sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Noite de festa dupla para o UNINASSAU/América

Gattei21-745x485

O basquete feminino pernambucano saboreou uma noite de uma dupla festa no melhor estilo WNBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana). O que seria apenas o jogo de abertura do estadual adulto, num duelo caseiro entre o UNINASSAU/América e o seu sub-20, o Mequinha, se transformou na primeira apresentação da equipe principal e serviu também de partida de despedida da armadora Vanessa Gattei, que deixa a carreira de atleta para se tornar treinadora.

E nada mais justo que o evento ganhasse uma superprodução. Com o ginásio do SESC, de Santo Amaro, em Recife (PE), na penumbra, cada atleta pisou em quadra após a convocação do locutor, iluminada por um canhão de luz e recepcionada pelo mascote Mequinha. Perfiladas, em frente à mesa da arbitragem, elas receberam um buquê olímpico das mãos das crianças da escolinha Cestinhas do Futuro.

Quando a bola foi jogada para cima, o time adulto da UNINASSAU/América não quis saber de festa e dominou por completo o jogo. Do ponto de vista técnico, o destaque ficou por conta da novata, a norte-americana Tamera Young, que jogou as finais da WNBA pelo Chicago Sky. Com belas infiltrações e muita velocidade, Young deu uma pequena mostra do que pode aprontar na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, que no final do mês de novembro.

Mas a noite era mais de festa do que bola em jogo. Quando o cronômetro marcou dois minutos do segundo quarto, o ginásio voltou a ficar no escudo. O foco de luz foi em cima de Vanessa Gattei e o locutor anunciou que naquele momento a jogadora até então em atividade com o maior número de títulos nacionais conquistados estava encerrando a vitoriosa carreira.

O presidente do América, Celso Muniz, entregou uma placa comemorativa e novamente as crianças do Cestinha do Futuro, que são alunos da própria Gattei, entraram em quadra para entregar a ela um ramalhete de flores e uma prancheta tática e uma camisa da comissão técnica. Adrianinha, representando as atletas, entregou uma bola assinada por todas as companheiras.

Depois de limpar várias vezes o rosto das lágrimas que insistiam em cair, Gattei, sem muitas palavras, foi breve no agradecimento e assumiu o comando do time sub-20 do UNINASSAU/América, uma das suas novas funções daqui para frente, além de assistente de Dornelas no adulto e de ‘tia’ na escolinha Cestinhas do Futuro.

No final da partida, o placar de 100 a 36 para o time adulto era o que menos importava.

Fonte: LBF

Nenhum comentário: