sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Americana x Barretos abre quinta edição da Liga de Basquete Feminino

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 será aberta neste sábado (29 de novembro), ás 10h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), com a partida entre a ADCF Unimed/Americana, atual campeã, e o ‘caçula’ APABA/Barretos. O jogo terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

A equipe de Americana, comandada pelo experiente técnico Antônio Carlos Vendramini, manteve a base da última temporada e trouxe alguns reforços, com isso figura entre os favoritos. As caras novas são: Palmira Marçal (lateral ex-Sport), Damiris do Amaral (pivô – ex-Minnesota Lynx/EUA) e Patrícia Chuca (ala – ex-Ourinhos). Outros nomes importantes do elenco são Karla Costa, Clarissa dos Santos, Joice Rodrigues e a cubana Ariadna Felipe, eleita a jogadora mais valiosa (MVP) da última temporada.

Vendramini_Americana

"Temos treinado de forma muito intensa e acredito que vamos fazer uma estreia bem legal. O ideal seria estar disputando algum torneio, como os Jogos Abertos, por exemplo, para ter ritmo de jogo, mas, independentemente desta situação, estamos preparados. Nosso grupo é maduro e sabe que terá muitas pedreiras pela frente, mas todos nós, diretoria, comissão técnica e jogadoras, estamos bem focados na disputa", comenta Vendramini.

“Vencer o Campeonato Paulista nos deixou mais motivadas. Estamos vivendo um momento delicado em Americana e no basquete feminino em geral e sabemos o quanto vencer é importante e todas as equipes precisam disso. Sabemos que a APAB/Barretos vem motivado a se firmar no cenário nacional, por isso todo foco e comprometimento serão fundamentais em todas as partidas”, acrescenta a ala/armadora Karla Costa, também do time de Americana.

Já o ‘caçula’ APAB/Barretos estreia na competição com um elenco de base jovem, com vários nomes promissores, que serão acompanhados por algumas atletas mais experientes. Entre os reforços estão: Maria Carolina (ala/pivô – ex-Unimed/Americana), as norte-americanas Richa Jackson (ala – ex-Duke University) e Chloe Wells (armadora – ex-Duke University) e Bárbara Souza (pivô – ex-Rio Claro). Outros nomes importantes do elenco são Kananda Benedicto, Emily Silva e Maila Ciciardi.

Barbara_Barretos

“Nossa equipe é a mais jovem do campeonato e a grande maioria das jogadoras entrará em quadra pela primeira vez na LBF. Temos o objetivo de fazer um bom jogo, controlar a ansiedade e o nervosismo para apresentar um bom basquetebol. Enfrentaremos a melhor equipe do Brasil na atualidade e sabemos que teremos grandes dificuldades, pois todas as atletas do time de Americana têm grande experiência e qualidade”, analisa o técnico Alexandre Escame.

“Embora contemos com um grupo jovem, posso afirmar que temos um grande potencial a ser desenvolvido durante a LBF. Posso afirmar também que teremos uma equipe bem jovem e que buscará a alta competitividade a todo o momento”, acrescenta o treinador do time de Barretos, que trabalhou por muitos anos na equipe masculina do COC/Ribeirão Preto, compondo a comissão técnica de Lula Ferreira e dirigindo os times de base.

SOCIAL

O público que for ao Centro Cívico poderá participar de ação promovida pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed. Será instalada no local a tenda do projeto "Viver Bem", que oferecerá serviços como aferição da pressão arterial, cálculo IMC (Índice de Massa Corpórea) e teste de flexibilidade, além de orientações sobre alimentação e prática de exercícios.

COMPETIÇÃO

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 será disputada entre os dias 29 de novembro de 2014 e 27 de abril de 2015, reunindo dez equipes, que estarão brigando pelo título da quinta edição da competição nacional. O sistema de disputa é o seguinte: na fase inicial, os times jogam entre si, em turno e returno, e os oito melhores classificados avançam ao playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem as etapas do playoff – semifinal e final, sempre em melhor-de-três partidas.

Os participantes da LBF – 2014/15 são estes: ADCF Unimed (Americana), Sport Recife (Recife), São José/Colinas Shopping (São José dos Campos), Maranhão Basquete (São Luís), Basketball Santo André/APABA (Santo André) e Brasília/Vizinhança (Brasília), remanescentes da última temporada; Uninassau/América (Recife), APAB/Barretos (Barretos), Basquete Jaraguá (Jaraguá do Sul) e Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau (Presidente Venceslau), que estarão estreando. Essas equipes representam quatro estados – São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Santa Catarina – e o Distrito Federal.

Nenhum comentário: