sábado, 19 de abril de 2014

À sua maneira, Americana reescreve história da LBF

Na temporada passada, o Sport bateu Americana por 2 a 0 na série final da LBF e ficou merecidamente com o título da competição.

Nesse ano, Americana reescreveu a história à sua maneira. Também por 2 a 0 liquidou o Sport e do alto do seu bicampeonato se colocou como o time de melhor retrospecto na curta história da competição.

sport_americana_lbf_final_08

190 Urgente

Foi um episódio lamentável a ausência de policiamento em quadra, que acabou retardando o início da partida. Nada que preocupasse, segundo o repórter do SPORTV, já que “Roberto Dornelas já estava ligando para uns amigos policiais”… Que nível, hein?

SPORTV bicampeão

Por falar em SPORTV, assim como no ano passado, a cobertura da final deixou a desejar.Encerrado o jogo, rápidas entrevistas com Clarissa e Dornellas e CORTAAA!

Os méritos do vencedor

Americana teve um campeonato irregular, mas foi crescendo e alcançou seu auge nessas finais. Consciente e seguro, o time deixa bela impressão.

bigodeOs méritos dessa afirmação são certamente de Vendramini. O treinador teve um começo confuso no comando do time tentando se equilibrar com um elenco que não havia sido formado por ele. Nem pelo treinador anterior (Zanon), diga-se de passagem. Com três alas com fome de bola (Paola, Ariadna e Karla), duas armadoras irregulares (Joice & Babi) e três pivôs baixas (Êga, Gil e Clarissa), o caldo ameaçava entornar. Os bastidores dessas transformações foram tensos, mas Vendra conseguiu por a casa em ordem e formar um grupo que ganhou a sua cara. E até lhe tirou o bigode.

O dia de Vendramini

Se a conquista do Paulista havia tido pouco brilho, a de hoje é um belo acréscimo no currículo de Vendramini. Treinador vencedor, ele não raramente é menosprezado por ter comandado equipes de estrelas. “Com a Hortência, até eu…” falam pelas suas costas.

Se suas jornadas no Fluminense, no Paraná e em Ourinhos ainda não foram suficientes para definir seu status, a vitória de hoje reforça a sua capacidade.

Mais uma da Pérola Negrabas_Erika_Sport_e_Clarissa_Americana_LBF_div_625

Dentro de quadra, mais uma vez Clarissa foi o maior destaque. Há alguns anos a pivô de Americana é a atleta mais interessante de se acompanhar por aqui e a mais decisiva. Essa segurança tem permitido a atleta atitudes cada vez mais ousadas, com mobilidade crescente e até (!) arremessos de três pontos. Não se sabe ainda o real impacto de Clarissa em nível internacional, mas por aqui ela segue sobrando.

Recontagem de votos

A eleição de Ariadna como MVP? Ah, pula esse assunto!

O futuro do banco do campeão

É dia de festa, mas espero que para a próxima temporada o técnico Vendramini defina junto à direção da equipe o espaço que algumas jogadoras talentosas podem ter no time. Acho que tanto as jovens Tássia e Débora, como a veterana Gil merecem mais do que tiveram nessa LBF. Ou talvez possam brilhar em outras equipes…

Ao perdedor, as batatas

No Sport, a causa principal da derrota é o processo exatamente inverso do que aconteceu em Americana. O time em sua segunda temporada ainda não tem uma cara. O que na temporada passada era perdoável, nessa é realmente incômodo. Descontados os problemas físicos de Adrianinha e Tiffany, o eclipse de Nádia e uma dupla de americanas que não apresenta nada a mais que a grife WNBA (Alex e Sandora), o time tem problemas. Talvez o maior (e mais simbólico deles) seja não conseguir fazer sua maior estrela (Érika) jogar.

Próximo tópico, por favor!

lbf03siteSandálias da Humildade

Tenho grande respeito pelo técnico Roberto Dornelas, um militante do basquete feminino no Nordeste. É elogiável sua gestão do projeto do basquete feminino do Sport. Do ponto de vista técnico, no entanto, seu trabalho carece de consistência. No ano passado, o treinador ficou melindrado ao ter sua capacidade questionada nas finais. Com título invicto então? Como ousam? A derrota de hoje talvez possibilite a Dornelas examinar a situação com mais humildade e perceber suas falhas e limitações. Seu comando nos minutos finais do jogo de hoje foi desastroso.

 

Um Dia Triste

No final da temporada da LBF, uma nota muito triste: o falecimento do narrador Luciano do Valle. Luciano tem uma parcela considerável de responsabilidade na afirmação do basquete feminino no Brasil. Luciano se apaixonou por Paula, Hortência & Cia e queria que outros também vissem aquele espetáculo. Tanto insistiu que conseguiu…paulavalle

Luciano narrava com paixão o basquete e com enorme carinho pelas “meninas”. Foi a voz oficial da conquista do título mundial de 1994.

Nunca vou me esquecer que pouco tempo depois  lá estava ele cobrindo o Mundial Interclubes em Guarulhos, quando a Ponte Preta, de Hortência, bateu a Unimep, de Paula. Luciano mais uma vez narrava com paixão. Enquanto isso, recebia correspondências furiosas de Campinas e Piracicaba. Os campineiros o acusavam de torcer pra Paula e os piracicabanos pediam para que ele disfarçasse a predileção por Hortência.

Me lembro ainda de vê-lo narrando na BAND já na fase das vacas magras um jogo de estreia do Sport no Nacional Feminino. Na época morando em Recife, o narrador fazia o trabalho com o mesmo carinho e a mesma elegância.

É uma dura perda realmente.

O basquete feminino tem a obrigação de dizer: “Muito obrigado, Luciano!”

37 comentários:

Anônimo disse...

ÓTIMO TEXTO BERT....assino embaixo em tudo que vc falou....no mais em relação a Clarissa ah se ela rendesse isso em nível internacional..estaríamos feito!!

Anônimo disse...

Parabensss americana chupá sport a caísse e uma excelente jogadora aqui no Brasil lá fora eu acho que ela não iria conseguir jogar assim pela altura mas elas tou super contente pelo jogo de hoje

Anônimo disse...

Parabensss americana chupá sport a caísse e uma excelente jogadora aqui no Brasil lá fora eu acho que ela não iria conseguir jogar assim pela altura mas elas tou super contente pelo jogo de hoje

MARCIO disse...

Bert,
Muito boa sua explanação, todavia descordo com respeito ao tópico "recontagem dos votos" por um quesito óbvio: A Ariadna sobrou neste campeonato, foi decisiva em muitas partidas, jogando de forma serena nos momentos mais tensos, decidindo no 1 contra 1, vibrando em quadra, muito participativa. É claro que outras atletas foram muito bem, mas no meu ponto de vista foi justissimo ela receber esta honra. Também não posso concordar com o que disse sobre as armadoras Babi e Joice. A bem da verdade com estilos muito diferentes, ambas contribuiram em muito à equipe, a Babi dando muita segurança à equipe e Joice impondo muita velocidade de jogo, este mix durante as partidas confundiam as adversárias. O Vendramini provou sua competência sem na verdade necessitar de tal. Americana revezou no destaque de suas jogadoras a cada partida por jogar em coletividade, ora brilhava Paola, ora Damiris, ora Clarissa, ora Ariadna, ora Karla, ora Êga, ora ......... Campeãs com legitimidade, só não fez a final em casa porque o regulamento é estranho. Americana teve o melhor desempenho em praticamente todos os quesitos, melhor ataque, defesa, só ficou em segundo porque perdeu na classificatória para o sport. Vai entender;;; No final das contas AMERICANA CAMPEÃ !!!!!!!

Anônimo disse...

Quem foram as melhores, Bert? Pelo seu post já sabemos que a Ariadna foi MVP, mas e as outras? Bjs

Bert disse...

A LBF nem divulgou oficialmente as informações em seu site.

Mas além de Ariadna (MVP), foram lembradas Jaqueline (cestinha) e Tainá (revelação).

Parece que foi isso.

Bert disse...

Oi, Márcio!

Acho que a Ariadna fez um bom campeonato, mas com muita irregularidade entre os jogos e mesmo dentro dos jogos. Acho que a dona do título seria a Clarissa novamente.

Em relação a Joice e Babi acho que elas são o ponto mais fraco do time e ambas tiveram maus momentos ontem.

Babi desmoronou frente a uma marcação mais agressiva de Alex Bentley.O estrago só não foi maior porque foi socorrida por Ariadna e Paola.

Joice perdeu bolas pela insitência em resolver tudo com a velocidade.

problema na urna disse...

Lista completa divulgada. Inclui Roberto Dornelas como melhor técnico.

http://www.ligadebasquetefeminino.com.br/basquete/lbf-divulga-premiacoes-individuais-do-campeonato-de-201314/

Bio sp disse...

