quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Técnico da seleção fica sem contrato e tem futuro indefinido

Luiz Augusto Zanon gesticula na derrota para a França

Contratado pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) em março do ano passado para comandar a renovação da seleção brasileira feminina visando aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o técnico Luiz Augusto Zanon não saberá se estará no cargo até lá. O contrato do treinador com a entidade era válido apenas até o fim do Campeonato Mundial, do qual o Brasil foi eliminado na tarde desta quarta-feira ao perder para a França por 61 a 48.

"O primeiro contrato que fiz com a CBB se encerra ao términa este campeonato, agora. Mas espero ter a oportunidade de seguir com o trabalho e seguir com o trabalho de evolução destas jogadoras visando a um futuro próximo. Sabemos que este é o caminho", afirmou o treinador em entrevista ao SporTV.

Zanon assumiu o cargo em substituição a Luiz Cláudio Tarallo e dirigiu a seleção em quatro competições. Além deste Mundial, foi campeão sul-americano em 2013 e 2014 e acabou com a medalha de bronze na Copa América de 2013.

Com o fim da participação brasileira no Mundial, Zanon voltará a se dedicar exclusivamente ao São José, equipe que a partir do próximo dia 31 disputa o NBB, o campeonato nacional masculino.

Porém, o desejo de de seguir à frente da seleção feminina nos próximos anos fez com que o treinador visualize o caminho para as jovens jogadoras da equipe seguirem evoluindo.

"Estas jogadoras precisam de mais jogos internacionais, mais intercâmbio para poderem evoluir. Se todos os técnicos do Brasil trabalharem na intensidade com que é vista no jogo da Europa, esta geração tem tudo para crescer. Ainda sofremos muito quando jogamos do outro lado do Atlântico", afirmou o treinador.

No Mundial da Turquia, no qual venceu apenas um jogo em quatro disputados, o Brasil contou com nove novatas neste tipo de competição. Apeanas a armadora Adrianinha, a ala-pivô Damiris e a pivô Érika haviam tido esta oportunidade.

"Quero agradecer as meninas por terem aceitado a ideia de um novo basquete. Viemos ao Mundial coma ideia de crescimento e amadurecimento precoce. Não é fácil para elas serem colocadas em uma situação destas", completou.

Fonte: UOL

29 comentários:

Anônimo disse...

A Patty, a Taty, Joice, Jaqueline tbm nao tem contrato ate o fim do mundial? Que vergonha essas meninas. Principalmente a Paty. Lamentável. Nossa e a Damiris que deixou WNBA subir na cabeça e só atrapalhou o Brasil. Acorda CBB.

Anônimo disse...

Técnico da seleção com certeza tem que ser Dornellas.

Anônimo disse...

Alguém, por favor oriente a Clarissa pois ela anda de mais e isso coloca o Brasil em maus lençóis.

RODRIGO disse...

TOMARA QUE A CBB NÃO RENOVA COM ESSE INÚTIL

Anônimo disse...

Desculpa mais falar que o tecnico tem que ser o Dornelas é brincadeira. Nada contra o Dornelas mas assumir a Seleção é muito cedo pra ele, precisa aprender muito ainda. O Zanon é um bom tecnico, mas acho que ele pecou na forma como está pensando na renovação. A renovação tem que ser feita mesclando as jovens atletas com atletas experientes, voce não pode levar 9 atletas que nunca disputaram um mundial de uma só vez. Acho que sim que devemos fazer a renovação e levar as atletas jovens para adquirir experiencia, mas deverá ser feito de forma diferente. O campeonato Sul Americano (levar somente jogadoras jovens) Copa américa (um grupo parecido com esse do mundial) agora mundial e Olimpiadas tem que levar as melhores que temos junto com as jovens, pois não é levando uma surra que se aprende. Essa é minha opinião!
Em relação ao técnico, se for trocar devemos trazer um tecnico experiente para saber mesclar essa renovação tentando trazer resultados também. Os tecnicos das seleções hoje em dia todos ele tem acima de 50 anos, vamos refletir CBB.

Anônimo disse...

O trabalho precisa continuar. Essa troca de técnicos só atrapalha. Acredito que precisa sim de renovação, mas não dá forma que foi feita, tem jogadora que nem joga no seu próprio time de clube. Antes de qualquer coisa, a CBB precisa ajudar os clubes aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Por falta de adeus. Até logo. Fez um péssimo trabalho. Pegue seu banquinho, saia de fininho e volte para o NBB.

