domingo, 14 de junho de 2015

Guilherme Vós convoca seleção Sub-19 para o Mundial da Rússia


O técnico da Seleção Brasileira Sub-19 Feminina, Guilherme Vós, anunciou a lista das 15 jogadoras que vão participar da preparação para o Campeonato Mundial da categoria, que acontece entre os dias 18 a 26 de julho, em Chekhov, na Rússia. A apresentação está marcada para o dia 29 de junho, às 13 de Brasília, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais. Os treinos serão realizados em período integral na Arena Olímpica (Avenida Monsenhor Mancine, 755). O treinador analisou a convocação e falou da expectativa para a estreia.

"O critério de escolha foi baseado em uma conversa da Comissão Técnica com treinadores das equipes e o Cristiano Cedra, assistente da Seleção Adulta. Além disso levamos em consideração as convocações anteriores. Como teremos pouco tempo de preparação, estamos investindo nas jogadoras que já vestiram a camisa da seleção. Convidamos também a armadora Rebecca Moura que nasceu nos Estados Unidos, mas possui dupla nacionalidade. Gostamos dos vídeos de jogos dela, mas precisamos analisar o desempenho dela no grupo. Estamos com um elenco de muito potencial e talento. Tenho certeza que todas as meninas estarão compromissadas em ajudar e vão se dedicar ao máximo", analisou Vós. 

As brasileiras embarcam no dia 11 de julho para a Rússia no Aeroporto Internacional de Guarulhos. No local da competição irão realizar uma série de amistosos e treinamentos. O Brasil está no Grupo “D” do Mundial e faz sua estreia no dia 18 de julho contra a Coreia do Sul. Na sequência, as brasileiras enfrentam a Austrália (19). No dia 20 de julho todas as equipes estarão de folga. A equipe de Guilherme Vós encerra sua participação na primeira fase contra a Sérvia (21).

No Grupo “A” ficaram Argentina, Holanda, Rússia e Taipe. No “B” estão China, Egito, Espanha e Estados Unidos. E o “C” é formado por Bélgica, Canadá, França e Mali. 

Forma de Disputa

As equipes se enfrentam dentro dos respectivos grupos e todas se classificam para uma segunda fase em cruzamento olímpico (1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 3º A x 2º B, 4º A x 1º B, 1º C x 4º D, 2º C x 3º D, 3º C x 2º D e 4º C x 1º D). Os oito vencedores disputam as quartas de final. Os ganhadores seguem para as semifinais e depois para a final. As Seleções que forem derrotadas seguem na competição disputando partidas do 9º ao 16º lugares na classificação.

Seleção Brasileira Sub-19 Feminina
Nome - Posição - Idade - Altura - Clube - UF

Aline Cristina Cezario de Moura - Ala/pivô - 17 anos - 1,82m - Divino/Jundiaí (SP) - SP
Bianca Araújo da Silva - Pivô - 19 anos - 1,90m - Basketball Santo André (SP) - SP
Gabriela Guimarães de Paula - Ala/pivô - 19 anos - 1,81m - Divino/Jundiaí (SP) - SP
Jennifer Nonato Calixto - Pivô - 17 anos - 1,85m - Centro de Excelência/FEDESP/Barretos (SP) - SP
Kananda Ribeiro Benedicto - Ala - 19 anos - 1,78m - Divino/Jundiaí (SP) - SP
Lays da Silva - Armadora - 16 anos - 1,66m - ADC São Bernardo (SP) - SP
Monique Teresa Soares Pereira - Pivô - 18 anos - 1,84m - SESI/SP Guarulhos (SP) - SP
Letícia Cristina Soares Josefino - Pivô - 17 anos - 1,82m - Instituto Mangueira do Futuro (RJ) - RJ
Mariana Moura Queiroz Dias - Pivô - 17 anos - 1,87m - Centro de Excelência/FEDESP/Barretos (SP) - SP
Mariane Roberta de Carvalho - Ala - 18 anos - 1,80m - ASC Bradesco (SP) - SP
Rebecca Cerqueira Moura - Armadora - 17 anos - 1,69m - Flórida Christian High School (EUA) - EUA
Susan Rafael Cortes - Armadora - 19 anos - 1,68m - Divino/Jundiaí (SP) - GO
Tayna Fernanda dos Reis - Armadora - 19 anos - 1,70m - Centro de Excelência/FEDESP/Barretos (SP) - SP
Thayna Silva - Ala - 19 anos - 1,80m - Instituto Mangueira do Futuro (RJ) - RJ
Vitória Maria Domingos Marcelino - Ala - 19 anos - 1,79m - São José Desportivo (SP) - SP


Comissão Técnica 
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Jr
Administrador: Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Guilherme Vós
Assistentes Técnicos: Bruno Guidorizzi e Adriano Lucena
Preparador Físico: Marcos Vinicius Strapasson
Médico: Rafael Figueiredo Jorge
Fisioterapeuta: Miriam Leonardo da Costa de Faria
Nutricionista: Emy Takahashi

Apresentação 
Data: 29 de junho (segunda-feira)
Horário: 13h de Brasília
Local: Arena Olímpica São Sebastião do Paraíso
Endereço: Av. Monsenhor Mancine, 755 - São Sebastião do Paraíso / MG

Programação de Treinos
Período: 29 de junho a 11 de julho
Horário: 9h às 12h e 17h às 19h (horários de Brasília)
Local: Arena Olímpica São Sebastião do Paraíso
Endereço: Av. Monsenhor Mancine, 755 - São Sebastião do Paraíso / MG

Tabela 1ª Fase - Mundial Sub-19 Feminino

Sábado (18 de julho)
7h - Coreia x Brasil

Domingo (19 de julho)
7h30 - Brasil x Austrália

Terça-feira (21 de julho)
9h45 - Sérvia x Brasil

OBS: Horário de Brasília


Fonte: CBB

8 comentários:

Anônimo disse...

E a Whitala porque nao foi convocada, ela esta lesionada?

Anônimo disse...

Taí, um técnico que gosta de trabalhar com pivôs de baixa estatura.

Anônimo disse...

Nossa estamos bem de pivôs né, nenhuma com 1.90 ou mais.

Célio

Anônimo disse...

Nossa como participar de um Mundial.... sem preparação essas meninas vai sofrer decepções e quem sabe ate deixar o basquete.
No vólei vemos as duas seleções como a mesma preparação por isso são duas potencias.

Att...

Anônimo disse...

Nada contra a escalação desse técnico, mas fica aqui minha pergunta: Por que a armadora Larissa Carneiro que tão bem representa e defende nossa seleção, campeão sul americana, terceiro lugar na Copa América e um com um bom desempenho no Mundial sub 17 o ano passado na República Theca não está entre as convocações? Essa já é a terceira convocação seguida que esse técnico deixa essa atleta de fora. Qual será o problema? Será que o Cristiano Cedras e o Júlio, a Janete pensam como ele? Eles confiam e valorizam o trabalho dela. Acho uma perda para o Brasil. Continue firme, Larissa, o Brasil reconhece seu trabalho e amor pela camisa da seleção. Não foi desta vez. Só lamento

Anônimo disse...

A CBB não fornece uma preparação adequada e os técnicos também sempre fazem panela e nunca convocam as melhores atletas. Assim a situação do basquete feminino realmente fica cada vez mais complicada. Por exemplo, para esse Mundial foram convocadas cinco atletas que não se destacaram tanto no Mundial sub-17, mas dois dos principais destaques da seleção ficaram de fora (Larissa e Wytala). Convoca quem não se destaca muito e não convoca os destaques principais? Critério incompreensível. Wytala cestinha de Paulista, MVP de Sul-Americano, como pode ficar de fora da lista de convocadas? Marcela, uma pivô de 1,92m que está arrebentando seria indispensável para enfrentar as altas seleções da Europa. Domenica e Nicole jogaram a LBF pelo time adulto do América, se destacaram mas também não foram lembradas. A Elissa todos conhecem e sabem que é uma ótima armadora, mas o treinador prefere convocar uma outra que ninguém nunca ouviu falar (tomara que seja boa mesmo). A Caroline Reis deve estar machucada porque foi uma das melhores da Copa América sub-18 e não teria explicação para uma menina tão boa não estar entre as dezesseis dessa lista.

Anônimo disse...

Cade a larissa carneiro e a wytala nao foi convocada isso é o fim...

Anônimo disse...

Estava olhando aqui a convocação do Guilherme. Quem é Rebeca? Alguém já viu essa atleta jogando? Ouvi dizer que o técnico viu alguns vídeos dela, e resolveu convocá-la. Acho isso estranho e incoerente, já que temos atletas nessa posição com experiência internacional, inclusive no Mundial sub 17 no ano passado. Não entendo pq ele não convocou a Larissa de Presidente Venceslau que atualmente foi convidada por Cristiano Cedras a fazer parte do elenco de Osasco/Bradesco. Fica a dúvida e a pergunta: POR QUE A LARISSA NÃO FOI CONVOCADA?