Bert, análise perfeita, especialmente do time de Americana. As armadoras Babi e Joyce são sim o calcanhar de aquiles da equipe. A Babi além de não possuir vigor físico ainda chegou ao cúmulo de ajeitar o cabelo enquanto o time tomava mais uma bandeja no contra-ataque. Já a Joyce não dispõe da técnica necessária à uma boa armadora, nem vou entrar aqui no quesito inteligência tática. O que salvou a lavoura foram as alas, Paola, Ariadna, Karla... muito muito conscientes e capazes. Clarissa é ótima também, pena não ter estatura adequada à sua posição. Fecho falando do Vendramini, um mestre e cada pedido de tempo dele é uma aula. Sem pranchetas, sem invencionices, direto, claro, simples e objetivo, olha nos olhos, tranquiliza e direciona a equipe. Um grande condutor, coach no melhor que há da palavra.

Anônimo disse...

Suas observações foram excelente Bert, concordo com que você disse sobre a Ariadna(ou que não disse). Na minha opinião quem merecia o título de MVP da LBF era a Clarissa. Ela foi espetacular nesses dois jogos finais do campeonato.Agora sobre o banco de americana, realmente é necessário que a comissão técnica junto com o Molina se reunirem e definirem o que fazer com as jovens Débora, Tássia e até a Sangalli(apesar da Izabella ter apenas 19 anos e está ainda jogando o paulista de base)pois elas merecem e precisam jogar para evoluírem.

Anônimo disse...


Clarissa teve a terceira melhor média em pontos, segunda em rebotes, terceira em tocos, primeira em bolas recuperadas e a melhor média de eficiência. Ariadna não foi melhor que Clarissa em NENHUM fundamento.

Se isso não bastasse, ela ainda foi a cestinha de Americana nas duas partidas da final.

Que critérios são esses para eleger a MVP, hein LBF???

Anônimo disse...

Pouco antes do início da partida o SPORTV mostrou as instruções finais do Vendra que orientava Clarissa para marcar a Erika na antecipação, não permitindo que ela tomasse posição para receber a bola no garrafão e assim Clarissa anulou Erika o jogo todo e após esse domínio absoluto, ela ainda teve gás para chamar o jogo na hora H, quando Sport abriu uma vantagem de 4 pontos a menos de cinco minutos para o final.

Clarissa parou Erika com falta chamou a equipe para o centro da quadra para chamar suas colegas para o momento final. Em lance seguinte recuperou uma bola disputada com três atletas do Sport e na sequência fez sete pontos seguidos, virando o jogo, decidindo a partida e sendo fundamental na conquista do título.

Se houvesse justiça no basquete, Clarissa seria MVP, se houvesse justiça no basquete Clarissa estaria na seleção a muito tempo e não apenas desde 2011, se houvesse justiça no basquete Clarissa estaria na WNBA.

Como o mundo não é justo, Clarissa continua por aqui e NÁDIA está indo para a WNBA.

Anônimo disse...

Joice , Karla, Gil, Tassia e talvez convidando a Thais PInto para voltar pro Basquete, Brasilia montaria um belo e competitive time!

Anônimo disse...

O basquete feminine pode ter mais equilibrio entre os times...a muitas jogadoras boas no elenco de certos times, monopolizando o que já eh escarço (material humano).

Anônimo disse...

Bert, seu texto foi brilhante, porem, achei estranho sua attitude em relaçao aa MVP. Esssa menina Aridna eh excelente jogadora, vem disputando o MVP ha dois anos , no minino, com a Clarissa. Se fosse brasileira nem pensariamos em Iziane e tem sido a melhor ala do Brasil e porque nao dizer da America , tirando a WNBA, claro.
Ariadna, força! Siga em frente...sei o que eh ser estrangeiro numa terra...as vezes parece que vc precisa ser 2 ou 3x melhor que a media; isso soh, para ter um pouquinho de reconhecimento.

PS:Bert , vc não eh essa pessoa!

Anônimo disse...

a ariadna é ótima, isso não se discute....mas jamais a Clarissa deveria perder o título de mvp...disparada a mais eficiente...aliás do que jeito que ela está jogando to confiante no mundial......

Anônimo disse...

Justo o título de Aridna MVP a Ariadna. Jogou muito bem, marcou muito bem.

SERGIO/RJ disse...

O LUCIANO DO VALE VAI DEIXAR SAUDADES, ADORAVA ASSISTIR AOS JOGOS QUE ELE TRANSMITIA.

Anônimo disse...


ANONIMO

S grande decepção fica por conta da Érika!!!Jogadora considerada como uma das melhores do mundo, fazer 6 pontos na final!è simplesmente ridículo!!!Passa ai por uma avaliação, culpa dela ou do técnico(???)Parabéns Vendramine!melhor técnico para o Dornelas só pode ser brincadeira!!!ou algum engano!!!!

Anônimo disse...

Se a Clarissa joga contra pivos que são destaques internacionais, se anula Erika, considerada por muitos uma das 5 melhores do mundo (tbm, nível internacional), se eh destaque no nosso campeonato sempre, se foi lider de rebotes nas olimpiadas...porq ainda tem pessoas (que se consideram amantes de basq Fem) falando que ela não tem nível internacional? Defendo que o papel do torcedor e acretidar e apoiar seu time, mas acima de tudo somos brasileiros e devemos valorizar o que eh nosso. APRENDE COM A VIDA BRASIL! think outside the box...

Anônimo disse...

Gente , não quero fazer comentário maldoso, porq gosto muito do Basq Fem, e considero que as jogadoras espalhadas pelo mundo lutam bastante para categoria não morrer com o descaso que enfrentam...Entao, eh muito ruim criticar uma ou outra jogadora, principalmente, aki no Brasil, Contudo:
A Erika jamais me convenceu, o jogo dela eh muito, mas muito , inconstante...Toda vez que a vejo ir pro arremesso me dah medo..quase nunca a bola cai...
POR OUTRO lado , eh uma menina humilde, forte, um grande carater no esporte brasileiro, joga com paixão por todas as equipes que passa.
E espero sua melhora até o mundial. Ela merece por tudo que tem feito pelo nosso basquete. E enquanto as minhas críticas: as tome como pura demonstração de amor e desejo te de ver recebendo o titulo por real merecimento, não por convenção coletiva espalhada por osmose da mídia...(ou seja, todo mundo repetindo, por simplismente, repitir o que alguem disse), SEMPRE PRA FRENTE ERIKA, precisa treinar mais e mais...

Anônimo disse...

Se continuar jogando assim a Clarissa serah o grande nome do Brasil , no mundial e, ai virah o tão merecido reconhecimento do Mercado internacional...Afinal, as pessoas que a chamam de pequena para posição vao aprender que " O QUE OS FAZEM FICAR NA FRENTE DA TV PARA ACOMPANHAR UM JOGO ESPORTIVO, EH O DESEJO DE VER O SER HUMANO (seu semelhante), SE SUPERANDO DIA-A-DIA, E TIRANDO DESSA EXPERIENCIA PROVEITO E APLICAÇÃO DIRETA EM SUAS PROPRIAS VIDAS.".
Think outside the box BRASIL!

Anônimo disse...

Dornelas é muito é mascarado.
Contrata um timaço, bota umas jogadinhas lá e solta na quadra.
Acreditando ele que ta fazendo um puta trabalho...kkkk
Trabalhar que é bom e fazer o time jogar com propriedade. Nada!
Ganha os jogos pelo puro poder de decisão individual das atletas, coletividade e usar esses valores em conjunto../.Nada!!!
Na hora que o bicho pega, não sabe o que fazer. Fica perdido e risca a prancheta sem saber o que quer.
Muito fraco e muito marrento.

Anônimo disse...

Achei justo. Clarissa é ótima, isso não se discute, melhor pivô do Brasil na atualidade, mas a Ariadna merece e muito, como é bom ter ela no time que eu torço! Uma pena que não é brasileira.

Anônimo disse...

afff, Dornelas o melhor técnico? onde? qual foi a instrução passada por ele a Erica pra poder tirar o melhor dela? fala serio, o Vendra é mil x melhor, a prova disso foi o Bi que ele trouxe pra Americana. politicagem na certa

Anônimo disse...

Para tudo que eu quero descer.Quando a Ariadna marcou alguém??? Quando a Ariadna foi decisiva??? Ela entregou os jogos contra o Sport na fase de classificação, tanto em Americana quanto em Recife.
Toma corte de todo mundo na defesa. A Tiffany só não a arrebentou novamente pq suas condições físicas eram péssimas.
Ariadna está longe de ser MVP. É uma jogadora média, nada além disso.

Anônimo disse...

a clarissa é ótima, sem dúvida alguma, porém a Ariadna é uma excelente jogadora e manteve a regularidade do meio do campeonato até as finais, o título poderia ter ficado tanto com ela ,quanto com a Clarissa, que estaria em boas mãos.

Anônimo disse...

Anônimo das 00:03.Respeito a sua opinião com relação
a Ariadna só não da para concordar.Ela defende sim
e muito bem,corta com uma velocidade incrível para os
dois lados.Tem um Junp perfeito e uma bola de três
razoável.Garanto que se fosse brasileira,seria titular na
nossa seleção. Me de 1 nome,só 1 na lateral da
seleção melhor que ela.Procure com um binóculo pois
não vai achar.

Anônimo disse...

Anônimo das13:04, qual a relação entre o fato da Ariadna ser melhor do que as alas da seleção brasileira e ter sido escolhida MVP da LBF???

A partir do momento que você me explicar isso eu volto a falar sobre o assunto com você, tudo bem???

Ah, só mais uma coisa: " ela defende sim, e muito bem" e "tem um jump perfeito".......meu amigo, vc deve assistir jogos diferentes dos que eu vejo......kkkkkkkk

Ela chuta dez para fazer um.

Anônimo disse...

A respeito da polícia o batalhão de choque fica a 5 min a pé da Sede do Sport. Não sei o pq da demora para chegar.

Ricardo disse...

Não esqueçamos vira e mexe a Clarissa se pendura de falta logo no começo dos jogos, coisa que não acontece com a Ariadna. E mesmo quando não joga tão bem, a Ariadna ocupa a melhor marcadora do time rival para marcação individual.

Anônimo disse...

Ariadna é uma ótima ala, a discussão não é essa. Para elegermos uma MVP é preciso analisar os números e as atuações que foram decisivas para a decisão do campeonato. Em quadra, Clarissa foi a principal responsável pela conquista do título para Americana, qualquer idiota percebe isso. Seguida em importância das atuações de Paola Ferrari na reta final. Ariadna esteve empatada com Damiris em importância para a conquista do título de sua equipe. Todas atletas citadas são boas, mas Ariadna não foi decisiva nas finais, não teve atuações destacadas nas finais e nem números expressivos para ser MVP. Simples Assim.

Anônimo disse...

Serah que nenhum dirigente de Americana nao poderia entrar em contato com alguns times da WNBA e propor jogos amistosos com os times de lah na pre-temporada?
Seria excelente para nossa Clarissa e o restante do grupo....OS DIRIGENTES DO BRASIL PRECISAM TER MAIS VISAO, definitivamente!

Inclusive, todos n'OS , brasileiros deveriamos, almocar, jantar, sonhar, acordar, pensando no intercambio com os verdadeiros profissionais do basquete no mundo. Ja disse isso aki: se quiser ser o melhor, tem que aprender com os melhores...

"Estudo business no Estados Unidos, em Cambridge Massachusetts, e posso fazer esse intermedio acontecer se me deram a oportunidade....Faco de graca, pelo amor ao basquete:

1 774 360 2277 ou s.oliveira372@gmail.com
Schineider Oliveira
PS: Nao gosto de face-book e nao olho o meu quase nunca

Anônimo disse...

Durante toda a Liga,as estatísticas mostram que a
Clarissa não foi tão regular como estão falando.

Marcio disse...

Anonimo das 19:16
Você está totalmente equivocado em suas colocações. Você está falando em números, mas ao mesmo tempo fala em jogos das finais somente???? Devemos analisar o campeonato inteiro para conceder esta premiação e mais uma vez você derrapa em seus comentários porque a Ariadna foi de extrema importância para Americana desde o primeiro jogo da competição, jogando muito basquete e com muita regularidade e ainda mais, decidindo alguns jogos em favor de Americana. Claro que se a Clarissa recebesse esta premiação seria justíssimo também, tanto quanto foi justo para a Ariadna.

Anônimo disse...

Marcio,

Não sei de que números você está falando, Clarissa está entre as cestinhas, reboteiras, bolas recuperadas e é a mais eficiente desde o início da LBF.

Ela também foi a cestinha, reboteira, decisiva na marcação da Erika nas partidas finais, o que é muito importante também, claro.

Ariadna alternou bons jogos e sumiu em outros. Não foi regular e com certeza não foi melhor que Clarissa.

Acho Ariadna uma ótima ala, mas não distorça os números e nem os fatos, ok?

Anônimo disse...

Por falar em briga de força embaixo do garrafão, não pode-se esquecer que a Kelly dificultou e muito a vida da própria Clarissa e principalmente da Erika no campeonato, basta olhar as estatisticas dos confrontos diretos de cada jogo!

Apesar de achar que não tenha lugar na seleção pra tanta pivo de força...Acho que deveriam estar as 3 na Seleção