sábado, 16 de agosto de 2014

Sul-Americano: Brasil vence Uruguai

Campeonato Sudamericano Femenino 2014
Ambato, Ecuador
Brasil vs. Uruguay
Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas

A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou mais uma vitória e segue invicta no 34º Campeonato Sul-Americano do Equador, que está sendo realizado no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade de Ambato. Nesta sexta-feira (dia 15), pela segunda rodada da competição, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon dominou o placar os quarenta minutos da partida e derrotou o Uruguai por 95 a 30 (51 a 11 no primeiro tempo).
"Foi uma partida bastante interessante, pois tivemos a oportunidade de colocar em quadra as meninas que não estavam atuando por muitos minutos e que não estavam acostumadas a sair jogando. Gostei muito da atitude da Joice e Ramona, que são as mais novas. Isso é muito bom e produtivo para elas e serviu de avaliação para todo o aspecto do campeonato, pois nunca sabemos o que pode vir pela frente. Além disso, vimos todas as jogadoras um pouco mais soltas em quadra. Claro, que havia muita diferença de nível entre as equipes", analisou Zanon.
"Hoje precisamos destacar o dia, que foi muito produtivo. Fizemos trabalho de academia, um treino forte e que culminou com o jogo. Estou contente com o resultado", continuou o treinador.
Com 18 pontos, três rebotes e duas recuperações de bola, a cestinha da partida foi a ala Patrícia Ribeiro. Outros destaques nacionais foram a armadora Tainá Paixão (17 pontos, três rebotes, quatro assistências e duas recuperações de bola), as alas Isabela Ramona (14 pontos, três rebotes, uma assistência e duas recuperações de bola) e Joice Coelho (13 pontos, quatro rebotes e duas assistências). Victoria Pereyra converteu 10 pontos e foi a melhor em quadra pela seleção uruguaia.
"A partida foi bastante positiva, pois deu oportunidade para todas mostrarem seu potencial. O banco rodou bastante e todas atuaram de forma consciente e cumprindo bem o seu papel na partida. Agora é hora de pensar na próxima partida. Vamos enfrentar as donas da casa e com certeza será uma partida mais aguerrida do que a de hoje. Temos que estar preparada e focadas para fazermos novamente bem o nosso papel", disse a ala Patrícia.
"Sabíamos como seria a partida, pois conhecíamos o adversário. Mesmo sabendo que elas haviam perdido ontem para o Equador (79 a 48), fomos forte para o jogo e fazendo a nossa parte. Para mim entrar forte é também uma forma de respeito. Cada uma das jogadoras teve a oportunidade de contribuir com o grupo. Isso é muito bom porque acabamos evoluindo para os próximos jogos", avaliou a armadora Tainá.
Na primeira partida da rodada, o Chile venceu o Paraguai por 91 a 80. Na sequência, a Argentina derrotou o Peru por 83 a 48, enquanto a Venezuela superou o Equador por 52 a 49. As brasileiras seguem em busca do 25º título Sul-Americano e o 15º consecutivo invicto. Para isso, voltam à quadra, neste sábado (16), para enfrentar o Equador, às 22h de Brasília, na última partida da fase de grupos, com transmissão ao vivo pelo SPORTV 3. Os três primeiros colocados se classificam para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas, em Edmonton (Canadá), ambas competições em 2015.
Depois do Sul-Americano, a delegação brasileira segue para a Europa onde irá disputar os Torneios Internacionais em Istambul, na Turquia, de 22 a 24 de agosto, e em Limoges, na França, de 26 a 30 de agosto. Os amistosos servem de preparação para a Copa do Mundo da Turquia, que acontece de 27 de setembro a 5 de outubro.
BRASIL (23 + 28 + 26 + 18 = 95)
5. Débora (6pts, 1rebote, 2 assistências e 2 recuperações de bola); 6. Joice (13pts, 4 rebotes e 2 assist.); 11. Clarissa (8pts, 9 reb., 3 assist., 4 recup. e 2 bloqueios); 12. Isabela Ramona (14pts, 3 reb., 1 assist. e 2 recup.) e 14. Karina Silva (2pts, 6reb. e 2 assist.). Entraram: 4. Carina Martins (2pts, 3 reb., 3 assist. e 1 recup.); 7. Patrícia (18pts, 3reb. e 2 recup.); 8. Tainá (17pts, 3reb., 4 assist. e 2 recup.); 9. Jaqueline (3pts e 2 reb.); 10. Tatiane (6pts, 3 reb. e 2 assist.); 13. Fabiana (3pts e 2 reb.) e 15. Izabela Andrade (3pts, 6 reb., 1 assist., 1 recup. e 1 bloqueio). Técnico: Luiz Augusto Zanon.
URUGUAI (4 + 7 + 9 + 10 = 30)
6. Guadalupe (6pts); 9. Pereyra (10); 10. Dall Orto (1); 11. Bello (2); 15. Somma (8). Entraram: 4. Ezquiaga (3); 5. Martinelli (0); 8. Dos Santos (0); 12. Sergio (0); 14. Midaglia (0). Não entraram: 7. Spinelli e 13. Dibarboure. Técnico: Juan Serdio.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tainá realmente se consolidando como a sucessora de Adrianinha

Anônimo disse...

Sem destacar esta ou aquela, a seleção toda e o Zanon também estão de parabéns pelos dois jogos até agora!!!
Meninas guerreiras, muita raça, disposição e parece que estão muito unidas, também já mostrando o futuro do basquete brasileiro.

Anônimo disse...

Quero ver quando pegar uma Espanha, Russia, Austalia....
Vai tomar mais de 40 pts...

Anônimo disse...

Anônimo das 21:21, acredito também que a nossa seleção não faça um bom mundial, porém o que devemos esperar de meninas de 21, 21, 22, 23 anos? A proposta do Zanon não é renovar a seleção para que ela de imediato ganhe tudo que é de campeonato. É uma absurdo querer que meninas de 20,21,22, 23 anos sejam protagonistas de uma seleção em campeonatos mundiais.

Anônimo disse...

Acho que o Zanon tem algum parafuso solto na cabeça.
A Jaqueline esta acabando com o jogo e ele não
deixa a menina jogar.Sera que ainda não deu pra
perceber que a Ramona e a Joice nunca vão chegar
em algum lugar?.

Anônimo disse...

Deu gosto de ver a Ramona e principalmente a Joice (perfeita) nessa partida contra o Uruguai. Tudo bem que o adversário é fraco, mas se estamos vendo atletas mais velhas como Karina Jacob, Izabela Andrade, Tatiane e Fabiana cometendo erros infantis e não produzindo praticamente nada contra esses times ruins, então dá uma certa esperança ao ver duas meninas de 20 e 21 anos praticamente perfeitas e super produtivas, com boas variações no ataque (ao contrário das colegas que só sabem chutar e chutar), além disso são velozes, defendem bem e tem um ótimo biotipo para o basquete.
Inexplicavelmente elas praticamente não jogaram contra o Equador.
Coisas do Zanon...

Anônimo disse...

Se a Ramona e a Joice não forem bem contra o Uruguai é melhor ir lavar roupa e arrumar a cozinha porque
jogar basquete vai ser difícil.

Anônimo disse...

Anônimo, Ramona e Joice, com 20 e 21 anos respectivamente FORAM MUITO BEM contra o Uruguai, então elas não estão precisando de seus conselhos.

E o que você diria para Karina Jacob (29 anos), Jaqueline (28 anos) e Izabela Moraes (27 anos), Tatiane (24 anos), Fabiana (23 anos) que nem contra o Uruguai conseguem jogar bem?