Anônimo disse...

Se a CBB tem dinheiro para contratar um técnico campeão olímpico que trabalha exclusivamente com a seleção masculina, porque a seleção feminina precisa se contentar com um Zanon da vida, que além de não conhecer nada de basquete feminino internacional ainda acumula funções na seleção e no clube? As meninas merecem o mesmo investimento e a mesma prioridade que o masculino.

Anônimo disse...

Também acho que que a CBB tem que ajudar mais os clubes no Brasil, investir mais nas categoria de base e fazer muitos amistosos internacionais. A seleção viajou para a Turquia e não fez nenhum jogo amistoso com ninguém, assim fica difícil.

Anônimo disse...

Para o anônimo dás 10:31!!!!
Não entendi, o que tem técnicos com mais de 50 anos.
Basta olhar o resto no mundo, e o principal templo do basquete mundial (EUA), seja em qualquer competição, e olhar os senhores e senhoras que comandam essas equipes.
O que realmente importa não é a idade, é a dedicação, ESTUDAR, evoluir.
É por isso que esse país não vai para frente, porque pessoas como você pensam pequenino demais.
Acorda para vida!!!

Anônimo disse...

quando fomos campeao mundial daquela geraçao de paula hortencia,houve sim uma renovaçao gradativa,algumas bem jovens outras mais experiente nao da pra mudar drasticamente pois vi os jogos que se via q falta fundamentos basicos de basquete.como o anonimo ai citou pra jogar sulamericano pan essas q ai estao consegue segurar o rojao mais mundial e olimpiadas nao rola. esperar pra ver.

Anônimo disse...

O MUNDIAL ACABOU, MAS O BASQUETE FEMININO TEM QUE CONTINUAR A GARIMPAR NOVOS TALENTOS. A CATEGORIA SUB-19 ESTA A TODO VAPOR MERECE ATENÇÃO DOS DIRIGENTES. NOVAS ATLETAS DEVEM SER OBSERVADAS PARA INTEGRAR TREINAMENTOS COM A SELEÇÃO ADULTA. OS TÉCNICOS SÃO RESPONSÁVEIS POR AVALIAR SUAS ATLETAS E PASSAR INFORMAÇÕES PRA CBB.

Anônimo disse...

isso bão justifica o erro do Zanom, ele quis correr o risco de levar um time novo, e NÃO AS MELHORES NO MOMENTO

Anônimo disse...

tchau

Anônimo disse...

Notícia bem desatualizada,

Zanon já está confirmado até 2016!!!

Anônimo disse...

SABE DE NADA INOCENTE !!!!!!! NO CENÁRIO FEMININO FALTA INVESTIMENTO EM COMPETIÇÕES DE ALTO NÍVEL ASSIM VAMOS ELEVAR NOSSAS ATLETAS .FICAR JULGANDO E FÁCIL QUERO VER QUEM DA A CARA PARA BATER NO DIA A DIA COM ESSAS JOGADORAS PQ ATLETAS PRATICAMENTE NÃO EXISTE MAIS SÓ QUEREM GANHAR DINHEIRO FÁCIL SEM TREINAR DAI O TREINADOR E CULPADO HJ O ZANON TEM QUE SER MANTIDO ATE O FINAL DAS OLIMPIADAS O CICLO E ESSE MESMO .....

Anônimo disse...

Sou sincero, nao gosto do Zanon, mas esse troca troca de técnicos nao ajuda em nada. No masculino mesmo com resultados ruins, e olhe que no masculino temos excelentes jogadores, mesmo assim, nao conseguimos nos classifacar para o mundial, so fomos porque pagamos, e nem por isso trocaram de tecnico. Já no feminino é uma troca troca danado. Precisam efetivar um tecnico e dar condiçoes para ele trabalhar EXCLUSIVAMENTE na seleçao.

Anônimo disse...

Damiris treine, a Alessandra na sua idade já era uma realidade, você não(ainda espero que seja).Aprenda os fundamentos de sua posição.
Erica, você é uma boa jogadora, mas a Marta Sobral na sua idade jogava o fino do basquete, ela sim foi uma excelente pivô, voce é boa.
Nádia, aprenda os fundamentos básicos do basquete, pois não dar pra ir pra um mundial, depois de uma temporada de treinamentos na WNBA e chegar a comenter erros bobos de quem nao tem noçao do que esta fazendo em quadra.
Tainá, você não é uma Paula e nem mesmo uma Helem, assista varios videos de paula jogando, alem de outras grandes jogadoras de sua posição, treine. Como Paula sugeriu pra todas, treine arremessos, movimentação, PASSES, arremece duas mil bolas por dia.
Jaqueline, vá para clubes e seja feliz.
Clarissa, tem potencial, treine mais, jogo internacionais, não são jogos da LBF. Se prepare melhor, voce pode muito mais.
Tati, lembra da Janete? TREINE que voce pode.
Paty, se inspire na Hortência, tenha foco, tenha meta, queira ser a melhor.
Joyce e Ramona, voce tem vontade, so dependem de voces, treinem, facam do basquete sua vida, facam dos fundamentos do basquete seu sacerdócio.

A todas, ser ou não ser as melhores dependem mais dos seus esforços, do que de outros sistemas.

Anônimo disse...

Cbb contrata o Miguel Angelo da luz por favor

Anônimo disse...

Ninguem aguenta mais falar em renovacao renovaçao mas se perder jogando bonito mas e o contrario so jogando esse basquete pobre sem vida...

Anônimo disse...

Acorda cbb esse tecnico so pensa no masculino

Anônimo disse...

Miguel Angelo da luz e sergio maronezzi na selecao, acorda cbb lembra 1994 a revolucao q eles fizeram

Anônimo disse...

eu não trocaria o técnico agora mas colocaria pra assistente alguém que tem ambição de chegar ao comando da seleção, como o Dornellas, por exemplo.

Duvido que o Zanon não ficava esperto rapidinho. rs

Ele está muito confortável no lugar de técnico da renovação, nem treinar, ele treina a seleção feminina.

Anônimo disse...

Anônimo das12:03.Os conselhos são ótimos,só esta faltando analisar o verdadeiro potencial de cada uma.
Esse me parece um detalhe importante.

Anônimo disse...


ANONIMO

CADA OPINIÃO,RESUCITARAM O SERGIO MARONEZE E O MIGUEL ANGELO!!!TREINARAM O QUE ANTES DA SELEÇÃO,GANHARAM O QUE ANTES DA SELEÇÃO!!!RSRS E DEPOIS,TREINARAM QUEM???GANHARAM O QUE????CADA UMA,!!!!SÓ RINDO MESMO!!!!!REVOLUÇÃO!!!!RSRSRAH!LEMBREI LEVARAM A HORTENCIA,PAULA E JANETE PARA A SELEÇÃO!!!!KKKKKK

Anônimo disse...

Anonimo das 10:36 ta equivocado ele deixou a marta sobral em casa e levou 6 pivos novas saindo do juvenil, vai pesquisar ou vai duvidar de quem viu ao vivo o Brasil ser campeao

Anônimo disse...


ANONIMO

O colega das 00:50,levou a Rute,Alessandra,Cintia,Leila,Dalila e a Simone!!!Queridinha ou queridinho,entre no site da FIBA e pesquisa, o tempo de jogo e as estatísticas das jogadoras,que vai ter uma suprezinha!!!!Foi valida ninguém pode desmerecer, mas foram com poucas exceções,jogaram muito pouco!!!Mas, foi valido,agora achar que foi isto que deu o titulo, é uma distancia muito enorme!!!

Anônimo disse...

Só uma pergunta:
Se o Brasil errou em levar 9 meninas que nunca disputaram um Mundial, sem experiência, como faz uma equipe que está debutando tipo a Turquia - sim pq para todas as turcas a té a de 34 anos era o seu primeiro mundial.
Faltou tudo, jogar a culpa na falta de experie^ncia das meninas já é demais.
Célio

Anônimo disse...

Só uma pergunta:
Se o Brasil errou em levar 9 meninas que nunca disputaram um Mundial, sem experiência, como faz uma equipe que está debutando tipo a Turquia - sim pq para todas as turcas a té a de 34 anos era o seu primeiro mundial.
Faltou tudo, jogar a culpa na falta de experie^ncia das meninas já é demais.
Célio