segunda-feira, 2 de junho de 2014

Freud explica Americana

americanacamp2014

Grande parte da história do basquete feminino brasileiro passou por Americana nos últimos anos.

A cidade paulista foi tomada pelo esporte em 1996, quando a diretora Hortência (no ano da conquista da prata olímpica como jogadora)  levou para lá seu time.

Foram apenas duas temporadas de alto nível, com movimentos ousados como a contratação da americana Cynthya Cooper (no ano de estreia da WNBA) e patrocínios milionários (Seara e Data Control), que permitiram até a formação de duas equipes (uma em Americana e a segunda em Santa Bárbara D’Oeste).

Em títulos, Americana penou na maior competição da época - o Paulista- porque havia Magic Paula que com a sua Microcamp, da vizinha Campinas, derrotou o time nas finais de 1996 e nas semifinais de 1997.

A cidade ficou com uma Taça Brasil (1997) e um pouco lembrado Mundial Interclubes (1997, contra a seleção australiana).

O time se dissolveu no início de 1998, virou Fluminense (campeão nacional daquele ano) e Vila Nova (GO). Depois virou Paraná, andou pela Mangueira  e até por Carapicuíba (campeã paulista de 1999).

Enquanto isso em Americana, o mega time de estrelas foi substituído por um trabalho de base silencioso comandado pelo casal Paulo Bassul e Mila Rondon. E a partir daí reconstruiu sua história.

Talvez se o time de Americana fosse ao psicanalista, aí – no nascimento- ele identificaria a fonte de seus “dilemas”. O conflito entre a aposta no renegado trabalho de base ou no brilho das estrelas acompanharia a equipe para sempre.

Em 2000, quando o clube voltou a disputar o Paulista Adulto, com Paulo Bassul como técnico, o discurso era valorizar a base. Aconteceu isso mesmo, com um time que deixou boa impressão com o impulso em quadra das irmãs Gustavo.

No ano seguinte, uma Americana reforçada já conquistava seu primeiro título paulista. Em 2002, ficou com o vice do Nacional. Em 2003, ganhou o Paulista e o Nacional (contra Ourinhos, de Janeth) em fase maravilhosa de Micaela. No ano seguinte, o time perdeu as decisões para Ourinhos, fechou o time adulto e voltou à base.

Nesse período, no entanto, a ousadia inicial continuou viva, em ações como bancar um técnico novo, afirmar a base no time adulto, apostar na recuperação da argentina Karina (que teve suas últimas atuações de fôlego  com a camisa de Americana) e a contratação de Amaya Valdemoro.

Quando o time voltou ao adulto, em 2007, novamente o discurso era apostar na base. Com a técnica Mila Rondon à frente, o projeto foi reiniciado.

De lá para cá, muito Americana fez.  Manteve a ousadia na escolha de técnicos (Marcelo Bandiera, Branca, Zanon), recolocou Vendramini no mercado, inovou dentro do possível, foi agressiva em contratações, foi o teto onde grande nomes se despediram do basquete brasileiro (Adriana, Helen, Silvinha), acolheu promessas (Izabela Sangalli, Tássia, Michelle Splitter), formou e recuperou jogadoras, se envolveu em confusões com seus técnicos demitidos e ganhou títulos.

O saldo é extremamente positivo e certamente Americana se firmou como o projeto arejado mais duradouro nesse período, que contrastava bastante com o seus rivais tradicionais Ourinhos e Santo André, que trilhavam uma linha mais conservadora.

Na atual temporada, essa minha memória afetiva de Americana, 18 anos, não consegue entender os caminhos que se apresentam após o conquista do último título da LBF.

Nos bastidores eram fortes os rumores que o time novamente encerraria os trabalhos no adulto em 2014 após os desgastes no Paulista passado e a recente perda da vaga no Sul-Americano.

Americana sobreviveu, mas optou por uma guinada radicalmente conservadora. As escolhas até o momento são as mais caretas possíveis. Enquanto isso, houve uma debandada geral de suas atletas mais jovens, que buscam apenas a possibilidade de jogar (Tássia, Leila, Maria Cláudia, Fabi, Débora).

Cada um tem o direito de empregar ou demitir em seu time quem ele acha que deve ou não. Mas sinceramente acho triste (e absolutamente sintomático) ver um time que tanto se orgulha do seu “projeto” se comportar dessa maneira.

Não bastasse essa mudança no perfil do time, Americana está disputando apenas as categorias sub-19 e sub-17 no Paulista.

É realmente triste. Espero que seja uma fase de transição (adolescência?) e que Americana, que começa a temporada negando a si mesmo, revisite sua essência mais tarde. Faria bem a ela e ao basquete feminino do país.

39 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa ser Freud, até um anônimo pode explicar de forma simples e objetiva:

Quando o time tem verba suficiente, contrata-se as melhores atletas disponíveis do mercado para ter uma equipe forte e disputar títulos.

Quando a verba disponível é baixa monta-se um time modesto apostando que jovens promessas (de baixo salário ) possam render alguma coisa e surpreender.

Isso serve para Americana, como brilhantemente foi explicado no texto e para qualquer time do Brasil ou do mundo.

Ninguém com dinheiro para montar um time vencedor, monta um time para ser saco de pancadas, isso só ocorre por um motivo: falta de recursos financeiros!

Anônimo disse...

Ourinhos na temporada passada investiu num time de base jovem com Tainá, Patty, Joice, Monica, Letícia, Laís, Kananda sustentado por Chuca, Yuli e Bibiano. Amargou derrotas e mais derrotas. Veja como está a situação lá agora. Fecharam a base e as prata da casa foram dispensadas antes de chegar no adulto (Kananda foi para Barretos, Laís e Letícia). Muitas meninas que são da cidade provavelmente vão parar de jogar (Tatiele, Jennifer e Ana Flávia). Engraçado que essa situação ninguém critica, ninguém desenvolve "tese" para tentar entender e explicar. Se é esse futuro que querem para Americana, podem esquecer. Americana vai continuar formando nas categorias de base e vai continuar ganhando títulos na categoria principal, pois são os títulos que dão retorno aos patrocinadores que mantém o projeto. Sem resultados, sem patrocínio e por consequência sem projeto. Criar teorias é fácil, a realidade só quem trabalha com o basquete feminino conhece.

Anônimo disse...

Uma equipe que pode investir em atletas de alto nível, com certeza irá contratar as melhores do mercado. Foi isso que Americana fez.
Americana tem base sim e valoriza isso, mas não quer dizer que a jogadora da base terá espaço na equipe adulta. O que vejo hoje é que o basquete é sofrido, a jogadora precisa fazer uma faculdade, precisa ter um segundo plano, o futuro é incerto.
Parabéns Americana! O projeto feminino é o melhor do Brasil, sem dúvidas. E o melhor de tudo, seu dirigente é apaixonado pelo basquete.

Fusca disse...

Bert , seu comentário beira ao preconceito e até discriminação , frente aos reforços,contratações e mantenca de algumas jogadoras da temporada passada em americana ...

As críticas são sempre bem-vindas mas não preconceituosas e discriminatórias seja com as jovens e com as veteranas

Anônimo disse...

Legal esses registros históricos, não lembro de tanta coisa, mas lembro dessa fase maravilhosa da Micaela, quando Americana venceu Ourinhos que tinha Janeth, Silvinha e Erika. Foram cinco jogos disputados e Micaela foi a MVP com média acima de 30 pontos, jogando inclusive melhor que Janeth, que estava em seu auge. Lembro de ler aqui também um post sobre a Karla chamado: Quem tem medo da Karla? que registrava várias partidas em que ela tinha feito mais de 40 pontos por jogo. Essas atletas não tinham espaço em nossa seleção naquela época, porque tinham atletas melhores que elas. E foram muito criticadas nas chances que tiveram depois que as estrelas se aposentaram. Aí eu leio a última lista de convocadas da atual seleção, vejo as estatísticas das jogadoras (alguma nem aparecem nas estatísticas) e os péssimos fundamentos apresentados nos jogos que vejo na Tv e me dá um arrepio de pensar qual será o futuro do basquete feminino e da seleção que nos deu tantas alegrias.

Anônimo disse...

Anônimo aí de cima, perfeito comentário!
Concordo em tudo!
Às vezes quem escreve fica buscando algo do além e não enxerga o básico!

Anônimo disse...

Anônimo aí de cima, perfeito comentário!
Concordo em tudo!
Às vezes quem escreve fica buscando algo do além e não enxerga o básico!

Anônimo disse...

Perfeito seu post Bert!
Americana só contrata veteranas e deixa as formadas pela base no banco ou ir embora!
Agora quero ver sem o prefeito amiguinho do molina como vai ser!
Americana está falida! O esporte de americana esta falido com risco de nao participar dos regionais e consequentemente dos abertos!
E os atletas de outras modalidades sem receber ha e meses!
So o time de basquete tem verba! Pq sera ein?!? Agora quero ver!!!!

Anônimo disse...

Todo esse texto super bem elaborado para simplesmente atacar Palmira, Gil, Karla, Kelly e Chuca (antigos e inexplicáveis desafetos do blogueiro) e chamá-las de "opções mais caretas possíveis". Será que esse comportamento, Freud também explica?

Anônimo disse...

Comentários dos torcedores na página da LBF sobre as contratações de Americana:

70 pessoas curtiram isso.


Joel Farias Kelly Santos Muller sentirei Saudades sua no Maranhão!
31 de maio às 18:29 · 3

Paulo César Speretta Bom também!!!
31 de maio às 18:30 · 1

Luciene Lacerda Timaço!!! Boa sorte e sucesso meninas!!! Vamo q vamo!!!
31 de maio às 18:32 · 2

Everson Borges Nossa Americana vai abalar... Q time! Só contratou feras!
31 de maio às 18:34 · 3

Renan Morais . essa liga eu não acompanho .
31 de maio às 18:39 · 1

Carlos Weminson sou Sport mais que timaço o americana ta formando parabéns
31 de maio às 18:53 · 2

Robson Sousa Olha ai Milene Araújo
31 de maio às 19:03 · 3

Patrícia Santana A próxima temporada vai ficar sem graça.
31 de maio às 19:34 · 2

Sergio Marcelino Cezario Issso é uma seleçãooo !....
31 de maio às 20:02 · 1

Fabio Martins muito shoooow, vamos ser campeões de novo!
31 de maio às 20:20

Rogerio Almeida formou um timaço...........
31 de maio às 20:30

Nancy Martins Cabral da Costa Otimo!
31 de maio às 22:23

Milene Araújo É Robson Sousa... essa doeu!!! Também tô contigo Renan Morais, não sei se acompanharei a LBF... o time perdeu a cara e a identidade... meu querido Maranhão não tem visão e ambição. Na verdade como torcedora vejo que a ambição é outra... Lamentável pra nós e muito bom pra Americana que contratou uma excelente jogadora!
31 de maio às 22:51 · 3

T Organizada Americanáticos que timaçoooooooooooooooo
31 de maio às 23:22

Milene Araújo "SeleAmericana"
Ver tradução
31 de maio às 23:34

Milene Araújo Pode ser que agora faça justiça e a Kelly seja convocada pra seleção!
Ontem às 00:16

Renan Morais não sei qual vai ser a graça dessa liga ' já sabemos o campeão ' e só tenho a desejar toda sorte e sucesso também para a carreira da Kelly e o muito obrigado por nos representar .
há 22 horas · 2

Resumo: Torcida do Maranhão triste com a saída da Kelly, torcida de Americana feliz com o novo time e torcidas adversárias preocupadas com a seleção formada por Americana.

Enquanto isso o pessoal do blog: SÓ NO RECALQUE.

Anônimo disse...

Esse último é aquele que se alguém falar mal da Dilma, ele copia os comentários da página do PT.

HAHAHAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Anônimo das 14:10, não entendi a piada. Primeiro que eu odeio o PT e nem filiado a partido político eu sou. Segundo que eu copiei TODOS os comentários da pagina da LBF, onde tem torcedores de TODOS os times e lá NINGUÉM criticou as contratações de Americana, muito pelo contrário. Só aqui nesse poço de anônimos frustrados que tem esses comentários ridículos.

Anônimo disse...

Não entendi muito bem qual é a proposta do Bert, porque ele inicia elogiando o time cheio de estrelas do passado que Americana formou e depois elogia também quando foi formado um time de novatas. Mesmo sem entender muito bem, vou dar minha opinião: Eu acho ruim que Americana tenha no banco atletas como Joice (ou Babi), Palmira (ou Karla) e Gil. Porque todas elas poderiam ser estrelas de qualquer time que disputa paulista e LBF. Acontece que essas atletas devem estar sem opção. Santo André e Ourinhos estão sem dinheiro, Catanduva fechou, Maranhão só contrata uma semana antes da LBF. Quem está movimentando o mercado, além de Americana e São José, é Rio Claro e Presidente Venceslau para vocês verem a que ponto o basquete feminino chegou. A situação está bem difícil, não vejo isso como culpa de Americana, apenas são atletas ótimas que ninguém teve dinheiro para contratar, Americana teve e contratou. Já os clubes de menor orçamento poderão contratar as atletas que eram banco em Americana para ter mais tempo de quadra. Vida que segue!

Anônimo disse...

Sobre a base de Americana: alguém sabe onde vão jogar essa temporada as ótimas Ana Carolina Borges (ala) e Maria Carolina (pivô)? Esse é o primeiro ano delas no adulto.

Anônimo disse...

Timaço formado por Americana, tomara que São José contrate Iziane para jogar o paulista, senão não vai ter nem graça.

Anônimo disse...

olha gente na rede social todos estão dizendo que americana fez ótimas contratações e ainda na rede social o Sr. Molina está nos USA pra trazer mais uma jogadora então eu vejo positivo as contatações sim de americana para os Abertos, Paulista e LBF, conseguiram excelentes jogadoras no mercado isso é maravilhoso para americana, MAS QUE É UMA PENA A KELLY TER SAÍDO DO MARANHÃO FOI SIM, ELA ESTAVA CRESCENDO MUITO NA COMPETIÇÃO QUEM ACOMPANHA O BASQUETE FEMININO SABE QUE A KELLY AINDA NÃO ESTA 100% ( POR CENTO),

COM ELA E A CLARISSA JOGANDO JUNTAS REALMENTE SERÁ O NOSSO MELHOR GARRAFÃO NA LBF, VAI SER LINDO VER AS DUAS CONTRA ERIKA E NÁDIA

Anônimo disse...

Anônimo que comentou sobre Micaela e Karla: Nessa época elas tinham 20 e poucos anos e ninguém deixou elas jogarem porque eram novinhas. Conquistaram tempo de quadra, ganhando minuto por minuto e mostrando do que eram capazes, numa época em que concorriam com Helen e Silvia Luz, Claudinha, Jaqueline Godoy, Roseli Gustavo, Janeth, Leila, etc. Bem diferente do que querem implantar hoje. Pelo que estou entendendo a idade virou critério para quem merece ou não jogar nos clubes, para quem merece ou não jogar na seleção. Se tiver mais de 30 anos não serve. Se tiver menos de 25, mesmo que não tenha mostrado nada em lugar nenhum tem que ter lugar cativo. Isso não existe em lugar nenhum do mundo.

Anônimo disse...

O texto realmente retrata o que é o basquete atual, a mascara de Americana está caindo, sempre pregou que o projeto tem 1500 praticantes, mas as pratas da casa se vão em busca de espaço, pelo jeito além doi Dornellas ter seu time como brinquedinho favorito, o Molina tb faz a mesma coisa, e o basquete feminino vai cada vez mais ladeira abaixo, pensei que havíamos chegado ao fim do túnel, mas pelo jeito ainda tem "o volume morto"...

Anônimo disse...

Então, graças a Americana que FORMOU essas atletas citadas e contratou as melhores jogadoras do Brasil, agora vários times terão a chance de fazer aquilo que sempre sugerem para nós: colocar as meninas da nossa base como titular de suas equipes. Elas estão aí, BEM FORMADAS e disponíveis. Façam isso e boa sorte. Sejam felizes e cuidem do time de vocês, porque o nosso está muito bem cuidado vai continuar vendo o projeto mais vencedor do Brasil.

Anônimo disse...

Complementando meu comentário acima: Chuca também deve ser banco de Ariadna. Várias atletas que seriam titulares em qualquer clube vão ser banco em Americana. Isso sim, eu acho uma pena.

Anônimo disse...

Anônimo 14:20, você é comunista que eu sei. Hahahahaha!

Anônimo disse...

Só o que eu posso dizer sobre tudo isso: Parabéns S. José e Rio Claro por acolherem essas jovens. E vou torcer muito para que essas meninas evoluam; Tássia, Carol Calixto, Maria Claudia, Debora, Leila e companhia.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:07, sabe de nada! Eu sou capitalista, realista e anti-petista, mas isso não vem ao causo, estamos falando de basquete, então diz aí qual é sua opinião sobre o assunto postado, a não ser que você seja um daqueles que na falta de bons argumentos costuma atacar o argumentador.

Anônimo disse...

Apenas achei sua linha de argumentação muito primária, quase pueril. Para atacar um texto com o qual vc não concordava, vc achou melhor copiar e colar opiniões tão imparciais quanto as da Torcida Americanáticos. Seu raciocínio é assim "se a maioria pensa assim, o resto então tá errado."Tadim d'ocê, alienado.

Anônimo disse...


VOCES PODEM E DEVEM FALAR O QUE QUISEREM, MAIS UMA COISA E É CERTA, COM ESSAS VETERENAS COMO TODOS FALAM, AMERICANA FORMOU UM TIMAÇO. PARABÉNS A KARLA, CHUCA E KELY. QUEM NÃO GOSTARIA DE TE-LAS EM SEU TIME.

Anônimo disse...

Não querido (a), acho que o petista/comunista/fanático/bitolado aqui é você, vou explicar mais uma vez tá bom? Esses são TODOS os comentários de MUITAS pessoas de VÁRIAS torcidas da LBF, a respeito da matéria sobre as contratações de Americana que foi publicada na página da LBF. NENHUM, eu disse NENHUM, dos VÁRIOS comentários postados apresentaram críticas às contratações feitas por Americana. Não é a opinião da maioria e sim a opinião de TODOS, repito TODOS os que tem coragem de mostrar a cara no facebook da LBF. Achei interessante o fato e colei aqui, se não gostou e achou os meus argumentos e os argumentos de tanta gente, de tantos torcidas diferentes primários e desinteressantes, poste os seus, pois ainda não os conhecemos. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Anônimo disse...

ok, Maga Patalógica.

"NENHUM, dos VÁRIOS comentários postados apresentaram críticas às contratações feitas por Americana"

Então não pode haver críticas? Me comove sua idéia de democracia.

"Não é a opinião da maioria e sim a opinião de TODOS'

Hahahaha. Uma página do facebook reúne toda a verdade do universo? Você é a loira do banheiro? hahahhahahaha

"que tem coragem de mostrar a cara no facebook da LBF"

sorte sua que não tem coragem de mostrar a sua aqui.

"Entendeu ou quer que eu desenhe?"

Desenha um parzinho de orelhas.





Anônimo disse...

Meu Deus do Céu........os filósofos pensadores do basquete se superam a cada dia, a cada comentário.
É melhor nem abrir os coments. O não, é melhor abrir e ler todos, faz um bem absurdo para o fígado.......kkkkkkkkk.......são todos muito engraçados, salvo raras exceções.

Anônimo disse...

Pq todos que estão criticando americana não vão a merda? gente, calem a boca, quem dera se outros times tivesse o poder e o potencial que americana tem, bando de invejosos, vao trabalhar, agora vem esse bando querendo analizar americana, e americana precisa disso? o Molina está tão preocupado com as criticas de vcs, deixem americana em paz e preocupem se com os seus, textinho preconceituoso esse Bert, precisaria ser mais porfissional e menos bairrista, se tem bronca de americana, va ao canal certo e nao utilize o blog pra externalizar suas frustações, quem acompanha o blog, quer ver matérias coerentes e de bom senso, ah uma dica, analize Ourinhos que esta prestes a fechar as portas, Maranhão que nao e sabe se terá time ou ate mesmo Sto andre que nao contrata ninguem, use seu tempo pra coisas produtivas, vc foi infeliz nas suas colocações.

Anônimo disse...

Após ler a matéria e opiniões relacionadas, minha conclusão é que; não cheguei à conclusão nenhuma.




Anônimo disse...

sempre adorei o bert....mas desde o post beijinho no ombro do zanon agora este ele me decepcionou bastante...ou eu não estou entendendo a moral da história....

Anônimo disse...

AMERICANA HOJE ESTÁ FAZENDO O MESMO QUE O SEU CHICO FEZ EM OURINHOS.
CONTRATANDO ÓTIMAS JOGADORAS P/ TER OPÇÕES NO BANCO E EVITANDO QUE ESSAS RESERVAS DE LUXO, REFORCEM OS ADVERSÁRIOS. SAI A TITULAR E A RESERVA MANTÉM O MESMO NÍVEL O JOGO TODO. ISSO SE CHAMA PLANTEL. NEM PT, NEM PSDB, ETC. APENAS A FORÇA DA GRANA.

DUNHA

Anônimo disse...

O que está em pauta aqui é o assunto postado, quem quer aqui desqualificar a opinião dos outros é você, então assim, expresse livremente a sua opinião sobre o post, pois até agora você não fez isso, ou então, fala aqui ó: com a minha mão!

Anônimo disse...

Está acontecendo um movimento interessante, meninas jovens estão chegando na seleção antes de se firmarem nos clubes, aí elas passam uma temporada inteira na seleção jogando amistosos e competições internacionais e depois voltam para os seus clubes, então todos acham que elas vão arrebentar mas isso não está acontecendo, muitas são titulares e mesmo assim, ou elas continuam jogando a mesma bolinha de antes ou até um pouco pior. Não vou citar nomes, mas quem acompanha o basquete sabe do que estou falando, então assim, seleção não forma talentos, isso acontece na temporada de clubes. Cada um deve buscar conquistar o seu espaço, nada vem de mão beijada pra ninguém. Esse movimento de ir para clubes menores e assumir a responsabilidade vai ser bom para evolução das novatas. Quanto a Americana vai continuar forte e disputando títulos, um detalhe muito importante que não foi analisado, o perfil do Vendramini. Ele parece não ser muito chegado a trabalhar com formação e com atletas em afirmação, então isso deve ter determinado tanto a contratação das atletas mais experientes, como a busca das atletas mais jovens por outras equipes. É um movimento natural. Cada um tem a sua forma de trabalhar e as atletas, novas ou experientes vão continuar lutando pelo seu espaço.

Anônimo disse...

NOSSA BERT TUDO ISSO PORQUE AMERICANA CONTRATOU PALMIRA KELLY E CHUCA, E AINDA ESTÁ NOS USA PRA TRAZER MAIS UMA JOGADORA ... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PASSADAAAAAAAAAA ENGOMADA NO GUARDA ROUPA,

SABE OQUE É ISSO ????????? CONDIÇÕES KKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Americana já está na mídia faz tempo. Além de ser campeã, ela tem uma estrutura diferenciada de qualquer equipe: Assessoria de imprensa.
Que tal falarmos de outras equipes? Criticar Americana pelas contratações? E quem não quer ter essas jogadoras?
Parabenizar Rio Claro, Brasília por dar oportunidades para as mais novas jogar? Dúvido que não queriam uma Kelly, Chuca, Palmira no time deles! O negócio é dinheiro. Quem tem, tem que investir mesmo! O patrocinador que investe pesado não quer saber de derrotas. Veja o caso de Americana em 2005, perdeu o patrocínio da equipe principal após ter perdido o Nacional para Ourinhos.
As dificuldades ninguém vê. Lembrando que a Prefeitura cortou toda a verba do esporte na cidade, somente quem tem patrocinador consegue ainda se manter.
Parabéns Ricardo. O torcedor de Americana agradece!

Anônimo disse...

Não são condições,por que americana está realmente,investindo no time superior e deixando a base de lado.Este ano,estão disputando apenas sub 17 e 19,por que não tem verba para pagar os demais times,que no caso estão jogando por Santa Bárbara do Oeste.Cada um escolhe uma opção e a de americana foi investir no adulto

Anônimo disse...

Anônimo das 15:05, Primeiro: o projeto de Americana e Santa Bárbara do Oeste é o mesmo. Segundo: aponte um clube que investe mais recursos e tem uma estrutura melhor em projetos sociais e equipes de base. Vou ficar esperando sentado a sua resposta.

Anônimo disse...

EM CATANDUVA, QDO O FERRETO RESOLVEU ACABAR C/ A BASE P/ SOBRAR MAIS GRANA P/ O PRINCIPAL, OU SEJA, P/ ELE MESMO, ACABOU DANDO UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ, PQ ALGUNS PATROCINADORES PERCEBERAM A MANOBRA E NÃO RENOVARAM NO ANO SEGUINTE. FOI O COMEÇO DO FIM E O RESTO TODO MUNDO JÁ SABE.