quinta-feira, 25 de junho de 2015

Magic Paula, Maria Helena Cardoso e Heleninha visitam a seleção brasileira





Campinas, SP – A Seleção Brasileira Adulta Feminina recebeu três visitas especiais após o treino desta quarta-feira (dia 24), que está sendo realizado na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. A equipe comandada pelo treinador Luiz Augusto Zanon está se preparando no Tênis Clube Campinas para os 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 16 e 20 de julho. As ex-jogadoras da seleção brasileira Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, Maria Helena Campos, a Heleninha, e Maria Helena Cardoso, que também comandou o Brasil, conversaram com as atletas sobre a oportunidade e desafios de defender uma equipe nacional.

"Procurei falar da minha experiência, mas também a importância da união da equipe na busca do objetivo. Não adianta planejar, treinar, ter estratégia e tática de jogo se a equipe não estiver unida. Mesmo quando não temos afinidades com uma companheira é preciso ter respeito. Eu e Hortência Marcari, por exemplo, éramos bastante diferentes. Cada uma tem o seu jeito e aqui vocês precisam entender que não é uma questão de afinidade, e sim respeito pelo grupo e do trabalho conjunto. Quando eu e Hortência passamos a perceber e entender que o respeito era o principal e que estava acima da nossa individualidade, é que começamos a mudar as coisas. Todas vocês estão aqui remando no mesmo barco", disse Magic Paula. 

Ao lado de grandes nomes do basquete feminino como Heleninha, Maria Helena Cardoso fez parte de uma geração vencedora do esporte nas décadas de 60 e 70. Como jogadora da Seleção Brasileira foi fundamental na conquista do bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos de Cali, em 1971, na Colômbia. Depois, como técnica, viria a comandar a equipe campeã dos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, com nomes que perduram até hoje, como Paula e Hortência.

"Eu tenho duas passagens pela seleção, mas tem uma que quero destacar nesse momento. Para ilustrar a questão do relacionamento de grupo vou falar sobre quando eu comandei pela primeira vez. Quando cheguei na seleção me perguntavam como íamos fazer, já que Paula e Hortência não se falavam. Elas eram as duas principais jogadoras na época. Minha solução foi simples. Dividi os quartos e coloquei as duas juntas. É claro que não gostaram e reclamaram. Deixei claro que tudo bem se não fossem amigas, mas que precisariam se entender para que pudessem trabalhar juntas. E deu resultado, pois elas se entenderam tanto que até hoje se dão bem, mas até aquele momento a coisa ia devagar. A rivalidade entre as duas era grande e ajudou muito a enriquecer o basquete, mas internamente atrapalhava o grupo. Então são situações que é preciso entender e resolver caso aconteça situações similares com vocês", explicou a ex-técnica Maria Helena Cardoso, campeã como jogadora e como técnica.

Zanon destacou a importância da visita dessas ex-jogadoras que levaram a Seleção Feminina ao topo do mundo para a preparação da equipe que se prepara para os Jogos Pan-Americanos de Toronto.

"Eu só tenho a agradecer as três que vieram conversar com as meninas. Foi uma hora e meia de aula de mestres de alta referência mundial, de pessoas que perseveraram e alcançaram seus objetivos. Eu procuro sempre trazer referências mundiais para perto e essas foram minhas desde quando jogava no juvenil em Piracicaba (SP). A oportunidade de estarem passando isso para as meninas é algo enriquecedor. Elas tiveram a oportunidade de terem exemplos práticos de perto perguntando e conversando, além de tirar dúvidas de como acontecia na época delas. As três deram abertura para uma troca enriquecedora com as jogadoras. Além disso todas são campeãs Pan-Americanas, que é a competição para qual estamos nos preparando e é importante para o processo de amadurecimento desse grupo", destacou Zanon.

As brasileiras receberão, na próxima sexta-feira (26), a ex-jogadora Helen Luz, que defendeu as cores verde-amarela nas conquistas do Campeonato Mundial da Austrália (1994) e da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália/2000).

"Na verdade é um bate-papo contando um pouco da minha experiência na Seleção Brasileira. Meu objetivo é passar um pouco do que vivi com o Brasil e tirar dúvidas também. É importante que todas entendam a importância de servir a Seleção Brasileira", pontuou Helen. 

A Seleção Brasileira Adulta Feminina segue treinando em dois períodos (8h30 às 10h30 e 16h às 18h), no Tênis Clube de Campinas (Rua Coronel Quirino, 1346 – Cambuí), em Campinas (SP). O embarque para Toronto está marcado para 6 de julho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De 7 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos no Canadá.

O Brasil está no Grupo "A" do Pan e faz sua estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentam Porto Rico (17) e República Dominicana (18). A chave "B" é formada por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela. A fase semifinal será disputada no dia 19 e as disputas por medalhas no dia 20. 

O basquete é o esporte coletivo com o maior número de medalhas de ouro (8) na história do Pan-Americano e no total (24). A seleção adulta feminina esteve presente em quatorze edições da competição feminina e soma onze medalhas conquistadas. A equipe feminina foi campeã em Winnipeg, no Canadá (1967); em Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas foram quatro vezes medalha de prata e quatro de bronze. No Pan do Rio (2007), O Brasil ficou com a medalha de Prata. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que bafo. Paula e Hortência não se falavam na seleção. As indisciplinas da Iziane perto disso é fichinha. É isso aí, um técnico competente e com habilidade para comando resolve a situação internamente como fez a Maria Helena.

Anônimo disse...

Agora tah claro porq a coisa nao decolava...(...e injustamente colocava a culpa na estatura da Vania Hermandes) ainda bem k a Maria Helena trouxe ( revelou ) a Janeth...o basquete do Brasil nasce no interior...e tem milhares de coisas boas k o interior caipira do Brasil tem...mas tbm.traz consigo uma mentalidade atrasada...lembro k Vania Teixera era tao boa jogadora na sua epoca e ficava de fora das selecoes tbm por fatores de desentendimento (pena!).

Anônimo disse...

Pivos k eu convocaria:
Erika, Clarissa, Kelly, Damiris, Gil

Depois da olimpiadas, sim...renovacao:
Clarissa, Damiris, Nadia, Fran, Sassa

Anônimo disse...

https://books.google.com.br/books?id=uKpth9IvSlUC&pg=PA54&lpg=PA54&dq=paula+hortencia+entraram+na+sele%C3%A7%C3%A3o+adulta&source=bl&ots=S45hTb_viy&sig=nA8yL0QGcrPbtYZBcOcAvWzValM&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CFoQ6AEwDWoVChMIweD2tL23xgIVkb6ACh0UKgCW#v=onepage&q=paula%20hortencia%20entraram%20na%20sele%C3%A7%C3%A3o%20adulta&f=false