Faltam nove dias para o início da preparação das Seleções Brasileiras de Basquete 3x3 +18, feminina e masculina, que vão disputar o 2º Campeonato Mundial FIBA da modalidade, que será realizado de 5 a 8 de junho, no Luzhniki Park, em Moscou, na Rússia. Sob o comando do treinador Christiano Medeiros, do Vasco da Gama, as equipes vão se apresentar no dia 31 de maio, no Ginásio da Fortaleza de São João, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Os oito atletas convocados ficarão treinando em tempo integral até o dia 3 de junho, quando embarcam rumo à Moscou.    
Na seleção feminina, a jogadora Flávia Santos, que defende o Santo André (SP) na Liga de Basquete (LBF), pretende usar sua experiência do basquete de quadra para ajudar a equipe a conquistar bons resultados em Moscou. A pivô passou por todas as categorias de base de sua geração, e entre os títulos mais importantes estão a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-21 (Croácia/2003), o bronze na Copa América – Pré-Mundial Juvenil (Argentina/2000) e os dois ouros nos Campeonatos Sul-Americanos, sendo um adulto (Colômbia/2005) e um juvenil (Venezuela/2000). Estreando na seleção de 3x3, Flavia falou da emoção de ser convocada.    
"Fiquei muito feliz com essa convocação. Seleção é seleção e para mim é sempre motivo de muita emoção. É claro que a minha bagagem em competições internacionais vai me ajudar, e espero poder somar ao grupo. Acho que já dá pra sonhar em uma carreira no basquete 3x3, já que a modalidade está para se tornar olímpica. Espero representar bem o meu país e manter essa janela da seleção sempre aberta", analisou a pivô, de 31 anos.    
A seleção masculina trás na lista o pivô Marcos Vinicius Inácio, que joga pela Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) no Novo Basquete Brasil (NBB). Marcão, como é conhecido por conta de seus 2,05m de altura, destacou a ansiedade para disputar seu primeiro Mundial.     
"Estou muito feliz com essa oportunidade de disputar o meu primeiro Mundial e ansioso para defender com unhas e dentes a minha pátria. É uma grande honra vestir a camisa da seleção e espero responder a altura. Conheci o basquete 3x3 através de um amigo da faculdade, que me chamou para disputar a Copa São Paulo 2012, e fomos campeões. Sempre que posso tento conciliar o 3x3 com o basquete de quadra. Quando o técnico nos dá uma folguinha maior no clube, saio com meus amigos para jogar o 3x3. É um jogo que mexe com a emoção", contou Marcão.    
Flávia fez ainda parte da equipe da Unisantanna, campeã do 1º Campeonato de Basquete 3x3 Universitário do Estado de São Paulo, em 2013.    
"Não conhecia o basquete 3x3 até o campeonato universitário. Minhas amigas me chamaram para a equipe e quando chegamos para o primeiro jogo, fiquei encantada e maravilhada. A estrutura de um evento de 3x3, a organização e as músicas me conquistaram. Aprendi muita coisa do 3x3 desde esse campeonato. É um jogo bem mais rápido e dinâmico. Estou amando porque você fica bem mais livre para finalizar as jogadas", concluiu a atleta, que já defendeu clubes na Itália, Espanha, Suíça, Letônia e Portugal, antes de retornar ao Brasil em 2012.     
Para o pivô Marcos Vinicius, o Brasil tem grandes chances de conquistar bons resultados.     
"A minha expectativa é muito boa para essa competição. É um grupo muito bom que mescla a experiência na modalidade do Douglas e do Gustavo, com a juventude do Davi e a minha experiência do basquete de quadra. Tenho certeza que vamos fazer um grande campeonato e queremos trazer uma medalha para o Brasil. Espero que o basquete se mantenha nessa crescente", finalizou o pivô.     
A Seleção Brasileira +18 Masculina está no grupo "C" do Mundial FIBA de Basquete 3x3, e estreia na competição, no dia 5, contra Porto Rico, Nova Zelândia e Uruguai. No dia seguinte (6), os brasileiros enfrentam Estônia e Turquia. Já a equipe +18 feminina está na chave "D" e faz sua estreia contra Rússia e Itália, também no dia 5. Na segunda rodada, dia 6, as brasileiras enfrentam Hungria, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil é cabeça de chave nos dois naipes.    
Forma de Disputa    
Os 24 times, em cada categoria, foram divididos em quatro grupos de seis equipes, que na primeira fase jogam entre si. Os quatro primeiros colocados se classificam para as oitavas de final (mata-mata). Os vencedores disputam as quartas de final, semifinal e final.     
Os convocados     
Seleção Brasileira +18 Masculina    
Gustavo Bracco (Equipe Instituto Drible Certo / SP) - 37 anos - 2,05m    
Douglas Motta (Equipe Lendas / RJ) - 36 anos - 1,90m    
Davi Rossetto (Equipe Basquete Cearense / CE) - 21 anos - 1,79m    
Marcos Vinicius Inácio (Sociedade Esportiva Palmeiras / SP) - 29 anos - 2,05m    
Seleção Brasileira +18 Feminina    
Simone Souza (The Choice / SP) - 31 anos - 1,82m    
Cristal Rocha (The Choice / SP) - 32 anos / 1,60m    
Marley Wyne (Instituto Mangueira / RJ) - 25 anos - 1,80m    
Flavia Luiza Santos (Santo André / SP) - 31 anos - 1,86m    
Os Grupos     
Masculino    
Grupo A : Polônia, Alemanha, EUA, República Tcheca, Holanda, Tunísia    
Grupo B : Romênia. Lituânia, Rússia, Venezuela, Argentina e Catar    
Grupo C : Brasil, Turquia, Estônia, Uruguai, Nova Zelândia, Porto Rico    
Grupo D : Eslovênia, Sérvia, Japão, Croácia, Indonésia, China    
Feminino    
Grupo A : Romênia, Suíça, Uruguai, Bélgica, Indonésia, Ucrânia    
Grupo B : Andorra, França, China, Uganda, Tailândia, Síria    
Grupo C : República Tcheca, Espanha, Holanda, Estônia, Argentina, Tunísia    
Grupo D : Brasil, Alemanha, EUA, Hungria, Itália, Rússia    
Tabela Mundial     
Masculino      
- Quinta-feira (dia 5 de junho)    
Porto Rico x Brasil    
Brasil x Nova Zelândia    
Uruguai x Brasil     
- Sexta-feira (dia 6 de junho)    
Brasil x Estônia    
Turquia x Brasil    
Feminino     
- Quinta-feira (dia 5 de junho)    
Rússia x Brasil    
Brasil x Itália    
- Sexta-feira (dia 6 de junho)    
Hungria x Brasil    
Brasil x Estados Unidos    
Alemanha x Brasil
Podcast BNC: o legado de David Stern
Há 5 anos
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário