terça-feira, 19 de agosto de 2014

Brasil conquista mais um título Sul-Americano



A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou o título invicto do 34º Campeonato Sul-Americano da categoria, nesta segunda-feira (dia 18), contra a equipe da Argentina, na disputa realizada no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade equatoriana de Ambato. Na partida desta noite, o Brasil venceu as argentinas por 59 a 47 (28 a 27 no primeiro tempo) e conquistou o 25º titulo sul-americano e o 15º consecutivo invicto. A pivô brasileira Clarissa Santos foi escolhida a MVP (jogadora mais valiosa) da competição. O treinador Luiz Augusto Zanon falou sobre a dura partida travada entre dois clássicos rivais.

"Foi um jogo duro durante os 40 minutos, mas que sabíamos que não seria fácil. Temos que destacar o que foi muito positivo que as meninas souberam a hora certa de ganhar o jogo. Esse é um momento que muitas equipes não tem o poder de recuperação na dificuldade. Fomos nos mantendo e a hora que tivemos a chance de vencer o jogo soubemos aproveitar. Esse fator agradou muito a mim e a comissão técnica", disse o técnico brasileiro.

Zanon avaliou a conquista de seu segundo título Sul-Americano à frente da equipe nacional.

"Foi uma vitória importante pela fase que estamos e nas dificuldades que tivemos na quadra. O comportamento que elas demonstraram nesta noite foi muito bom. Elas estavam cientes que não estávamos fazendo uma grande partida, mas esperando o momento para colocar as situações de jogo próximas a vitória. Foi um grande amadurecimento da equipe. No meu entendimento, quanto mais dificuldade este grupo tiver mais rápido ele alcançará o nível de amadurecimento que objetivamos. Ser campeão em qualquer torneio é muito importante. E é importante essa equipe conquistar todos as vitórias que jogar", concluiu Zanon. 

A cestinha da partida foi a argentina Melissa Gretter com 16 pontos. A ala Jaqueline Silvestre foi a melhor brasileira na partida com 15 pontos, dois rebotes e um bloqueio. Jaqueline ficou ainda em primeiro lugar no número de bolas de três pontos, foram 11 acertos em 17 tentativas durante as cinco partidas da competição. 

A pivô Clarissa Santos, MVP do Torneio, foi um dos destaques do jogo, depois de cravar um Duplo-Duplo (11 pontos e 18 rebotes), além de quatro recuperações de bola. A MVP foi ainda a mais eficiente do jogo com 19 pontos de valorização.

"Entramos um pouco nervosas e ansiosas, mas no decorrer da partida fomos passando confiança e segurança umas para as outras e conseguimos sair com uma boa vitória. E ganhar das argentinas sempre tem um gostinho melhor. Durante o jogo vinham tantas coisas na minha cabeça, mas me sentia pronta e bem para esse jogo. Estávamos no momento confiante e as bolas caíram no momento certo. Graças a Deus e ao grupo todo saímos com essa vitória e permanecemos com a hegemonia sul-americana", avaliou a cestinha da partida que defende a equipe Basketball Santo André (SP). 

O Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, esteve em Ambato acompanhando a competição. A rodada final começou com a vitória do Uruguai sobre o Peru por 70 a 57, na disputa de sétimo e oitavo lugares. Na sequência, o Equador conquistou o quinto lugar, depois de vencer o Paraguai por 71 a 68. Na disputa da medalha de bronze, a Venezuela levou a melhor e derrotou o Chile por 72 a 54, conquistando a última vaga para o Pan-Americano de Toronto em 2015, que Argentina e Brasil já haviam assegurado com a vitória na rodada semifinal, no domingo (17). As seleções da Argentina, Chile, Brasil e Venezuela também já haviam garantido a classificação, no último sábado (16), para o Torneio Pré-Olímpico das Américas de 2015, que será realizado na cidade de Edmonton, no Canadá.


BRASIL (14 + 14 + 14 + 17 = 59)

7. Patrícia (5pts, 3 rebotes e 1 assistência); 8. Tainá (9pts, 4 reb.e 5 assist.); 10. Tatiane (8pts, 5 reb. e 1 assist.); 11. Clarissa (11pts, 18 reb. e 4 recuperações); 14. Karina Silva (4pts, 8reb. e 1 bloqueio). Entraram: 5. Débora (5pts, 2reb., 1 assist. e 1 recup.); 6. Joice (2pts e 1 reb.); 9. Jaqueline (15pts, 2reb. e 1bloq.); 12. Isabela Ramona (1 rebote); 15. Izabela Andrade (1 rebote). Não entraram: 4. Carina Martins e 13. Fabiana. Técnico: Luiz Augusto Zanon.

ARGENTINA (14 + 13 + 13 + 7 = 47)

5. Santana (5pts); 8. Boquete (7); 10. Burani (0); 11. Gretter (16); 14. Thomas (8). Entraram: 4. Rosset (2); 6. Reggiardo (6); 7. David (0); 9. Flores (0); 12. Pavon (3); 13. Perez (0). Não entrou: 15. Vega. Técnico: Cristian Santander

Fonte: CBB

12 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar principalmente Clarissa e Tainá pelo ótimo campeonato que fizeram, Tainá demonstrou uma confiança incrivel, tem excelente visão de jogo e é efetiva.
Clarissa muito guerreira, pega muito rebote e vai bastante pra cesta.
Muita sorte a elas.

Anônimo disse...

Anonimo das 11:23
Um time não se faz com apenas duas jogadoras, nós devemos parabenizar todas as jogadoras sem exceção, Tainá, Débora, Taty, Paty, Joyce, Ramona, Jaque, Clarissa, Fabi, Karina, Iza, Cacá, Zanon e toda a comissão.

Vcs são feras, representaram muito bem o Brasil, conquistaram as vagas para os próximos campeonatos em 2015 e ainda foram CAMPEÕES!

Esperamos que a Adrianinha, Nádia, Damiris e a Érica tenham o mesmo comprometimento, espirito de grupo e somem a todas estas novatas para o crescimento do basquete nacional.

Anônimo disse...

E eu quero parabenizar principalmente a Jaqueline
pois a meu ver,ela nunca teve do Zanom a mesma
atenção que ele da para algumas.Bem,vou um pouco
mais longe,ela teria que ser titular.Mostrou que já esta
pronta dentro de um grupo onde,tirando a Clarissa,
ainda tem que mostrar muito.

Anônimo disse...

Adrianinha, Patrícia, Jaqueline, Clarissa e Erika. Pelo desempenho nos clubes e na seleção, esse deveria ser o time titular do Brasil para o Mundial.

Henrique Baptista Silva disse...

Felizmente deu tudo certo,e fomos campeões. Mas faltou humildade de não estudar o jogo delas pela certeza de que eramos superiores. O que quase complicou coisas simples. Elas tinham um plano de jogo contra nós,mas nós visivelmente não nos importamos em possuir nenhum contra as adversárias que chegaram na condição de invictas tanto quanto nós. Este tipo de postura poderia nos custar caro. Assim como se repetida numa de maior porte,como o Mundial por exemplo,poderá nos comprometer.

Anônimo disse...

eu não acredito que a Fabiana é pior que a Karina ...Pivô ....

Anônimo disse...

Parabens a todas as meninas mas em especial a Jaqueline, joice e Tatiane essa ultima citada se for bem trabalhada sera uma grande jogadora.
Mas ainda na armacao nao temos uma jogadora de que arme bem o time e as jogadas, sem contar que no fundamento principal que é o arremesso estao muito fracas.

Anônimo disse...

O Zanon quase complicou um jogo que deveria ser fácil para o Brasil, deixando em quadra por um tempão um quinteto baixíssimo: Tainá (1,70m), Patrícia (1,72m), Jaqueline (1,78m), Tatiane (1,80) e Clarissa (1,82m). Francamente, óbvio que não funcionaria, um time desestruturado, com apenas uma pivô baixa e quatro alas fracas de rebote. E realmente não funcionou, cedemos várias segundas chances para a Argentina, que encostou e só não virou porque é um time limitado. Clarissa sobrecarregada começou a errar e a vaca quase foi para o brejo. O pior não é o técnico errar, apesar de ser algo óbvio que não daria certo, o pior mesmo é ele demorar tanto tempo para corrigir o erro. Uma seleção mediana abriria 20 pontos de vantagem contra o Brasil facilmente. Zanon é um técnico beeeem fraco. Nem quero ver a sacolada que vamos levar contra seleções de nível médio para cima.

Anônimo disse...

acho que cobramos muito dessa seleçao,pois se pensarmos bem as outras seleçoes estavam todas cm suas jogadoras principais entao acredito que fizeram um bom trabalho.

Anônimo disse...

A Clarissa é baixa não tem como contestar porém pegar 18 rebotes em qualquer campeonato é no minimo interessante....

Anônimo disse...

A Iziane vai ser convocada para o mundial?

Anônimo disse...

Iziane esta lesionada e em recuperacao portanto ela nao sera convocada, mesmo com todos os problemas dela em relacao a selecao ela seris uma jogadora muito importante para o mundial...uma pena!!!