quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nota Oficial da Unimed/Americana sobre o posicionamento da CBB

Em virtude de nota oficial emitida hoje (24) pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) referente ao Sul-americano Feminino de 2014m a ADCF Unimed, clube gestou do basquete feminino de Americana, vem a público esclarecer que:

1) Desde o início da Liga de Basquete Feminino, nunca a indicação do campeão brasileiro foi referente ao campeonato do ano anterior e sim do ano atual;

2) Em 2012, o Sul-americano foi realizado com a presença de Americana (campeão da LBF em 2012) e Ourinhos (último campeão do Sul-americano) e não com o campeão da LBF do ano anterior (Santo André).

3) A Confederação Brasileira de Basquete, deveria, sem interpretar sua opinião, indicar para a ABASU (Confederação Sul-americana de Basquete) o time campeão de 2014, que seria definido no máximo 14 dias após o período informado.

4) A ABASU, acostumada com as regras de classificação do Sul-americano, deveria aguardar até o final do campeonato de 2014 para que a CBB fizesse a indicação, o que, em hipótese alguma, traria problemas de organização.

5) A ABASU, assim como a CBB, sabem e conhecem que quando se realiza um Sul-americano de Clubes, o único clube garantido é o último campeão sul-americano.

Agora, vamos aos fatos e às verdades.

O Equador não quer sediar o torneio com duas equipes brasileiras, pois sua equipe provavelmente não estaria na final, avaliando pelo histórico de 2012. Sabendo disso, a ABASU concordou com essa condição para realizar o Sul-americano e simplesmente "rasgou" a regra de classificação natural de estar no torneio o ultimo campeão sul-americano (Americana) e o atual campeão da LBF (que é também Americana, mas que, por ser também o atual campeão sul-americano, passaria a segunda vaga para o vice-campeão de 2014, o Sport Recife).

Ainda assim, como forma de atender a todos, a ADCF Unimed sugeriu tanto à CBB quanto à ABASU, que o Sul Americano com 8 equipes (8 países) seja realizado com 9 equipes, formando-se duas chaves, sendo que em uma delas estariam as duas equipes brasileiras. Assim não haveria dois brasileiros na final.

Infelizmente, ao invés de resolver o problema, tanto CBB como ABASU estão utilizando o precioso tempo para literalmente empurrar o problema criado por eles mesmo de um para o outro.

Diante de tudo que foi apurado até este momento, os contatos realizados e somado a nota oficial da CBB, aumenta ainda mais nossa indignação por duas entidades tão importantes para o basquete brasileiro. Duas entidades que erraram na condução de um campeonato que para os clubes é sinônimo de desejo.

Sugerimos à ABASU e à CBB que, ao invés de divulgarem notas ou mesmo passarem a responsabilidade de uma para outra, trabalhem em conjunto no objetivo de resolver o problema criado pelas próprias entidades. Que o presidente da CBB, presidente da ABASU e presidente da Confederação do Equador invistam 5 minutos do dia em uma conferência telefônica e discorram sobre o problema e encontrem uma solução (novamente, a ADCF Unimed apresentou uma solução conforme destacado acima).

A ADCF Unimed, representada pelo seu presidente Ricardo Molina Dias, informa ainda que, em respeito ao basquete brasileiro, em respeito aos torcedores de todo o Brasil, principalmente os de Americana, além de todas atletas, comissão técnica, patrocinadores, continuará lutando pela participação da equipe de Americana, atual campeã brasileira e sul-americana no Sul-americano 2014 e deseja serenidade e comprometimento das entidades envolvidas na busca da solução.

10 comentários:

Anônimo disse...

Desde quando os dois times na mesma chave impederia de ter uma final brasileira...basta o segundo colocado da chave bater o primeiro da outra e ter sim uma final brasileira.

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito pela diretoria de Americana. Realmente, causa indignação!
Mas o que me deixa mais indignado eh o fato de todos os dias ir trabalhar e meu padrão me cobrar metas e metas e exigir que eu tbm arranque metas e metas de meus funcionarios , senao, logico: Perco emprego!
Jah com o NUNES e seus INCOMPETENTES funcionarios , nao acontece nada. Pelo contrario, ainda ganham mais verba do ministerio do esporte para nutrir seu esquema de corrupção e seu estrondoso projeto de acabar com o basquete brasileiro.
Alias, isso eh o unico sucesso dessa diretoria ate o momento...

Anônimo disse...

"sendo que em uma delas estariam as duas equipes brasileiras. Assim não haveria dois brasileiros na final"

Louco??!!

Se por exemplo Americana se classifica em 1o e Sport em 2o da chave, irão cruzar com o 1o e 2o da outra chave... se vencerem a final será entre Americana e Sport! Fato!

Anônimo disse...

Eu acho q a CBB agiu certo. Se o prazo dado era aquele, quem representaria o Brasil era o ultimo campeão, ou seja, Sport!

Alias, para q tanto desejo de disputar um torneio tão fraco? Q ñ classifica para nada!

eu eim...

Anônimo disse...

Se tiver semifinal, existe a possibilidade dos dois times brasileiros se encontrarem na final.

Caso a final seja disputada pelos dois primeiros colocados de cada chave, aí sim a final brasileira não aconteceria.

De qualquer forma, impedir um time de disputar um campeonato para favorecer o interesse do time da casa chegar à final é ridículo.

O campeonato deve ser disputado pelos melhores clubes da América do Sul e se o time do Equador quer ser finalista, que monte um time melhor que os times brasileiros e ganhe em quadra esse direito, não através de benefícios via esquema com as entidades organizadoras.

Anônimo disse...

Vejo que ha muita politica nisso tudo e que por de baixo dos panos tem um lob grande para que o sport va. Eu nunca vi o atual campeao ficar de fora de uma competicao.Logo, a cbb devria ter indicado Americana,que seria o mais justo (último campeão sul americano).

No meu tempo um time so poderia ter 2 atletas internacionais, mas hoje podem ter quantas? 3?

Daqui a pouco cada time vai poder colocar 10 se for para atender interesses de A ou B. Teremos igual a seleção de futsal da Itália formada por n brasileiros.

Foi pedido a liberação de 3 estrangeiras na competição e isso beneficiaria quem?

Fica evidente o Lob politico.

Não sou de Americana, apenas gosto das coisas claras.

Anônimo disse...

oo Povo burro

só vão a final o 1º de cada chave

Anônimo disse...

Então, independente de todo esse embrólio, pergunto: cadê a "rainha" HORTÊNCIA que não se manifesta. Estava presente nos jogos de playoff,mas pra variar não sabe agir como dirigente. Acho que o negócio dela é viajar pelo país mesmo (às custas da CBB), muito triste. Não deveria ter se metido a fazer o que não sabe. Faz algo HORTÊNCIA!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 1:22 acontece que Americana é o atual campeão Sul Americano portanto tem direito sim a vaga.e o ultimo campeão nacional ou atual campeão tbm é Americana. Pelo que a diretoria de americana disse é de se imaginar que os primeiros de cada chave já iriam disputar a final, não haveria semifinal.

Anônimo disse...


"Sul americano de Clubes 2014.

São as 8 equipes sendo campeã do seu pais. O Peru ainda não indicou a equipe pois estão disputando as finais. Quem vencer e que vai para o sul americano. Será que e muito difícil pra Confederação Brasileira de Basquete, a CBB, entender que e assim que funciona?
Quem participa e o atual campeão e não o do ano anterior!!" Palavras de Ricardo Molina presidente da ADCF Unimed