao mineira , onde esta? Deveria ajudar mais, ser mais ativa...MINAS TEM 24 milhoes de habitantes, nao eh.possivel k nao consiga montar 7 times!

Anônimo disse...

Seria legal resgatar atletas formadas em Minas como Fernanda Belling, Kika, Tais Pinto, Nayara, Ketholin, a menina de 1,96m e 14 anos. Seria muito importante fortalecer a comunidade do basquete de Minas resgatando as pratas da casa e não apenas montando um time importado de São Paulo.

Anônimo disse...

Porém, sem grana é impossível;

As jogadoras desempregadas do Americana indo para esse time mineiro seria bacana, porém,,,,,