segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fã de Adrianinha, Débora se prepara para reencontro: "Um jogo diferente"

Muitos quando iniciam uma carreira no esporte têm alguém como referência para se espelhar. Mas são poucos - e privilegiados - os que conseguem um dia estar em quadra ou em campo ao lado daquele que serviu de inspiração. Débora, armadora da equipe feminina do São José Basquete, faz parte do grupo que tem essa chance. Nesta segunda-feira, 6, disputa novamente uma partida contra Adrianinha, armadora do América-PE. Às 19h, enfrentam-se no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, interior de São Paulo, pelo primeiro jogo da semifinal da Liga de Basquete Feminino. O jogo, com entrada gratuita, será transmitido ao vivo pelo SporTV.


Adrianinha América-PE Débora São José Basquete (Foto: João Paulo de Tílio e Danilo Sardinha)Adrianinha, do América-PE, e Débora, do São José, travam embate nesta segunda-feira pela semifinal da LBF 2014/2015
(Fotos: João Paulo Tílio e Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Débora cresceu assistindo aos jogos de Adrianinha, de 36 anos, que disputou quatro Olimpíadas e quatro mundiais. Enxergava - e ainda enxerga - a companheira de posição como uma boa referência dentro de quadra. Tanto que aponta mais de uma qualidade da experiente atleta.
– Ela é muito agressiva. No ataque, tem chutes de três, de dois, de bandeja. Ela passa muito bem a bola também. Então, você não pode bobear em nenhum momento. A defesa dela também é boa. É uma atleta muito completa. Por isso que sempre me espelhei muito nela. Para mim, é gostoso ver que cresci e agora estou jogando contra ela – comentou Débora, de 23 anos.
Débora Costa São José Basquete x América-PE LBF (Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

A admiração, porém, fica em segundo plano quando a bola laranja sobe. Assim que o jogo começa, Débora prioriza a camisa que está vestindo. No reencontro com a atleta nesta segunda-feira, 6, quer anulá-la para ajudar o São José a largar na frente na série melhor de três.
– Toda vez que jogo contra ela, é um jogo diferente. Tenho um respeito muito grande por ela, mas também vontade de mostrar o meu trabalho. Tento marcar forte, porque sei que é uma jogadora diferenciada. Sei que, se deixar jogar, ela vai fazer a diferença. Então, vou para o jogo com o objetivo de tentar anulá-la. Ao mesmo tempo, jogar naturalmente, fazer a equipe de São José jogar. Mas, para mim, é sempre uma motivação a mais. (...) Durante o jogo, fico concentrada, tentando anular, marcando forte, para fazer com que ela não se sobressai. Mesmo ela sendo uma excelente jogadora, espero que contra nós ela não faça grandes partidas – disse.
O playoff entre América-PE e São José começa em São José dos Campos e, depois, migra para Recife, onde acontece o segundo e, se necessário, o terceiro jogo da série. As pernambucanas têm a vantagem de fazer dois jogos em casa por terem terminado a fase de classificação em segundo lugar, enquanto as joseenses ficaram em terceiro. Débora espera por confrontos difíceis e equilibrados.
– As duas equipes são qualificadas, têm um elenco muito bom, um elenco completo. Acredito que a responsabilidade esteja mais do lado de lá. Nós estamos tranquilas para fazer a nossa parte. Sabemos que podemos fazer bons jogos e já ganhar aqui em casa. Mas é com muito trabalho. Com uma defesa agressiva, com um ataque bem concentrado e fluindo. Temos feito bons treinos agora para, na segunda-feira, estar bem contra elas – afirmou a camisa 5, que acrescenta.
– Vejo esse primeiro jogo como essencial. Em série melhor de três, acredito que o primeiro jogo conta muito. Se ganharmos aqui, vamos para lá com elas precisando ganhar os dois. Meio que inverte a vantagem que elas têm. Se ganharmos o primeiro jogo, a vantagem passa a ser nossa. Então, é de extrema importância. Vamos jogar firme, pensando só neste jogo para sair com a vitória – destacou.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Débora Costa armadora seleção feminina de basquete (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)Débora e Adrianinha durante treino da seleção brasileira
(Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Débora e Adrianinha estarão em lados opostos nesta segunda-feira, 6. Mas já vestiram a mesma camisa. Na seleção brasileira, a dupla esteve nas últimas convocações do técnico Luiz Zanon. Foram juntas para o Mundial da Turquia, no ano passado. Para Débora, a convivência com a camisa 4 era proveitosa.
– Ela é muito tranquila, divertida, conversa bastante. Sempre que podia, passava uma dica ou outra. Nunca foi fechada. Sempre falava para fazer isso, fazer aquilo... Falava: “sabe aquela bola? Você deveria ter chutado, ter feito isso”. Ela sempre deu dicas. Sempre que a encontro, conversamos. Ela é muito aberta e sempre ajuda – contou.
Essa convivência na Seleção, no entanto, não será mais possível. Após o Mundial de 2014, Adrianinha encerrou o ciclo com a camisa amarelinha.
Débora faz parte da nova geração da seleção brasileira. Foi uma das participantes da série "Mulheres de Ouro", do GloboEsporte.com. A saída de Adrianinha, ela enxerga de forma semelhante ao pensamento de Zanon.
– Ela, com certeza, vai fazer falta. É uma grande jogadora. Mas, para mim, é uma oportunidade a mais de poder assumir a armação, mostrar o meu espaço. Independente dela não estar, observo ela e outras jogadoras. Busco trazer para o meu jogo as qualidades, as características – destacou.
Confira a programação do playoff entre América-PE (2º) x São José (3º)
06/04 - segunda-feira - 19h - São José x América-PE - Ginásio Lineu de Moura (SporTV)
12/04 - domingo - 10h - América-PE x São José - Ginásio Wilson Campos (SporTV)
* 14/04 - terça-feira - 21h30 - América-PE x São José - Ginásio Wilson Campos (SporTV)
* partida a ser realizada se necessário
Fonte: www.glopoesporte.com

Nenhum comentário: