sábado, 24 de maio de 2014

Sport estreia no Sul-Americano contra equipe colobiana que tem reforço de Kelly

O Sport Recife estreia neste domingo (24 de maio) no Campeonato Sul-americano Feminino Clubes – 2014. Atual vice-campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) e campeão da penúltima edição, as leoas ganharam a oportunidade de conquistar o primeiro título internacional da equipe. O primeiro confronto será contra um dos favoritos ao título, o La Estância, da Colômbia, que conta com a pivô brasileira Kelly Santos (ex-Maranhão Basquete), às 17h00 (de Quito)e 15h00 (de Brasília), em Quito, no Equador.

A equipe que viaja para o torneio internacional é bem diferente do que esteve em quadra no campeonato nacional, terminado no final de maio. Agora o time não conta com as pivôs Erika de Souza e Nádia Colhado e a ala Tiffany Hayes, que estão jogando a WNBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana) e só voltam após o término do campeonato. A armadora Alex Bentley e a pivô Franciele, ambas dispensadas, e a ala Palmira Marçal, que agora defende o Americana, também desfalcam o Leão.

Com essas mudanças, o técnico Gustavo Estevão teve que trabalhar muito e em pouco tempo. “Quando acabou a LBF, elas entraram de férias e só voltaram duas semanas antes da nossa viagem. Só tivemos esse tempo para recondicioná-las e treinarmos, de fato, para a competição”, disse. Dessa forma, não acredita que o Sul-americano será uma competição fácil de ser disputada. “A gente não tem muita certeza do que vai encontrar lá. Pegamos informações muito soltas. Nós somos um bom exemplo. Quando você quer saber algo sobre uma equipe, pesquisa seus resultados. Mas o grupo que conquistou aqueles pontos, não é o mesmo grupo que vai estar em quadra agora. A realidade é outra”, disse.

Mesmo sabendo dos seus limites, Gustavo ainda acredita que pode conquistar algo no torneio. “Durante essas duas semanas, não treinamos nos baseando em adversários. Peguei as melhores qualidades da equipe e explorei isso. Meu planejamento é observar as primeiras rodadas e, a partir daí, conseguir traçar um planejamento para adversários específicos. Confio na equipe e espero chegar longe”, finalizou.

Para a experiente armadora Adrianinha Moisés, a competição será difícil pelas ausências, mas poderá ser superada pela força de vontade. “Tivemos grandes perdas, mas estamos contando com a ajuda de todos. Sabemos que será difícil, pois não conhecemos as equipes, mas além da nossa base, ainda contamos com as atletas mais jovens no banco, que estão prontas para serem acionadas e cheias de vontade de vencer”, disse.

O Sport Recife caiu no grupo A, com equipes do Equador, Colômbia e Argentina. O primeiro confronto do time rubro-negro será contra o La Estancia, da Colômbia, no próximo domingo.

Todas as informações sobre a competição podem ser conferidas no site oficial do torneio, o http://fibaamericas.com/torneos1.asp?t=URTVLADUUU&xtab=1.

Fonte: LBF

Nenhum comentário: