sexta-feira, 22 de maio de 2015

Zanon convoca seleção para o Pan

O treinador Luiz Augusto Zanon convocou, nesta sexta-feira (dia 22), a Seleção Brasileira Adulta Feminina que disputará os 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 16 e 20 de julho. A apresentação está marcada para o dia 4 de junho (quinta-feira), às 12h de Brasília, no Noumi Plaza Hotel (Avenida Júlio de Mesquita, 115 – Cambuí), em Campinas (SP). O grupo realizará os treinamentos até o dia 6 de julho, em tempo integral, no Tênis Clube de Campinas (Rua Coronel Quirino, 1346 – Cambuí).

“Com a ausência das quatro pivôs que foram para a WNBA (Érika de Souza, Nádia Colhado, Damiris Amaral e Clarissa dos Santos), da aposentadoria da armadora Adrianinha Moisés e da cirurgia realizada pela ala Tatiane Pacheco, que ficará afastada por seis meses, tivemos que reformular o grupo que disputou o Mundial da Turquia, em 2014”, explicou Zanon. “Dessa forma, vamos formar uma seleção com a experiência das pivôs Kelly Santos, Gilmara Justino e Karina Jacob, que esteve no grupo que disputou o Sul-Americano do Equador, no ano passado, além da jovem pivô Leticia Viviane, que se destacou na LBF 2014-2015. Também estamos tendo o retorno da armadora Tássia Carcavalli, medalha de bronze do Mundial Sub-19 do Chile, em 2011", completou.

O embarque para Toronto está marcado para o dia 6 de julho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De 7 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos no Canadá. O Brasil está no Grupo "A" e faz sua estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, enfrentam Porto Rico (17) e República Dominicana (18). O Grupo "B" é composto por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela. As Semifinais serão dia 19 e as disputas por medalhas no dia 20. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal.

O basquete é o esporte coletivo com o maior número de medalhas de ouro (8) na história do Pan-Americano e no total (24). A seleção adulta feminina esteve presente em quatorze edições da competição feminina e soma onze medalhas conquistadas. A equipe feminina foi campeã em Winnipeg, no Canadá (1967); em Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas foram quatro vezes medalha de prata e quatro de bronze. No Pan do Rio (2007), O Brasil ficou com a medalha de Prata.



De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Nome - Posição - Idade - Altura - Clube - UF
Carina dos Santos Martins - Armadora - 23 anos - 1,72m - ADC São Bernardo (SP) - SP
Débora Fernandes da Costa - Armadora - 23 anos - 1,64m - São José Desportivo (SP) - SP
Fabiana Caetano de Souza - Pivô - 24 anos - 1,92m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Gilmara Justino - Pivô - 34 anos - 1,83m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - Ala - 21 anos - 1,80m - São José Desportivo (SP) - BA
Jaqueline de Paula Silvestre - Ala - 29 anos - 1,78m - Basketball Santo André (SP) - SP
Joice dos Santos Coelho - Ala - 22 anos - 1,81m - São José Desportivo (SP) - RJ
Karina da Silva Jacob - Pivô - 29 anos - 1,85m - São José Desportivo (SP) - RJ
Kelly Santos Muller - Pivô - 35 anos - 1,93m - Sport Club do Recife (PE) - SP
Leila Zabani - Ala - 24 anos - 1,82m - Basquete Jaraguá (SC) - SP
Letícia Viviane Dias Rodrigues - Pivô - 20 anos - 1,90m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Patrícia Teixeira Ribeiro - Ala - 24 anos - 1,75m - São José Desportivo (SP) - SP
Tainá Mayara da Paixão - Armadora - 23 anos - 1,72m - Uninassau/América Basquete Recife (PE) - SP
Tássia Pereira de Souza Carcavalli - Armadora - 22 anos - 1,80m - Basketball Santo André (SP) - SP

Média de idade: 25,2 anos
Média de idade: 1,80m


Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Fisioterapeuta: Milena Gomes Perroni Challa





Data: 4 de junho (quinta-feira)
Horário: 12h de Brasília
Local: Noumi Plaza Hotel
Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 115 - Cambuí - Campinas/SP


Período: 4 de junho a 6 de julho
Local: Tênis Clube de Campinas
Endereço: Rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí - Campinas/SP

27 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente com esse time vamos passar vergonha. Mais por outro lado da uma experiência para algumas meninas quem sabe conseguimos ficar entre os 12 nas olimpíadas

Anônimo disse...

absurdo novamente a cestinha da lbf ficar de fora......apesar de tudo a iziane deveria ter mais uma chance com a seleção.......é a melhor ala em atividade no brasil sem dúvida alguma...pelo menor convocou a kelly.....

Anônimo disse...

1) Gostaria de saber qual o problema do Senhor Tecnico da Selecao com a Joice Rodrigues?

2) Parabens Kelly, o merito por ter voltado a selecao eh so seu....acredite sempre em ti mesmo com muita humildade.

Anônimo disse...

Realmente, ele esta decidido a deixar Iziane Castro e Joice Rodrigues, fora da selecao.....uma pena!

Anônimo disse...

Meu deus o que é isso seleção das piores da liga a unica tirando a kelly que fez uma temporada boa foi tassia porque o resto sem condições nenhuma tbm o técnico não têm o trabalho de ver os jogos então chama sempre as mesmas e do time campeão só. a gil palhaçada é Brasil

Anônimo disse...

Nossa que bom ótima seleção que bacana que ele convocou a kelly

Anônimo disse...

A Fran também não foi lembrada...

Anônimo disse...

Olha O Zanon não é tecnico apenas o que a CBB tem condições a pagar issop é fato!
-Iziane (ala) mesmo
- Joice (armadora)
- Franciele (pivo/ala)levou a Karina Jacob fez um pessimo campeonato!!!

Amo o baquete assiste a epoca de ouro, sempre tiveram problemas porem tinha jogadoras talentosas e hoje....

CarlosEdu disse...

Brasil Poderia está com time BEM melhor.

Grazi do Maranhão jogou super bem e está MUITO melhor q a Jacob.

Iziane, Babi e Karla fora... Não da pra entender.

Brasil sem time pra sonhar em bater o Canadá (q terá força máxima).

PAULINO disse...

Grazi esta gravida.

Tati operada da mão.

Iziane, assim como as meninas da W e, talvez, Adriana, estarao na selecao em 2016, com certeza.

Acredito que Zanon (que ja deve ter sido sinalizado que a CBB quitara a divida com a Fiba via COB, garantindo assim a vaga olimpica) aproveitara mais uma vez para dar rodagem as mais novas para completar o time olimpico. A preocupacao nao sera conquistar titulos, e sim dar experiencia.

Essa escolha é perigosa, pois estamos sem um titulo significativo desde 2011, na Copa America em Neiva. Por outro lado, como nao se tem dinheiro para amistosos internacionais, tem que aproveitar essas competicoes mesmo para por essas meninas para jogar... é o jeito!

Kelly entra com chances de jogar olimpiadas, pois entra nesse grupo pelo seu talento e pela falta de pivos disponiveis.

Jacob e Fran, seriam as opçoes para posicao 4. Particularmente levaria a Fran.

Tassia por merecimento foi chamada.
A convocacao de Caca e Leila surpreende.

Vamos ver o que dá.

Beto disse...

Convocar Cacá e Leila Zabani ? Iziane fora DENOVO . Joice Rodrigues DENOVO fora gente quantos anos tem a Joice Rodrigues ? 60 ANOS ? Pelo amor de Deus Tainá e Debora armando meu Deus !! Que LÁSTIMA !! :((((( Sem esperanças mais com o Feminino !!

Anônimo disse...

O Brasil tem boas jogadoras, sei que só falta 1 ano pra olimpíada do Rio/2.016. Durante um ano, dá tempo de fazer uma seleção competitiva (com as melhores jogadoras), o Zanon pode usar o Pan-Americano, onde enfrenta E.U.A, Canadá, Cuba e Argentina, esses países sempre vem com boas seleções. Sei que sou otimista e estamos atrasados com relação aos jogos olímpicos.

Anônimo disse...

PAULINO, com que certeza você afirma que Adrianinha e Iziane serão convocadas para 2016? Caso, você tenha alguma informação da parte do técnico ok, mas se for apenas a lógica, pode esquecer, pois o técnico Zanon não utiliza a lógica para tomar decisões. Ele está no terceiro ano à frente da seleção e nunca convocou Iziane, mebora seja claro que as alas são o ponto mais fraco da seleção brasileira. Na matéria ele diz que Adrianinha está aposentada da seleção, então tudo leva a crer que as duas não fazem parte dos planos do Zanon.

Anônimo disse...

Gil e Kelly são jogadoras de nível de seleção e tem tudo para disputar com Erika, Damiris, Clarissa e Nádia as vagas para pivô em 2016. Eu levaria cinco pivôs: Erika, Damiris, Clarissa, Kelly e Gil. A menos que Nádia evolua muito esse ano. Pelo menos no garrafão a justiça foi feita e as melhores foram convocadas. Acontece que a posição mais tranquila para o Brasil são as pivôs. O técnico deveria testar outros nomes para armação e ala, pois essas meninas aí que estão dois anos com ele, não evoluíram nada até agora. Porque não testar Joice Rodrigues (29 anos), Palmira (30 anos) e Iziane (33 anos) por exemplo? Elas não foram convocadas por fofoca, implicância ou birra do treinador. Errado isso. Quando o Zanon assumiu disse que não tinha nada contra ninguém e que iria convocar todas independente dos problemas do passado, inclusive Iziane. Quem fez a cabeça dele? Será que ele e os dirigentes da CBB acham que o Brasil tem condições de abrir mão de alguém? Principalmente da cestinha da LBF. Não tem como abrir mão dela, para convocar meninas que com 23, 24 anos ainda nem mecânica de arremesso e outros fundamentos básicos do basquete conseguem dominar.

PAULINO disse...

Anonimo 23/05/15 16:28

Vamos aguardar

Se fosse oficial, teria colocado em forma de postagem no blog. Mas o fiz como comentario.

Logo, esperemos.

Anônimo disse...

Eu simplismente me recuso a acreditar k.o Za-alienado-non, vai deixar IZIANE, JOICE R., ADRIANINHA , PALMIRA, KARLA, BABI de fora de uma OLIMPIADA NO.BRASIL....repito: NO BRASIL!

Jonh sp disse...

Discutir Basquete Feminino brasileiro hoje em dia é necrofilia. Sem mais.

Anônimo disse...

Penso diferente. O Zanon nunca trabalhou com a Iziane e ela realmente não é uma pessoa fácil de lidar e nem uma atleta fácil de se enquadrar a esquemas táticos, por isso o técnico deveria testá-la antes das Olimpíadas, para analisar se Iziane se adapta ao estilo do Zanon. Pode dar super certo, como aconteceu com vários técnicos na Europa, Estados Unidos e alguns do Brasil ou super errado como já vimos acontecer. Melhor testar antes.

Anônimo disse...

A Gil tem só 1,83m??? Deveria jogar de ala, pois desde Janeth se aposentou nunca mais tivemos uma boa jogadora na posição 3. A primeira vez que eu vi a Gil (em 2007 se não me engano), ela jogava de frente para cesta e metia várias de três pontos.

Anônimo disse...

A Raphaella Monteiro fez uma excelente LBF e merecia ter sido lembrada.

Anônimo disse...

Não não gente a Gil foi treinada na posição errada novamente como as demais pivôs que tem abaixo de 190, me lembro que até a mica ela foi treinada de pivô na base ex. Tbm foi a Lília treinada na posição errada aff são tantas, no basquete de hoje vemos laterais e alas de 190 e armadora de 185 enquanto o Brasil com armadora de 168 e pivô de 183 difícil

Anônimo disse...

Esse time não ganha nem do Paraguay.....VERGONHA!

Anônimo disse...

Onde vamos parar com pivês de 1.83cm????? É brincadeira.
Parabéns a Kelly de volta a seleção, pena que o técnico só lembrou dela porque temos 4 pivôs na WNBA, espero muito que ela esteja na seleção Olímpica.

Célio

Anônimo disse...

Essa questão de altura é relativa, não é o mais importante. O fato de uma jogadora ser mais alta não quer dizer que ela seja melhor. Clarissa tem 1,84m e foi a melhor reboteira das Olimpíadas de Londres. Tem pivô brasileira com mais de 1,90m que não sabe usar o corpo que tem. A Gil com alguns centímetros a menos coloca várias no bolso, mas preferia vê-la jogando aberto, porque a seleção brasileira precisa de alas melhores.

Anônimo disse...

Sou super a favor de Kelly no lugar da Nadia.
A Nadia precisa evoluir muito, ela simplesmente nao confia bo seu próprio jogo, ela é muito ruim!!!!

Anônimo disse...

Gente estou falando de basquete moderno Berth Paulinho sabe disso os times europeus e o próprio usa tbm estão investindo em jogadoras mais altas

Anônimo disse...

Essa que Raphaella Monteiro foi esquecida é uma piada né? Kkkkkkk
Na minha opinião faltou sim a Fran. Jacob n dá!!!! Letícia é bem esforçada mas muito nova ainda. Precisa ser bem treinada! No lugar da Caca levaria a Thaísa Do Santo André.

Precisamos de uma ala que saiba infiltrar e n ficar chutando toda bola que pega de 3.

Pelo visto vamos levar pau até das Argentinas q já vem treinando há um bom tempo juntas.

Só observo!!!