sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ruth comemora os 20 anos do mundial de basquete

imagem.php Orgulhosa por representar o País e Três Lagoas, a atleta Ruth Roberta de Souza relembra a conquista do título inédito para o Brasil
Nesta quinta-feira, 12 de junho, data de abertura da Copa do Mundo 2014, o Brasil tem outro motivo para comemorar: o título mundial do basquete feminino, em 1994, na Austrália.
Com orgulho de representar o País e Três Lagoas, a atleta Ruth Roberta de Souza relembrou a conquista do título inédito para o Brasil que completa 20 anos.
Segundo Ruth, a equipe brasileira já se considerava vitoriosa, uma vez que o Brasil nunca havia passado da primeira fase da competição. “Já estávamos entre os quatro primeiros colocados e o jogo mais difícil foi contra a equipe dos Estados Unidos e nós conseguimos vencer as americanas”, lembrou.
Na outra semifinal estavam as equipes da Austrália e China e, mesmo sendo favoritas, as australianas perderam a partida que revelou o time adversário do Brasil: a China. “A Austrália era a favorita e felizmente a China venceu o jogo e para nós brasileiras o estilo de jogo das chinesas era melhor”, destacou.
Sobre a expectativa para a final do Mundial, Ruth relembrou o espírito de equipe e a união entre as atletas durante a concentração, minutos antes da partida. “A gente decide, nós já fizemos história. Já temos uma medalha, agora é só escolher a cor”, disse Ruth, relembrando as palavras das atletas antes da final.
Já no primeiro tempo da final, o Brasil abriu 15 pontos de vantagem contra as chinesas e pela primeira vez na história do esporte, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete conquistou um título mundial para o País.
Ruth conquistou o título aos 26 anos de idade e após os 20 anos da conquista contou como foi a recepção da equipe brasileira no desembarque da Seleção na cidade de São Paulo. “Chegamos na madrugada e o aeroporto estava lotado, as pessoas queriam conversar com a gente, tirar fotos e conseguir um autógrafo. Após sairmos do aeroporto, os carros acompanharam nosso ônibus pelas ruas e avenidas da cidade”, disse.
A atleta três-lagoense esteve na Seleção Brasileira de Basquete de 1985 a 1995, sendo que dos 10 anos que representou o País, oito anos foi como titular da Seleção.
Sobre o esporte no País, a atleta enfatizou que o basquete já foi a segunda modalidade mais praticada no Brasil e acredita, que no futuro, após mudanças gradativas no cenário do basquete brasileiro,  novos talentos devem ser descobertos para representar o País em importantes competições.
Perguntada sobre a relação com as companheiras de quadra, Ruth contou que sempre que possível elas se reúnem e mantém contato frequente. “Passamos muito tempo juntas, criam-se vínculos. Somos uma família e a amizade continua”.
CIDADE DO CORAÇÃO
Ruth é natural de Guiratinga/MT, mas adotou Três Lagoas como sua cidade do coração. No município três-lagoense a atleta já recebeu várias homenagens, entre elas o Título de Cidadã Três-Lagoense e o Título de Mérito Esportivo.
“Receber homenagens dentro de casa é diferente, emocionante, sou bairrista e preservo minhas raízes”, disse Ruth.
Outra conquista recente para Ruth é a conclusão do curso de Educação Física e é servidora da Prefeitura de Três Lagoas, lotada na Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer.
O secretário Walter Dias da Silva falou sobre a importância de Ruth para a história esportiva do País. “Temos contato desde 2004 quando fui diretor de Juventude; de forma indireta acompanhei a ida de Ruth para a Seleção Brasileira e depois, as conquistas dela no esporte”, contou o secretário, destacando que Três Lagoas é um celeiro de grandes esportistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Coincidência no mundial da Austrália o Brasil ficou em primeiro e a Austrália em quarto, no mundial do Brasil a Austrália ficou em primeiro e o Brasil em quarto.