terça-feira, 3 de junho de 2014

Técnico Júlio Patrício se apresenta à seleção brasileira para Mundial sub-17



O técnico Júlio César Patrício, do basquete feminino de Jaraguá do Sul, se apresenta hoje como comandante da Seleção Brasileira Sub-17 para o 3º Campeonato Mundial da categoria, que acontece na cidade de Bratislava, na Eslováquia, entre os dias 28 de junho a 6 de julho.

Após a conquista do título sul-americano Sub-15 (Venezuela/2012) e da classificação para o Mundial Sub-17, com a conquista da medalha de bronze na Copa América Sub-16 (México/2013), Patrício se sente preparado para seu próximo desafio.

“Estou bastante motivado. Desde 2012 mantenho o discurso em relação a essa geração. Sempre conquistamos bons resultados na base e essas meninas irão trazer grandes frutos para as seleções futuras. São atletas muito talentosas e é uma das melhores gerações que o Brasil já teve”, afirmou.

Sobre o Mundial, Patrício acredita que as garotas podem surpreender. “Estamos com um bom grupo de atletas, mesmo sabendo das dificuldades que encontraremos, a expectativa é colocar o Brasil entre as 4 melhores seleções do mundo. Nosso grupo está bem equilibrado, faremos bons jogos”, avaliou.

Na Eslováquia, Patrício e suas comandadas terão pela frente na primeira fase as seleções da Espanha, da Itália e do Egito, formando o Grupo B. No Grupo A estão República Tcheca, Canadá, Hungria e Coréia. O Grupo C é formado por Austrália, México, Eslováquia e Japão. Pelo Grupo D jogam Estados Unidos, Mali, França e China.

“No Campeonato Mundial estão os melhores da categoria. A Espanha, por tradição, sempre chega nas finais dos campeonatos de base. Também enfrentaremos a Itália, quarta colocada no Europeu Sub-16. Os quatro primeiros lugares do Europeu tiveram placares bastante apertados e mostraram que estão no mesmo nível”, analisa Patrício.

Sobre o Egito, o treinador faz um alerta. “Acho que pode ser o azarão da chave. Ganhou de Mali na final do Campeonato Africano e o nível técnico das equipes africanas vem melhorando bastante. Já assisti ao vídeo das egípcias e é um grupo rápido e bastante aguerrido. Vamos respeitar todos os adversários, mas sem deixar de impor o jogo do Brasil”, completou.

O primeiro Campeonato Mundial Sub-17 Feminino foi realizado na França, em 2010. A segunda edição aconteceu dois anos depois em Amsterdã, na Holanda, e contou pela primeira vez com a participação do Brasil, que terminou em 11º lugar. Os Estados Unidos venceram as duas competições, que tiveram a participação das doze melhores seleções do Mundo.

“Nosso primeiro objetivo é conquistar a melhor posição possível na primeira fase. Para isso, precisamos ficar entre os primeiros lugares. Nesse novo modelo de competição da FIBA, qualquer vitória é importante para conquistarmos nosso objetivo, que é estar na final”, finalizou Patrício.

Fórmula de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. As quatro seleções se classificam para as oitavas de final, que terá eliminação simples. Nessa fase, as seleções de “A” jogam contra as de “B” e as de “C” com as de “D”. Os vencedores disputam de 1º ao 8º lugares e os perdedores de 9º a 16º lugares. Nesse novo formato todas seleções irão disputar sete jogos durante o Mundial.

As 16 convocadas

Jogadora – Posição – Idade – Altura – Clube de Origem

Aline Cristina Cezario de Moura – Ala/Pivô – 16 anos – 1,85m – Divino/COC/Jundiaí – SP
Clarissa Fernandes Carneiro – Ala – 14 anos – 1,72m – Presidente Venceslau – SP
Fabíola Conceição Alexandrino – Ala – 16 anos – 1,74m – ADC Bradesco – SP
Izabela Nicolette Leite – Armadora – 14 anos – 1,70m – Unimed Americana – SP
Jennifer Nonato Calixto – Pivô – 15 anos – 1,89m – FEDESP Barretos – SP
Karen Fernanda Lourenço – Pivô – 16 anos – 1,85m – ADC Bradesco – MS
Larissa Jerônimo Carneiro – Armadora – 17 anos – 1,64m – Presidente Venceslau – SP
Lays da Silva – Armadora – 15 anos – 1,66m – DNA Basquetebol – SP
Letícia Cristina Soares Josefino – Pivô – 1,83m – 16 anos – Instituto Mangueira do Futuro – RJ
Marcella Lamark dos Santos – Pivô – 17 anos – 1,92m – Divino/COC/Jundiaí – SP
Maria Paula Lopes Albiero – Armadora – 15 anos – 1,67m – Unimed Americana – PR
Mariana Moura Queiroz Dias – Pivô – 16 anos – 1,84m – FEDESP/Barretos – SP
Mariane Roberta de Carvalho – Ala – 17 anos – 1,80m – Unimed Americana – SP
Milena de Sousa Rodrigues – Ala/Pivô – 16 anos – 1,79m – DNA Basquetebol – SP
Nycole David Gualberto de Barros – Ala – 16 anos – 1,79m – Presidente Venceslau – SP
Wytalla Taynara Eugênio Motta – Ala/Pivô – 16 anos – 1,82m – Unimed Americana – SP

Média de altura: 1,78m
Média de idade: 15.6 anos

Comissão Técnica

Diretor Vanderlei Mazzuchini
Administrador: Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Júlio César Patrício
Assistente Técnica: Anne Amália Sabatini
Preparador Físico: Marcos Vinicius Strapasson
Fisioterapeuta: Thayse Cristine Lins

Programação

6 de junho – Apresentação em São Bernardo do Campo (SP)
6 a 19 de junho – Treinamento em São Bernardo do Campo (SP)
20 de junho – Viagem para a República Tcheca/Aeroporto de Guarulhos (SP)
21 a 27 de junho – Amistosos Internacionais
28 de junho a 6 de julho – 3º Campeonato Mundial da República Tcheca
8 de julho – Chegada ao Brasil/Aeroporto de Guarulhos (SP)

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho o Julio Patrício bem melhor que a Janeth como técnico e ao mesmo tempo ele sabe contornar qualquer situação de desentendimento entre as jogadoras. Infelizmente foi o que aconteceu na sub19 no ano passado, desentendimentos.

Anônimo disse...

Pode ser bom profissional, porém, o pouco tempo de treinamentos para um campeonato mundial..... sorte meninas. Torço pela Lais da Silva armadora do DNA Basquete quem sabe um nova Adrianinha...

Anônimo disse...

Houve sim, uma descarada preferencia por jogadoras e espero q esse auxiliar da janeth nunca mais seja escolhido pra nada na cbb e que fique sendo tecnico do seu time, apenas isso

Anônimo disse...

Anônimo das7:59.Voce só pode estar de gozação.
Achar que o Júlio Patrocínio é melhor que a Janete é
demais.Para mim ele é fraquinho,fraquinho.

Anônimo disse...

Disseram as meninas que ele é um bom técnico mas o único defeito é aceitar as escolhidas pela Anne e não viajar pelo Brasil olhando as meninas. Disseram que ele convocou meninas que nunca viu jogar. Como levar para amistosos meninas que bem sabe as características????olhar as meninas depois de convocadas não é a mesma coisa.

Anônimo disse...

Fraquinho, fraquinho deve ser vc que nunca deve ter sido técnico de Seleção Brasileira é comenta por pura inveja. Julio nunca foi auxiliar da Janeth, pois deveria estar melhor informado antes de comentar algo. O período de treinamento que a CBB está oferecendo é pouco para uma preparação para Mundial. Esse bando de técnicos invejosos deveriam trabalhar mais para ganhar uma oportunidade do que ficar denegrindo a imagem de quem está a frente da Seleção neste momento. Acredito que toda a equipe fará um ótimo trabalho, e vão busca do melhores resultados. Esqueçam os invejosos... pois estes jamais chegaram a lugar algum..