domingo, 17 de agosto de 2014

Brasil vence Equador e faz semifinal do Sul-Americano contra o Chile

Campeonato Sudamericano Femenino 2014
Ambato, Ecuador
Brasil vs. Ecuador
Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas

Argentina (1º A) x Venezuela (2º B), às 20h de Brasília, e Brasil (1º B) x Chile (2º A), às 22h, com transmissão ao vivo do SPORTV 3. Esses são os confrontos deste domingo (dia 17) pela fase semifinal do 34º Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino, que está sendo disputado no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade equatoriana de Ambato. Os ganhadores decidem o título na segunda-feira (18), às 22h, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar, às 20h. Os três primeiros colocados garantem a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
"O Chile é uma equipe que possui uma pivô grande, muito boa e experiente, que já atuou na WNBA, nos Estados Unidos, que é a Ziomara Morrison. Vamos ter que ter que apresentar um outro comportamento, que seja mais ofensivo não só com arremessos, mas também com bolas internas. Vamos precisar explorar o jogo interno e sobrecarregar essa jogadora. Precisamos lembrar que é um jogo de semifinal e todos possuem sua dificuldade característica. Mas vamos para cima e buscar a vaga na final", avaliou ó técnico da Seleção Brasileira, Luiz Augusto Zanon.
Neste sábado (16), pela última rodada da fase de classificação, o Brasil venceu o Equador por 72 a 49 (40 a 32 no primeiro tempo) e segue invicto na competição. A brasileira Clarissa dos Santos foi a cestinha da partida depois de cravar um Duplo-Duplo (24 pontos e 16 rebotes), além de uma assistência e quatro recuperações de bola. A pivô foi ainda a mais eficiente em quadra somando 38 pontos de valorização. Outros destaques nacionais foram as alas Patrícia Ribeiro (13 pontos e uma assistência) e Jaqueline Silvestre (11 pontos e uma recuperação de bola). Com 12 pontos, Rossana Pazmiño foi a principal pontuadora da equipe equatoriana.
"Achei mais uma vez uma partida interessante pensando no amadurecimento do grupo. Tivemos um excelente primeiro quarto, mas depois caímos um pouco na intensidade física e emocional devido ao calor da torcida. Elas sofreram um desequilíbrio, mas conseguiram se recuperar. Essa adversidade foi importante nesse processo de crescimento delas ", analisou Zanon.
O treinador falou sobre o revezamento das jogadoras na partida desta noite.
"Hoje pudemos ver algumas situações muito boas nas armadoras, em que uma entrou e substituiu muito bem a função da outra. O mesmo na posição das pivôs, que precisamos ainda ver uma movimentação melhor, mas que foram bem. E o revezamento das três principais alas em que as reservas entraram e desempenharam bem seu papel. Houve um importante amadurecimento na equipe e uma disciplina tática melhor", completou o comandante nacional.
Destaque da partida, a pivô Clarissa dos Santos analisou o confronto contra as equatorianas.
"Uma partida que conseguimos ver a força que o nosso grupo tem, mas também possível para analisarmos as deficiências que precisamos melhorar. Tivemos momentos bons e ruins. Precisamos ter uma recuperação mais rápida desses momentos ruins. Mas já adquirimos mais maturidade e conseguimos sair com a vitória", contou.
Clarissa destacou como a equipe precisa se apresentar, neste domingo, para sair com mais uma vitória e a vaga na grande final Sul-Americana. As brasileiras seguem em busca do 25º título Sul-Americano e o 15º consecutivo invicto.
"A partir de manhã entramos em uma outra competição. Semifinal sempre é diferente. Já conhecemos as chilenas de outros campeonatos e elas vão entrar defendendo o jogo delas. Precisamos entrar conscientes, focadas e diminuir ao máximo os erros para poder conquistar um resultado positivo no final do jogo", pontuou a pivô.
A terceira e última rodada da fase de classificação começou com o Paraguai vencendo o Peru por 71 a 42 e a Venezuela derrotando o Uruguai por 72 a 43. A rodada terminou com a vitória da Argentina sobre o Chile por 74 a 60. As seleções da Argentina e Chile, no grupo “A”, e do Brasil e Venezuela, no “B”, já estão classificadas para o Torneio Pré-Olímpico das Americas de 2015.
BRASIL (33 + 7 + 11 + 21 = 72)
7. Patrícia (13pts e 1 assistência); 8. Tainá (5pts, 5 rebotes, 2assist. e uma recuperação de bola); 10. Tatiane (5pts, 2 reb. e 1 bloqueio); 11. Clarissa (24pts, 16 reb., 1 assist. e 4 recup.) e 14. Karina Silva (3pts e 7 reb.). Entraram: 5. Débora (5pts, 6reb., 1 assist. e 2 recup.); 6. Joice (0); 9. Jaqueline (11pts e 1 recup.); 12. Isabela Ramona (1 recup.); 13. Fabiana (2pts e 1 reb.) e 15. Izabela Andrade (4pts, 4reb. e 1assist.). Não entrou: 4. Carina Martins. Técnico: Luiz Augusto Zanon.
EQUADOR (18 + 14 + 5 + 12 = 49)
4. Patiño (2pts); 5. Caicedo (2); 6. Pazmiño (12); 9. Salcedo (10) e 11. Mora (2). Entraram: 7. Angulo (4); 8. Vinueza (2); 10. Macias (9); 12. Peña (3); 13. Lasso (0); 14. Barahona (3). Não entrou: Mogollon. Técnico: Eduardo Pinto.

Nenhum comentário: